Prefeitura lança campanha “Não dê esmola. Lugar de criança e adolescente é na escola”

Campanha vai fazer a abordagem educativa, o acolhimento e o encaminhamento necessário das crianças, via Conselho Tutelar
22:04 | 16 de abr de 2019 Autor: Joelma Leal

A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Fundação da Criança e da Família Cidadã (Funci), lançou a campanha “Não dê esmola. Lugar de criança e adolescente é na escola”. Cerca de 45 profissionais estarão divididos em 15 pontos da Cidade, para conversar com a população e explicar por que a doação nas ruas piora a situação das crianças e ainda as deixam próximas das drogas e da criminalidade.


“Vamos fazer a abordagem educativa, o acolhimento e o encaminhamento necessário dessas crianças, via Conselho Tutelar. Parece um ato de caridade, mas estamos estimulando o aliciamento de menores e muitas vezes esse dinheiro não é usado para o bem-estar dessa criança”, explicou a presidente da Funci, Glória Marinho.O comerciante Paulo Benevides reconhece que é difícil encontrar uma criança na rua e não se comover com a situação. Ele nunca teve o hábito de dar esmolas e procura conscientizar a família também. “Eu nunca dou. Não sei se esse dinheiro vai ser mesmo pra comida ou para o uso indevido de algum adulto. A minha mãe não consegue ver e não ajudar, mas vou levar esse material para ela e conversar de novo”, explicou.

A ação conta com o apoio de diversas entidades públicas e privadas. Os supermercados de Fortaleza, ponto de encontro certo de crianças e adolescentes, também participam da campanha. Para além de conscientizar a população, a iniciativa pretende garantir o encaminhamento das crianças e adolescentes atendidas para a retirada do registro de nascimento e documentação básica, encaminhar para a escola e responsabilizar as pessoas que exploram o trabalho infantil.

O Conselho Municipal dos Direitos da Infância e da Adolescência (Comdica) também está com uma ação paralela para estimular as doações para os fundos sociais da infância e da adolescência por meio da declaração do imposto de renda por pessoas físicas, por declarantes que optam por todas as deduções legais até 30 de abril, prazo final para recolhimento do Darf.

“O cidadão que quer fazer a doação, mas não quer entregar o dinheiro diretamente nas ruas, pode fazer isso o ano inteiro e ter o valor deduzido (até 6%) no Imposto de Renda. Para incluir ainda neste ano, o prazo termina dia 30 de abril. São ações que se entrelaçam e se complementam pelo bem estar das crianças e dos adolescentes”, comentou Angélica Leal, presidente do Comdica.