Grupo Teatro Máquina vai ocupar Teatro Carlos Câmara

O Grupo comandará a programação durante os próximos sete meses
15:20 | 21 de set de 2016 Autor: Anuário do Ceará
imagem da interna
O teatro Carlos Câmara fica no Centro de Fortaleza e vai oferecer programação diária ao público.

O Grupo Teatro Máquina foi selecionado para a missão de comandar a programação cultural do Teatro Carlos Câmara (TCC), no centro de Fortaleza, pelos próximos sete meses. A prioridade do Grupo são ações que contemplem tanto o público como a comunidade de artistas locais. Fran Teixeira, diretora do Máquina e professora do curso de Licenciatura em Teatro do IFCE, explica que um dos planos para a ocupação é servir de espaço para que apresentações de outros grupos ganhem maior período em cartaz na Capital.

O projeto de ocupação apresentado pelo Teatro Máquina foi escolhido em edital promovido pela Secretaria da Cultura do Ceará. O certame analisou as propostas de programação de vários grupos locais para os próximos sete meses de atividades do TCC. Para a execução do projeto, o Máquina receberá um aporte de R$ 400 mil para custear as atividades. O grupo Bailarinos de Cristo Amor e Doação (BCAD) e o Instituto Girândola ficaram com a segunda e terceira posições, respectivamente.

De acordo com Fernando Piancó, ator, dramaturgo e diretor do Teatro Carlos Câmara, a escolha pelo Teatro Máquina se deu pela proposta do grupo de apresentar espetáculos com apresentações de dança e música com apelo social para atrair o público.

Durante os próximos meses, o grupo irá trabalhar em conjunto com a gestão do Teatro, como forma de auxiliar na composição da programação. O modelo de chamada pública foi adotado desde a reinauguração do TCC, para que os responsáveis pela ocupação utilizassem o valor do edital para, entre outras coisas, a locação de equipamentos de luz e som, não disponíveis no Carlos Câmara.

Sobre o orçamento de R$400 mil, Fran Teixeira crê ser um valor suficiente para o período de sete meses, mas diz que buscará novos parceiros para ampliar as possibilidades. “Um orçamento maior nos daria oportunidade de oferecer cachês melhores e também estimular temporadas mais longas. Sabemos, como grupo, o quão importante é estar em cartaz e o quão importante é também poder ser pago adequadamente por isso”, relata.


SAIBA MAIS

Reinaugurado em 2012, após quase vinte anos fechado, o Carlos Câmara foi um importante equipamento cultural de Fortaleza entre os anos 1970 e 1980. À época conhecido como Teatro da Emcetur, foi palco de vários espetáculos do período, até ser fechado em 1994. Em sua reabertura, o espaço foi ampliado, com capacidade atual de 364 espectadores.