Comitê Municipal pela Prevenção dos Homicídios na Adolescência é lançado

As atividades serão iniciadas pelos territórios do Ceará Pacífico, onde o Governo Estadual, com apoio da Prefeitura e outros órgãos já começou a atuar
16:45 | 20 de out de 2017 Autor: Joelma Leal
imagem da interna
A solenidade de lançamento ocorreu no Paço Municipal

O Comitê Executivo Municipal pela Prevenção dos Homicídios na Adolescência (CEMPHA) foi lançado pelo prefeito Roberto Cláudio e a vice-governadora Izolda Cela. A atividade, em parceria com o Governo do Estado, possibilitará o desenvolvimento de estudos e a aplicação de políticas públicas para a redução dos índices de homicídios entre adolescentes na Capital.


“Nossa ideia é ter, basicamente, três tipos de tarefa. A primeira, levantar e qualificar dados e informações, acompanhando com quem e aonde acontece essa morte, em que circunstâncias. A segunda é ser uma instância mobilizadora dos esforços municipais, estaduais, do terceiro setor e comunidade no território. A terceira e mais importante tem um aspecto de inovação, é tratar essas mortes como fazemos com mortes no tratamento epidemiológico, envolvendo novo protocolo, inquérito, investigando, conversando com as famílias para entender as circunstâncias, a realidade e tratar, também, de conversar sobre outros jovens que vivem naquela área para que medidas preventivas sejam implantadas”, afirmou o prefeito.


Dentre os objetivos do Comitê, estão organizar um sistema de investigação social, na qual serão produzidos dados e indicadores com a finalidade de identificar a população vulnerável e realizar pesquisas, além de elaborar políticas públicas efetivas que possam atuar nos territórios com maior incidência de homicídios de adolescentes. A atividade foi criada após a necessidade de análise mais detalhada sobre as causas dos altos índices de homicídio em Fortaleza.


As atividades se iniciarão, de forma piloto, pelos territórios do Ceará Pacífico, onde o Governo Estadual, com apoio da Prefeitura e outros órgãos já começou a atuar. A partir dos aprendizados locais, serão progressivamente ampliadas para outras áreas de Fortaleza.


O órgão contará com regulamento interno, estará vinculado diretamente ao Poder Executivo e contará com membros da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas de Juventude (CEPPJ); Secretaria Municipal dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS); Secretaria Municipal de Saúde (SMS); Secretaria Municipal de Educação (SME); Instituto de Planejamento de Fortaleza (Iplanfor); Vice-Governadoria do Estado do Ceará - Ceara Pacifico; Fundo das Nações Unidas para Infância (Unicef); Comitê Cearense Pela Prevenção dos Homicídios na Adolescência; Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor); Secretaria de Segurança Cidadã (Sesec); Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS-CE); Fundação da Criança e da Família Cidadã (Funci) e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.