Prefeitura entrega 333 cadeiras de rodas para pessoas com deficiência

Os equipamentos foram adquiridos por meio da iniciativa Fortaleza pela Inclusão
19:10 | 22 de fev de 2018 Autor: Joelma Leal

O prefeito Roberto Cláudio e a primeira-dama Carol Bezerra entregam, nesta sexta-feira, 23, 333 cadeiras de rodas para pessoas com deficiência. A solenidade será no Ginásio Paulo Sarasate, às 14 horas. Também participarão a secretária da Saúde, Joana Maciel, o secretário de Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, Elpídio Nogueira, além do titular da Coordenadoria de Pessoas com Deficiência, Emerson Damasceno.


Os equipamentos foram adquiridos por meio da iniciativa “Fortaleza pela Inclusão”.
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) é responsável pelos cadastros para as pessoas que necessitam de alguma modalidade de cadeiras de rodas. Estão previstas a entrega de mais 400 cadeiras nos próximos meses. Em setembro de 2017, foram entregues 363 cadeiras, o que totaliza ao final do processo 1.096 pessoas beneficiadas.


Para ter acesso ao benefício das cadeiras de rodas, o usuário precisa primeiramente comparecer ao posto de saúde, mais próximo de sua residência, para o agendamento de uma consulta com médico da sua equipe. Este promoverá o acompanhamento, como também realizará os encaminhamentos necessários. Aos pacientes acamados e acometidos por Acidente Vascular Cerebral (AVC), entre outras patologias, será feita uma visita pelo médico de saúde da família, que poderá auxiliar no pedido para o benefício.

Na ocasião a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) disponibilizará sua Unidade Móvel para atendimento de solicitação de cartão gratuidade para pessoas com deficiência.