Prefeitura promove Seminário Fortaleza na Proteção Integral de Crianças e Adolescentes

Haverá a elaboração de um planejamento estratégico das ações dos conselhos até 2020 e além da formação do Comitê da Infância e Adolescente para monitorar o fluxo dos encaminhamentos
00:00 | 07 de dez de 2017 Autor: Joelma Leal

A Prefeitura de Fortaleza, por meio do Gabinete da Primeira-Dama de Fortaleza e da Fundação da Criança e da Família Cidadã (Funci), realiza nesta segunda-feira, 11, no Centro Cultural Belchior, o Seminário Fortaleza na Proteção Integral de Crianças e Adolescentes.

A programação conta com os palestrantes Itamar Gonçalves e Benedito dos Santos que fazem uma apresentação do modelo do centro integrado de atendimento de crianças e adolescentes vítimas de abusos ou violência sexual. Itamar e Benedito são os organizadores da publicação "Escuta de crianças e adolescentes em situação de violência sexual: aspectos teóricos e metodológicos", do ano de 2014 e atuaram na
Childhood
Brasil, entidade que trabalha para influenciar a agenda de proteção da infância e adolescência no País.

No decorrer do dia, o evento terá a elaboração de um planejamento estratégico das ações dos conselhos até 2020 e além da formação do Comitê da Infância e Adolescente para monitorar o fluxo dos encaminhamentos. A ação faz parte do esforço da gestão municipal em priorizar a infância e adolescência nos diversos órgãos da Prefeitura para que trabalhem em comunhão com o objetivo de ampliar e defender políticas para essa área de atuação.


Os palestrantes

- Itamar B. Gonçalves -
Pós-graduado em psicologia, com foco em violência doméstica contra crianças e adolescentes, pela Universidade de São Paulo (USP). Graduado em geografia pela USP. Ingressou na área social em 1986, tendo ocupado posições gerenciais em organizações como a Fundação Abrinq e a Secretaria do Menor do Estado de São Paulo. Integra a coordenação de pesquisa sobre escuta de crianças e adolescentes em processos judiciais. Foi coordenador e gerente de programas da Childhood Brasil de 2007 a 2011, ocupando atualmente o cargo de gerente de Advocacy.


-
Benedito R. dos Santos -

Pós-doutor em antropologia pelas Universidades Johns Hopkins e da Califórnia, em Los Angeles. Doutor em antropologia pela Universidade da Califórnia, Berkeley. Mestre em ciências socias (antropologia) pela Pontífica Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Professor e pesquisador na Universidade Católica de Brasília, no programa de pós-graduação stricto sensu em psicologia. É também pesquisador associado do International Institute for Child Rights and Development (IICRD), Universidade de Victoria, no Canadá, e coordenador técnico-científico do Projeto Depoimento Especial de Crianças e Adolescentes no Sistema de Justiça Brasileiro da Childhood Brasil, do qual resultou sua publicação mais recente: Escuta de crianças e adolescentes em situação de violência sexual: aspectos teóricos e metodológicos (2014).

Serviço

Seminário Fortaleza na Proteção Integral de Crianças e Adolescentes

Data: Segunda-feira (11/12)

Horário: 8h às 17h

Local: Centro Cultural Belchior (Rua dos Pacajus, 123 - Praia de Iracema)