Nova Acrópole e Unesco promovem evento em alusão ao Dia Mundial da Filosofia

As atividades comemorativas ao Dia Mundial da Filosofia, em Fortaleza, serão gratuitas e ocorrerão no Ponta Mar Hotel, próximo sábado, 18 de novembro, a partir das 18 horas
12:32 | 13 de nov de 2017 Autor: Joelma Leal

A Organização Internacional Nova Acrópole celebra o Dia Mundial da Filosofia, com atividades nos mais de 50 países em que está presente e em suas 80 sedes no Brasil. A data, instituída pela Unesco em 2005, é celebrada todos os anos na terceira quinta-feira do mês de novembro e busca valorizar o papel da filosofia para o desenvolvimento do pensamento, das atitudes e das relações humanas.

Neste ano, o tema escolhido por Nova Acrópole é “O trabalho como ferramenta de transformação do ser humano e da sociedade”. O objetivo é mostrar como uma vida inspirada por ideais humanos transforma o trabalho em serviço, estimula a vocação de cada um e o desenvolvimento das potencialidades individuais e coletivas.

Programação em Fortaleza -

as atividades comemorativas ao Dia Mundial da Filosofia, em Fortaleza, serão gratuitas e ocorrerão no Ponta Mar Hotel, próximo sábado, 18 de novembro, a partir das 18 horas.

A programação será aberta com o painel de debates “O trabalho como ferramenta de transformação” que será mediado pela diretora da Nova Acrópole Fortaleza, Kelly Aguiar e pretende trazer reflexões sobre o valor do trabalho . O painel contará com a participação de Katia Lazera, fundadora, presidente do Instituto de Educação e Arte – IPEA, em Marituba Pará. Empresária, Kátia atuou no setor atacado e varejo, farmacêutico no Norte e Nordeste e hoje divide seu tempo entre o IPEA, LA’7- Family Office e a KLP Holding familiar.

A atividade será seguida da apresentação artística da crônica "Sobre o Trabalho", inspirada na obra de Khalil Gibran, acompanhado de violino ao vivo.

A palestra magna "O trabalho como ferramenta de transformação do ser humano e da sociedade" será ministrada pelo filósofo e psicólogo brasiliense, Pedro Paiva, às 19h40min.
Aluno da Nova Acrópole desde 2006 e professor da mesma instituição desde 2009, Pedro Paiva ministra cátedras de Ética, Sociopolítica, Filosofia da História, Sabedoria Oriental, História da Filosofia Antiga, Psicologia e Simbologia. É psicólogo clínico no Instituto Médico Seraphis e no governo estadual do Estado de Goiás, onde atua como psicólogo prisional.

O evento será encerrado com show da cantora lírica Sabrina Fernandes.

O Dia Mundial da Filosofia é uma promoção da Nova Acrópole em cooperação com a Unesco e, em Fortaleza, conta com o apoio do Governo do Estado do Ceará, O POVO, Servis Segurança, Rejuntamix, LocService, Stands Show, Jardim Folha Verde, Flora Tropical, Naturágua, Café Caramelo, Arx Eventos, Luzo e restaurante O Banquete.

Concurso Nacional de Fotografia -

como parte das comemorações do Dia Mundial da Filosofia, a Nova Acrópole também promove o concurso nacional de fotografias “O Olhar do Pensador: Fotografando ideias”. As vinte melhores fotos serão expostas em diversas capitais brasileiras, com curadoria da fotógrafa Kênia de Aguiar Ribeiro.

No Ceará, a exposição conta com o apoio da Secretaria de Cultura e terá visitação gratuita de 20 de novembro a 16 de dezembro, no Centro Cultural Dragão do Mar de Arte e Cultura (Espaço Varanda dos Museus).

Serviço

Dia Mundial da Filosofia

"O trabalho como ferramenta de transformação do ser humano e da sociedade"

Data: 18
de novembro (sábado)

Horário: 18 horas às 22
horas

Local: Hotel Ponta Mar (Av. Beira Mar, 2200 - Meireles)

Mais informações:
www.diamundialdafilosofia.com.br
ou pelo telefone (85) 3257 2777