Assembleia Legislativa lança relatório Cada Vida Importa

O debate de lançamento abordará os impactos da redução de investimentos na área da assistência social e o impacto em tempos de pandemia
18:40 | 10 de maio de 2020 Autor: Joelma Leal

A Assembleia Legislativa lança, nesta segunda-feira, 11, às 16 horas, o relatório semestral Cada Vida Importa, produção do Comitê de Prevenção e Combate à Violência, do Poder Legislativo. O lançamento ocorre em um debate virtual transmitido pelos veículos e redes sociais da AL e do Comitê e conta com participação de pesquisadores, parlamentares.

O relatório apresenta resultados de pesquisa sobre os serviços públicos de assistência social e saúde de Fortaleza, realizada entre o segundo semestre de 2018 e o primeiro semestre de 2019 em todas as unidades de assistência, de atenção à saúde mental e dos postos de saúde.

O debate de lançamento abordará os impactos da redução de investimentos na área da assistência social e o impacto em tempos de pandemia. Participam do encontro virtual Pedro Rossi, professor do Instituto de Economia da Unicamp e pesquisador do Centro de Estudos de Conjuntura e Política Econômica (Cecon/Unicamp); Andrea Esmeraldo, conselheira da Comissão de Direitos Humanos do Conselho Federal de Psicologi;
o sociólogo Thiago de Holanda, membro do Comitê e o deputado Renato Roseno (Psol), relator do Comitê.

Os internautas podem participar do debate com perguntas e comentários em tempo real na
página da AL no Facebook.

O relatório que será lançado durante o debate foi realizado pelo Comitê da AL e o Observatório da Criança e do Adolescente - Instituto OCA e identificou entre outras questões, déficit de serviços oferecidos à população na área da assistência social, assim como precarização das condições e relações de trabalho nas unidades de atendimento à população.

As entrevistas também apontaram para a existência de demandas específicas de atenção aos adolescentes ameaçados de morte e às famílias de vítimas de homicídio em Fortaleza.

O mapeamento faz parte ainda de projeto apoiado pela Fundação Open Society, para fortalecer os serviços de assistência social e de saúde na proteção a adolescentes ameaçados de morte e no acompanhamento a famílias de vítimas de homicídios.

O Comitê foi instituído pela AL em 2016 e vem atuando com pesquisas, articulações, fóruns, formações de equipes, seminários com foco na proteção de adolescentes e prevenção de homicídios na adolescência.