Hemoce amplia horário de atendimento e recebe doadores com hora marcada

As medidas são para melhorar o acesso da população e oferecer mais segurança durante o período da quarentena de combate ao coronavírus
21:10 | 25 de mar de 2020 Autor: Joelma Leal
imagem da interna
A doação pode ser marcada também por ligação no número (85) 3101 2305 e (85) 3101 2296 (WhastApp)

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) ampliou os horários de atendimento dos postos de coleta de sangue das unidades de Fortaleza. A sede, posto de coleta no IJF e na Praça das Flores funcionam de domingo a domingo.

Para evitar aglomerações nos locais, o voluntário deve fazer o agendamento online da doação. As medidas são para melhorar o acesso da população e oferecer mais segurança durante o período da quarentena de combate ao coronavírus.

Por meio da
ferramenta online
a população pode escolher qual o dia, local e horário para doar. O agendamento pode ser feito para as unidades de Fortaleza, interior do Ceará e coletas itinerantes. A doação pode ser marcada também por ligação no número (85) 3101 2305 e (85) 3101 2296 (WhastApp).

Além de oferecer a doação com hora marcada, o Hemoce ampliou os horários para a população ter mais tempo para doar. A sede, localizada na Av. José Bastos, recebe os doadores de segunda a sexta-feira das 7h às 18h30, aos sábados e domingos das 7h às 17h30. Outra opção de local é doar na unidade do Hemoce que fica ao lado do hospital Instituto Dr. José Frota (IJF), o posto de coleta localizado na Casa Amarela, atende de domingo a domingo das 7h às 18h. O Hemoce estendeu também o horário da unidade de coleta na Praça das Flores. As doações podem ser feitas das 7h às 18h todos os dias da semana. Confira abaixo os endereços e mais unidades do Hemoce no interior do Ceará.

O sangue doado nos postos de coleta do Hemoce é distribuído para cerca de 480 unidades de saúde no Ceará, atendendo a pacientes que necessitam de transfusão.

Medidas de prevenção

O Hemoce reforçou medidas de prevenção em todas as unidades para evitar a propagação do vírus e garantir maior segurança aos doadores. “Está sendo feita a higienização com álcool gel nas mãos de todas as pessoas que chegam ao Hemoce, limpeza a cada hora das maçanetas de portas e corrimões de escadas e distanciamento de no mínimo 1m nas cadeiras da recepção e coleta, para evitar contato físico entre doadores”, explica Bruna de Souza, coordenadora da triagem clínica do Hemoce. Os profissionais de saúde também passaram por treinamento de como atender os voluntários diante da pandemia do coronavírus.