aniversário

Ipece comemora 15 anos de história

14/04/2018

Os 15 anos do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), órgão vinculado á Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) do Governo do Estado do Ceará, vão ser comemorados na próxima segunda-feira, 16 de abril. 

A abertura do evento vai contar com as presenças do chefe de Gabinete do Governo do Estado, Élcio Batista; do titular da Seplag, Maia Júnior, e do diretor Geral do Ipece, Flávio Ataliba. Logo em seguida será exibido um vídeo institucional do Ipece e depois divulgado o novo aplicado do Instituto. Pela manhã também vai ser realizada uma mesa redonda sobre o tema “A ciência de dados na compreensão de fenômenos sociais, políticos e econômicos”, tendo como mediador o professor Tarcísio Pequeno, presidente da Funcap, tendo como participantes o professor José Soares de Andrade Junior, cientista Chefe do Ipece e Universidade Federal do Ceará; Sebastian Gonçalves, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e Haroldo Ribeiro, da Universidade Estadual de Maringá, Paraná.

Após o intervalo para almoço, vão ser lançados, às 14 horas, três livros: Panorama Socioeconômico das regiões de Planejamento do Estado do Ceara;  Indicadores Econômicos do Ceara 2016 e  Índice de Desenvolvimento Social 2012-2015. Logo depois ocorre o lançamento do Centro de Análise de Dados e Avaliação de Políticas Públicas (CAPP) e do Projeto Big Data Ceará (Apresentação; Assinatura de Acordos de Cooperação Técnica; Apresentação dos 20 pesquisadores universitários e Apresentação das Pesquisas em Inovação das Políticas Públicas da Funcap).

O evento será encerrado com a mesa sobre “A importância da avaliação das políticas públicas no desenvolvimento econômico e social de uma sociedade”, que terá como mediador o professor Flávio Ataliba, diretor Geral do Ipece; Flavio Cunha ( William Marsh Rice University – EUA); Luciano Irineu ( University of Iowa) e André Portela Fernandes Souza (Fundação Getúlio Vargas –  São Paulo).

 

Ipece –  fundado em 14 de abril de 2003, é o órgão do Governo responsável pela geração de estudos, pesquisas e informações socioeconômicas e geográficas que permitem a avaliação de programas e a elaboração de estratégias e políticas públicas para o desenvolvimento do Estado do Ceará.