Segundo seminário sobre Transparência na Gestão Pública será em Quixadá

O evento é aberto a gestores públicos, lideranças e à sociedade e envolve a participação de 42 municípios circunvizinhos
12:24 | 21 de jun de 2017 Autor: Anuário do Ceará
imagem da interna

A segunda edição do seminário sobre Transparência na Gestão Pública – Controle Cidadão será realizada em Quixadá, próxima sexta-feira, 23, de 8 às 16 horas, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFCE). O evento é aberto a gestores públicos, lideranças e à sociedade interessada em debater sobre formas de combate à corrupção e a importância do fortalecimento dos controles externo, interno e social.

Sediado em Quixadá, o evento envolve a participação de 42 municípios circunvizinhos. A coordenação dos trabalhos fica a cargo dos professores Marcelo Lettieri e Marcelo Maciel.
O seminário faz parte do projeto Transparência na Gestão Pública – Controle Cidadão, desenvolvido pelo Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE), em parceria com a Fundação Demócrito Rocha (FDR), com o apoio da Universidade Aberta do Nordeste (Uane).

A abertura será feita pelo presidente do TCE Ceará, conselheiro Edilberto Pontes, e pelo presidente da FDR, João Dummar Neto, às 8h30min. Em seguida, serão apresentados resultados da ação de fiscalização feita pela Secretaria de Controle Externo na região. Técnicos do Tribunal falarão sobre inspeções de obras e convênios. O debate com o público será antecedido pela apresentação de documentários sobre os temas.

Cada participante receberá material impresso com os seguintes temas: A Corrupção no Brasil e no Mundo; O Papel das Instituições Brasileiras no Combate à Corrupção; O Poder Legislativo e a Fiscalização do Dinheiro Público; A Atuação do Tribunal de Contas do Estado do Ceará; A Transparência na Gestão Pública; e O Controle Social no Brasil. O conteúdo foi escrito pelos professores Marcelo Lettieri Siqueira, Marcelo Maciel, Leonino Gomes Rocha, Ana Cristina Barros e Roberto Vieira Medeiros.

CALENDÁRIO

O projeto, que ocorreu em Maracanaú no dia 12 de maio, prevê mais quatro cidades no calendário: Quixadá (23/6), Sobral (4/8) Tauá (25/8) e Juazeiro do Norte (22/9), com a expectativa de participação de 200 pessoas. Em todos os encontros, serão apresentados painéis com os eixos temáticos do projeto. O encerramento acontecerá com um grande seminário, dia 20/10, em Fortaleza, do qual deverão participar 320 pessoas.

SERVIÇO

Transparência na Gestão Pública – Controle Cidadão

Local: IFCE - Estrada do Cedro, km 5, nº 5000

Horário: de 8 às 16 horas

Evento gratuito.

Acesse os fascículos do projeto Transparência na Gestão Pública.

Saiba como foi o seminário realizado em Maracanaú.