Inscrições abertas para o curso Literatura Cearense

Os módulos abrangem diferentes facetas da produção literária local: literatura infantil, cordel, clássicos, e manifestações protagonizadas por mulheres e pelas periferias
18:43 | 19 de maio de 2020 Autor: Joelma Leal

Estão abertas as inscrições para o curso "Literatura Cearense", promovido pela Universidade Aberta do Nordeste (Uane), da Fundação Demócrito Rocha (FDR). Composto por 12 módulos, o curso é gratuito e tem participação de profissionais e estudiosos do Estado.
Inscrições em
cursos.fdr.org.br

A iniciativa visa despertar o interesse e a leitura do que se produz no Ceará, desde a sua origem à contemporaneidade - contada por meio de seus autores, agremiações literárias e obras referenciais, em consonância com os estudos da Literatura Brasileira.

Voltado para educadores, pesquisadores e estudantes, o curso busca alcançar diferentes públicos interessados em conhecer melhor a produção literária do Estado, que tem seus primeiros registros datados do século XIX. Os módulos abrangem diferentes facetas da produção literária local: literatura infantil, cordel, clássicos, e manifestações protagonizadas por mulheres e pelas periferias.

Serão 12 fascículos encartados sempre às segundas-feiras no
O POVO
e também disponibilizados em formato digital. As videoaulas serão exibidas às quintas-feiras (horário a definir), na TV O POVO, com duração de 15 minutos. Os alunos também contam com seis podcasts que terão a participação de conteudistas e convidados, transmitidas pela Rádio O POVO CBN 1.010 AM aos sábados, às 9 horas. Todo o material do curso estará disponível numa sala de aula virtual e, ao final do curso, os inscritos recebem certificação pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

As aulas tratam de diversos temas que constituem a historiografia da literatura cearense, como o romantismo, realismo, escrita feminina, e literatura fantástica e cordel. O curso terá duração de três meses.

Três webconferências serão realizadas como complemento ao conteúdo dos módulos nos dias 13 de junho, 11 de julho e 8 de agosto. No Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), os alunos poderão ainda ter acesso a tutoria online e atividades de fixação, além de todos os fascículos em formato digital, e uma biblioteca virtual com conteúdos complementares.

Serviço

Curso de extensão "Literatura Cearense"

Quando: de 18 de maio a 8 de agosto

Inscrições gratuitas:
cursos.fdr.org.br