Gratuito

Inscrições abertas para o curso Enfrentamento à Violência Sexual Contra Criança e Adolescente

15/05/2020

Diante do atual contexto de isolamento social, causado pela pandemia de Codiv-19,  e o aumento dos casos de violência doméstica, a Universidade Aberta do Nordeste (Uane), da Fundação Demócrito Rocha (FDR), a Câmara Municipal de Fortaleza (CMF) e o Selo Amigo da Criança lançam a segunda turma do curso “Enfrentamento à Violência Sexual Contra Criança e Adolescente”.

A iniciativa integra o projeto Infância Protegida, que se caracteriza pelo caráter educativo e plural na abordagem do tema, ciente que é dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança e ao adolescente o direito à vida, à saúde, à educação, ao lazer, à liberdade e à convivência familiar e comunitária.

As inscrições podem ser efetuadas, gratuitamente, por meio da página cursos.fdr.org.br e os cursistas, que obtiverem nota mínima exigida, serão certificados pela Universidade Estadual do Ceará (Uece).  Além da Uece, a iniciativa tem o apoio do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e do Centro de Defesa da Criança e do Adolescente (Cedeca).

O curso é composto por 12 módulos, incluindo fascículos digitais, videoaulas e podcasts. Todos os conteúdos estão disponíveis no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA): cursos.fdr.org.br.

“A proteção da vítima e a responsabilização do agressor”, “O papel da família, da sociedade e do Estado na prevenção da violência sexual” e “Fluxo de proteção e responsabilização dos casos de violência sexual contra crianças e adolescentes” são alguns dos temas a serem trabalhados no decorrer do curso.  A ideia é que os conteúdos sejam propagados para todo o Estado e o País, a fim de que  seja  fortalecida a campanha nacional de promoção de uma cultura de não-violência, de paz e de respeito aos direitos humanos.

A primeira turma do curso foi lançada em outubro de 2019 e encerrada em janeiro de 2020.

O curso de extensão –  com 140 horas/aula – é desenvolvido na modalidade Ensino a Distância (EAD), no período entre 9 de maio e 17 de junho.  São liberados dois módulos por semana, aos sábados e às quartas-feiras, no AVA, que agrega todo o conteúdo listado acima para facilitar o acesso do aluno ao material no horário mais conveniente.

Abaixo, os temas dos módulos:

Liberação dos módulos: 9/5, 13/5, 16/5, 30/5, 23/5, 27/5, 30/5, 3/6, 6/6, 10/6, 13/6 e 17/6. 

 

MÓDULO 1: DIREITOS HUMANOS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES
MÓDULO 2: DIREITO DA CRIANÇA E LEGISLAÇÃO
MÓDULO 3: MARCOS CONCEITUAIS
MÓDULO 4: EXPRESSÕES DA VIOLÊNCIA SEXUAL
MÓDULO 5: O QUE REVELAM OS DADOS?
MÓDULO 6: POLÍTICA PÚBLICA, INTERSETORIALIDADE E PLANEJAMENTO
MÓDULO 7: SISTEMA DE GARANTIA DE DIREITOS
MÓDULO 8: SERVIÇOS DE ATENÇÃO ESPECIALIZADA
MÓDULO 9: PROTEÇÃO E RESPONSABILIZAÇÃO
MÓDULO 10: PROTEÇÃO: PAPEL DE TODOS
MÓDULO 11: O PAPEL DA ESCOLA
MÓDULO 12: FLUXO DE PROTEÇÃO

 

Serviço:
Curso “Enfrentamento à Violência Sexual Contra Criança e Adolescente” – Turma 2
De 9 de maio a 17 de junho
Período das provas:  17 de junho a 7 de julho
Inscrições abertas e gratuitas em cursos.fdr.org.br