Arquitetura

Mercado dos Peixes concorre a Prêmio Oscar Niemeyer

09/10/2018

Mercado dos Peixes concorre a Prêmio Oscar Niemeyer de Arquitetura Latino-Americana. A segunda edição do evento, instituído pela Rede de Bienais de Arquitetura de América Latina (Redbaal), será na Cidade do México de 22 a 27 de outubro deste ano. Revitalizado em 2016, o Novo Mercado dos Peixes fora concebido a partir de projeto arquitetônico assinado pelos arquitetos Fausto Nilo, Ricardo Muratori e Esdras Santos.

A iniciativa integra o conjunto de inovações previstas para a Nova Avenida Beira-Mar de Fortaleza. Além do Brasil, deverão concorrer produções arquitetônicas instaladas em cidades de diversos outros países. Dentre eles, Argentina, Bolívia, Chile, Costa Rica, Cuba, El Salvador, Equador, México, Peru e Venezuela. Os projetos submetidos serão julgados a partir da consonância entre seus valores e propostas.

Diretrizes relacionadas ao contexto sociocultural e ambiental em que se inserem também compõem ferramentas avaliativas. O titular da Secretaria do Turismo de Fortaleza, Régis Medeiros, avaliou satisfatoriamente a participação da Capital na competição e o reconhecimento do equipamento turístico.