Ecoponto no bairro Lagoa Redonda é inaugurado

Região passa a contar com os benefícios do programa Recicla Fortaleza
16:19 | 06 de nov de 2019 Autor: Anuário do Ceará

Foi inaugurado o 65º Ecoponto de Fortaleza, que fica localizado no bairro Lagoa Redonda (Regional VI), o novo equipamento foi implantado na Rua Paulo Coelho e amplia o sistema de reciclagem em Fortaleza.

O local disponibiliza o programa Recicla Fortaleza, benefício que gera descontos na conta de energia à população do bairro e adjacências pela troca de resíduos sólidos recicláveis.

Concebido a partir de uma parceria entre a Autarquia de Regulação, Fiscalização e Controle de Serviços Públicos de Saneamento Ambiental (AcFor) e a Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (SCSP), o novo Ecoponto é o 16º equipamento do tipo implantado na Regional VI.

O Ecoponto conta com caçambas para coleta e estrutura administrativa de trabalho para as equipes de limpeza urbana, fiscalização e monitoramento.

O local oferece espaço adequado para o descarte de pequenas proporções de entulho, restos de poda, móveis e estofados velhos, além de óleo de cozinha, papelão, plásticos, vidros e metais. O funcionamento é de segunda-feira a sábado, sempre de 8 às 12 horas e de 14 às 17 horas.

Recicla Fortaleza

O programa Recicla Fortaleza oferece desconto na conta de energia pela troca de resíduos recicláveis, resultado de parceria entre a Prefeitura de Fortaleza, a Enel Distribuição Ceará (Enel).

Para se ter acesso aos benefícios, é necessário procurar um dos Ecopontos mais próximos, levando a conta da Enel, para fazer o cadastro e receber o cartão Recicla Fortaleza. A partir disso, é separar os resíduos recicláveis e levá-los até o Ecoponto para pesagem, lembrando-se de armazená-los sem sobra de alimentos ou produtos para não atrair insetos e gerar mau cheiro.

No Ecoponto, o cidadão confere a tabela de valores dos resíduos recicláveis, pois o crédito será calculado de acordo o peso e os tipos de materiais, levando em consideração o mercado. A iniciativa já conta com a adesão de cerca de 21 mil famílias fortalezenses. Os próximos passos são no sentido da população a trocar lixo reciclável por dinheiro, que poderá ser utilizado em supermercados, feiras ou trocado em caixas eletrônicos, como forma de estimular a adesão.

Materiais que geram crédito na conta de energia:

Vidro: embalagens de vidro, café solúvel, maionese; e garrafas de cerveja, refrigerantes e aguardente.

Metal (Exceto Cobre): ferros em geral, parafusos, latas de cerveja e refrigerantes, aço inox, antimônio, baterias de carro e moto, chumbo e bronze.

Papel: papelão, jornais, livros, cadernos, papel branco e papel misto.

Plástico: garrafas de refrigerantes (PET), filme, PVC, mangueira, sacolas, embalagens de água sanitária, margarina e detergente.

Outros: óleo de cozinha e embalagens Tetrapak (leite, sucos e achocolatados).