prazo

Dos 1.818.306 eleitores de Fortaleza, 355 mil ainda não regularizaram a situação

13/02/2020
Crédito: TRE-CE/DIVULGAÇÃO A capacidade de atendimento é de 4.200 pessoas por dia, no entanto, apenas 1.300 eleitores estão comparecendo aos postos

 O eleitor que ainda precisa fazer a biometria, transferir seu domicílio eleitoral ou realizar alistamento (primeiro título), deve procurar um dos 15 postos espalhados em toda capital cearense, até o dia 6 de maio de 2020.

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) orienta ao cidadão que procure atendimento o quanto antes, evitando a espera em longas filas e a grande concentração de público. Ressalta-se que a identificação biométrica será obrigatória nas eleições municipais desse ano.

Dos 1.818.306 eleitores de Fortaleza, 355 mil ainda não regularizaram a situação, o que representa 20% do eleitorado. Somado a essa estatística, ainda existe a demanda pelos outros serviços oferecidos pela Justiça Eleitoral, como a transferência de domicílio.

A coordenadora do atendimento ao eleitor, Lorena Belo, destaca que “os locais estão atendendo menos da metade do que poderiam atender diariamente e essa demanda está mais uma vez se concentrando para o final do prazo, fazendo com que esse eleitor se coloque em uma situação de risco de não conseguir atendimento, caso deixe para buscá-lo apenas perto do fechamento do cadastro em maio deste ano”.

De acordo com a coordenadora, a capacidade de atendimento é de 4.200 pessoas por dia, no entanto, apenas 1.300 eleitores estão comparecendo aos postos.

Nesse sentido, o TRE está em fase final de planejamento de um mutirão para regularização, transferências e alistamentos, como reforço para o atendimento nos dias próximos a 6 de maio. Considerando que a realização desse evento ainda está em definição, os detalhes (data, local e horários) serão oportunamente divulgados. No entanto, é necessário destacar que a capacidade de atendimento será inferior à disponibilizada no mutirão da biometria, realizado em novembro de 2019, o que reforça a necessidade de o eleitor buscar atendimento o quanto antes.

O TRE-CE informa, ainda, que as informações referentes ao mutirão para regularização, transferências e alistamentos serão divulgadas em breve por esse Regional em suas redes sociais e em seu site (www.tre-ce.jus.br). Notícias que já circulam e outras que poderão ser difundidas por outros veículos precisam ser checadas nos nossos canais oficiais.