Quatro deputados estaduais são eleitos no 1º turno; seis perdem

Dos doze que saíram candidatos a Prefeituras, apenas quatro foram eleitos. Confira
14:06 | 04 de out de 2016 Autor: Anuário do Ceará
imagem da interna
Deputado que havia perdido mandato na Justiça, Audic assume vaga de Carlomano Marques.

Apenas quatro deputados estaduais, dos doze que saíram candidatos a Prefeituras, foram eleitos no último domingo, 2 de outubro, no 1º turno das eleições. Com seis dos parlamentares derrotados em disputas municipais, outros dois – Capitão Wagner (PR) em Fortaleza e Naumi Amorim (PMB) em Caucaia – seguem no 2º turno.


Os eleitos foram:

Carlomano Marques (PMDB) em Pacatuba

Ivo Gomes (PDT) em Sobral

Laís Nunes (PMB) em Icó

Zé Ailton Brasil (PP) no Crato


Já os deputados Bethrose (PMB), Heitor Férrer (PDT), João Jaime (DEM), Júlio César Filho (PDT), Manoel Santana (PT) e Tin Gomes (PHS) foram derrotados e voltam nos próximos dias à Assembleia.


“Dança das cadeiras”


Com a vitória de Carlomano, o deputado Audic Mota (PMDB), que havia perdido a vaga por decisão da Justiça, retornará ao Legislativo. Já a vitória de Zé Ailton abre vaga para o ex-deputado Mário Hélio (PMN), que tentou – sem sucesso – ser eleito vereador de Fortaleza.


Vaga de Ivo libera espaço para efetivação de Fernando Hugo (SD). Como o deputado já está no exercício, assumiria como suplente o ex-deputado Sineval Roque (PDT). Já o espaço liberado por Laís tem repercussão mais indefinida: com a mudança, fica efetivado o mandato do hoje suplente Dedé Teixeira (PT).


Como o petista está licenciado para assumir secretaria do Governo do Estado, assumiria na linha o hoje vereador Gelson Ferraz (PRB) – que também não conseguiu reeleição em Fortaleza. Caso ele não assuma, estão na linha Odécio Carneiro (SD), eleito vereador em Fortaleza, e o ex-secretário de Segurança Pública Coronel Bezerra.


Entre os derrotados, estão Bethrose (PMB) em São Gonçalo do Amarante, Heitor Férrer (PSB) e Tin Gomes (PHS) em Fortaleza, João Jaime (DEM) em Jijoca de Jericoacoara, Júlio César Filho (PDT) em Maracanaú e Dr. Santana (PT) em Juazeiro do Norte.