HGF faz campanha para doação de frascos de vidro

No momento, há 40 bebês internados na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (Utin) do hospital, que dependem das doações de leite materno
17:02 | 19 de jan de 2019 Autor: Joelma Leal
imagem da interna
Para doar, a mãe pode ir até o Hospital Geral de Fortaleza ou ligar para (85) 3101-3335 e solicitar a coleta do leite materno na própria residência

O Hospital Geral de Fortaleza, do Governo do Ceará, há 40 bebês que estão internados na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (Utin) e dependem das doações de leite materno.

Para estocar esse leite doado, são necessários frascos de vidros com tampas de plástico, como os de maionese ou café solúvel. Esse material é esterilizado e seguro, pois é resistente ao congelamento e descongelamento. Esse processo evita que o leite não perca os seus nutrientes. Também não acumula cheiro e nem resíduos com o uso da tampa de plástico.

Mesmo quem não está amamentando pode ajudar. “Qualquer cidadão que queira se colocar como amigo do peito pode fazer sua campanha no condomínio, na sua igreja ou até mesmo no seu trabalho. A doação de leite humano não depende só da doadora que tenha o leite excedente, qualquer cidadão pode ter esta atitude, que graças a Deus nos ajuda muito”, explica Lúcia Virgínia, coordenadora do BLH.

Como doar -
O Banco de Leite Humano do HGF atende de segunda a sexta-feira, das 7 às 17 horas, e realiza frequentemente campanhas para a arrecadação de frascos de vidro. Para doar, a mãe pode ir até o Hospital Geral de Fortaleza ou ligar para (85) 3101 3335 e solicitar a coleta do leite materno na própria residência.

O HGF tem um veículo que recolhe o leite todos os dias da semana, em dois turnos. As equipes levam às mães um kit doação para realizar a ordenha de forma correta. Há também serviços de orientação e tira-dúvidas sobre aleitamento materno.