Inscrições abertas para processo seletivo do Laboratório de Criação em Cultura Alimentar e Gastronomia

A iniciativa é da Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco
18:22 | 14 de maio de 2019 Autor: Joelma Leal

A

Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco (EGSIDB),

instituição da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará gerida pelo Instituto Dragão do Mar, lança
o
edital de seleção de projetos

para o Laboratório de Criação em Cultura Alimentar e Gastronomia. As inscrições são gratuitas e poderão ser realizadas até 20 de maio, no site
www.gastronomiasocial.org.br.

O Laboratório de Criação é um espaço de experimentação, pesquisa e desenvolvimento de produtos ou processos na seara da Cultura Alimentar e Gastronomia. Funciona em regime de imersão, por meio de processos formativos transdisciplinares, desenvolvidos em torno das propostas previamente selecionadas. Os pesquisadores recebem orientação de mentores que conduzem a qualificação dos projetos, por meio de orientações, oficinas, palestras e masterclasses.

De acordo com Lina Luz, assessora especial de Gastronomia da EGDIDB, o Laboratório foi
formulado com o objetivo de promover o aperfeiçoamento de trabalhos vinculados a Cultura Alimentar Cearense, bem como dar espaço para novas propostas com vistas à valorização da gastronomia local e ao uso de insumos da região.

“A Escola tem como missão institucional contribuir para o fortalecimento da cultura alimentar do Ceará, com a compreensão de todo o percurso da cadeia produtiva e com a valorização dos nossos insumos e costumes locais”, destaca Selene Penaforte, superintendente da EGSIDB.

As atividades do Laboratório de Criação da Escola de Gastronomia Social terão início no dia 3 de junho. Demais informações sobre o processo de seleção deverão ser consultadas no edital.

Sobre a Escola -
Instituição da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, a Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco (EGSIDB) é gerida pelo Instituto Dragão do Mar. O nome faz referência ao fundador do grupo M. Dias Branco, que financiou a sede doada para o Estado em uma parceria público-privada. O centro de formação oferece cursos básicos e profissionalizantes em cozinha, panificação e confeitaria, além de mentorias para desenvolvimento de produtos e projetos, por meio do Laboratório de Criação em Cultura Alimentar e Gastronomia. Todas as atividades são gratuitas, mediante inscrições e processo seletivo. O público-alvo da escola são, preferencialmente,
jovens em situação de vulnerabilidade social, além de adultos com ou sem experiência em gastronomia.

SERVIÇO - Edital de seleção para o Laboratório de Criação da Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco

Inscrições gratuitas
no site

www.gastronomiasocial.org.br

Período de inscrições:
de 13 a 20 de maio de 2019

Início das atividades:
dia 3 de junho de 2019