Avaliadores da Unesco visitam geossítios e conhecem experiências de parceiros do GA

Os técnicos foram conduzidos a trilha do Soldadinho do Araripe e conheceram as dependências do parque, além de assistir apresentações culturais de Quadrilha Junina e de um grupo de Capoeira
14:38 | 19 de jul de 2019 Autor: Joelma Leal
imagem da interna
A comitiva de avaliadores da Unesco foi recebida na sede pela equipe técnica para conhecer alguns trabalhos desenvolvidos, projetos e ações dos setores

A comitiva de avaliadores da Unesco, que está no território do GeoPark Araripe (GA) foi recebida na sede pela equipe técnica para conhecer alguns trabalhos desenvolvidos, projetos e ações dos setores. O Reitor da Universidade Regional do Cariri e Coordenador Executivo do GA, professor Francisco do O’ de Lima Júnior deu as boas vindas e reiterou a importância do momento. Os avaliadores conheceram ainda as novas instalações do Centro de Interpretação e Educação Ambiental do Geopark Araripe na Expocrato.

Os dois avaliadores seguiram para o geossítio Batateiras, que fica no Parque Estadural Sítio Fundão, em Crato, e puderam observar as melhoras na infraestrutura do local como a acessibilidade nas trilhas, a restauração da Casa de Taipa, a implementação do aplicativo ecomapss, que permite o visitante a obter mais informações históricas, sobre a fauna e flora do local. Além disso, a equipe seguiu para o leito do Rio Batateiras para conhecer a geologia do local.

O geólogo espanhol, Paulo Rivas afirmou que está muito feliz em estar pela primeira vez no Brasil e visitar o primeiro Geoparque das Américas, além de perceber o quanto os caririenses valorizam a geologia e como esta ciência está ligada a vida e estilo de vida das pessoas. Ele está acompanhado do vietnamita Tran Tan Van.

A equipe seguiu para o Arajara Park, em Barbalha, onde foram recebidos por parceiros, empresários e governantes dos seis municípios que compõe o Geopark Araripe: Juazeiro do Norte, Missão Velha, Barbalha, Crato, Santana do Cariri e Nova Olinda. A recepção foi feita pela direção do Arajara Park, com breve explanação sobre o projeto desenvolvido.

Representando os parceiros, o técnico do SEBRAE, Édio Callou destacou o projeto com te interface com o Geopark Araripe na área de Turismo, no qual são destinados recursos para qualificação de empreendimentos, capacitação de gestores, proprietários e colaboradores do trade turístico. “Nessa parceria nós trabalhamos também na roteirização do destino, a criação de roteiros específicos e tematizados”, destacou Édio.

O fundador da Fundação Casa Grande (FCG), Alemberg Quindins fez um breve relato do trabalho da Fundação e destacou a importância da acessibilidade das crianças do Cariri a Ciência e da produção dela.

Os técnicos foram conduzidos a trilha do Soldadinho do Araripe e conheceram as dependências do parque, além de assistir apresentações culturais de Quadrilha Junina e de um grupo de Capoeira. Os avaliadores conheceram ainda o trabalho da Escola de Saberes, do Instituto Pró-Memória de Barbalha e percorreu o Centro Histórico da cidade.

Também estiveram presentes no momento a Universidade Leão Sampaio (Unileão), Universidade Federal do Cariri (UFCA), o Instituto Federal do Ceará-Crato, Upama, Escola Ateliê Shanadú, Secretaria de Meio Ambiente de Crato, Escola de Saberes de Barbalha, o presidente da Câmara Municipal de Barbalha, Secretaria de Romaria e Turismo de Juazeiro do Norte, IU-Á hotel, vice-prefeito de Santana do Cariri, Memorial Padre Cícero, Trilhar, Cariri Extremo, Estácio FMJ, Centro de Tecnologia Mineral, Secretaria de Educação de Missão Velha, Caldas, Colégio Paraíso, Istituto Pró-Memória de Barbalha, Sítio Barreiras, Secretaria de Meio Ambiente de Missão Velha, Secretário de Cultura de Barbalha, Escritório Regional de Cultura e ONG Beatos, Faculdade Paraíso (FAP).

Os técnicos visitam, ainda, os geossítios Pontal da Santa Cruz, Ponte de Pedra, Pedra Cariri, o Museu de Paleontologia do Cariri, a Fundação Casa Grande e Museu de Espedito Seleiro, em Nova Olinda.