Ibama embarga correia que transportava carvão

O desligamento foi feito após a constatação de vazamentos de partículas de carvão mineral e fuligem e danos ao meio ambiente
18:35 | 23 de set de 2016 Autor: Anuário do Ceará

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) embargou, na última segunda-feira, 19, a correia que transportava carvão do Complexo Industrial e Portuário do Pecém, após a constatação de vazamentos de partículas de carvão mineral e fuligem e danos continuados ao meio ambiente. A notificação às empresas ocorreu na terça-feira, 20 de setembro.

Na última quinta-feira, 22, o Ibama fez vistoria no equipamento e recebeu pedidos de suspensão do embargo. “Vamos analisar a documentação e emitiremos uma posição até terça-feira. Até lá, a correia fica desligada”, frisou Carlos Alberto Maia, coordenador de Emergências Ambientais do Ibama.

Em nota, a Secretaria da Infraestrutura do Ceará (Seinfra) negou que a correia estivesse operando em desconformidade com os padrões ambientais. A pasta afirma que as empresas que operam o equipamento e o Governo do Estado “estão tomando as providências necessárias para o retorno do funcionamento do equipamento o mais breve possível”. Também por nota, a Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP) informou que acompanha o caso e “espera que a questão se resolva da maneira mais rápida possível”.