Fundação Armando Alvares Penteado (Faap) e Instituto Albanisa Sarasate (IAS) lançam curso

O curso de pós-graduação em “Gerente de Cidade” será ministrado pela primeira vez no Ceará e no Nordeste
10:19 | 27 de jun de 2017 Autor: Joelma Leal

O curso de pós-graduação em “Gerente de Cidade” será ministrado pela primeira vez no Ceará e no Nordeste pela Fundação Armando Alvares Penteado (Faap), de São Paulo, em parceria com o Instituto Albanisa Sarasate (IAS) – entidade sem fins lucrativos, instituída pelo Grupo de Comunicação O POVO –, visando o aperfeiçoamento na elaboração das políticas públicas e de gestão pública de municípios.

Para Mario Pascarelli Filho, coordenador do curso e um de seus fundadores, não é possível dizer que “tem recurso para tudo”, mas “tem muito recurso, sim”, nos cofres públicos. “Mas para se obter recursos, além dos impostos, é preciso ter bons projetos, para poder acionar os organismos multilaterais de financiamento. Por outro lado, pra ter bom projeto, é preciso ter uma boa equipe que saiba fazê-lo. Hoje, acham que não é preciso se preocupar com isso”, explica o professor em entrevista ao repórter Daniel Duarte.

Coordenador da Pós-Graduação da FAAP, Gley Xavier também acredita que “no cenário brasileiro, não falta recurso: falta competência”. Ele conta que, apesar de 21 anos de curso, com mais de 110 turmas no Brasil, o “Gerente de Cidade” é inédito no Nordeste. “Vimos que era uma grande oportunidade de parceria, pela seriedade da proposta e do O POVO. É a primeira de muitas ações que pensamos em realizar aqui”, diz.

Segundo Cliff Villar, coordenador do IAS, o curso alcançará entidades e instituições, e ressalta que “é importante transformar a sociedade com gestão pública mais eficiente”. “A grande crise que o País passa hoje só tem uma saída: ter uma gestão mais técnica”, afirma.