Academia Cearense de Cultura (Acecult) é lançada no Palácio da Luz

A ideia é criar um espaço onde os mais diversos aspectos da cultura cearense possam ser debatidos
18:21 | 30 de set de 2016 Autor: Joelma Leal
imagem da interna
As jornalistas Lêda Maria e Luciana Dummar compõem a Acecult

A Academia Cearense de Cultura (Acecult) foi lançada, durante solenidade realizada, na noite de 29 de setembro , no Palácio da Luz, onde também funciona a sede da Academia Cearense de Letras (ACL) — a mais antiga do gênero no Brasil.


A nova academia surge da iniciativa da advogada e poetisa Matusahila Santiago e do escritor e advogado José Luiz Araújo Lira. A ideia é criar um espaço onde os mais diversos aspectos da cultura cearense possam ser debatidos.


Os 40 acadêmicos da Acecult passarão a se reunir mensalmente para discutir a cultura realizada no Estado. Cada um deles ocupa uma cadeira que tem como patrono uma figura importante para a História do Ceará. Uma das imortais é a presidente do Grupo de Comunicação O POVO, a jornalista Luciana Dummar, que vai ocupar a cadeira de número oito, cujo patrono é seu pai, o jornalista Demócrito Dummar, ex-presidente do O POVO.


Também atuará na nova academia a jornalista Lêda Maria, que assina coluna aos sábados no caderno Vida&Arte do O POVO. Entre outros, também figuram como acadêmicos o professor Tales de Sá Cavalcante, diretor da Organização Educacional Farias Brito; a professora Carolina Maria Campos de Saboya, da Universidade Regional do Cariri (Urca); Edson Queiroz Neto, diretor do Grupo Edson Queiroz e o economista e advogado Mauro Gurgel do Amaral Neto.  A jornalista Adísia Sá, ombudsman emérita do O POVO, é uma das 14 acadêmicas honorárias.