Ceará da Cultura

Ceará da Cultura

Mecenato Estadual

O Fundo Estadual de Cultura (FEC) recebe aportes do Governo do Estado, com a participação de empresas e pessoas físicas, por meio de renúncia fiscal ou investimento direto. Os recursos do Fundo são utilizados no apoio a projetos culturais, via seleção através de editais da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult-CE) ou por demanda espontânea.

Os editais promovidos com recursos do FEC são: Edital Ceará de Incentivo às Artes (fomentando projetos de música, dança, teatro, circo, fotografia, artes visuais e literatura), Edital Ceará de Cinema e Vídeo (parceria com a Agência Nacional do Cinema – Ancine), Edital Carnaval do Ceará, Edital Ceará da Paixão, Edital Ceará Junino e Edital Natal do Ceará.

Já o Edital Mecenas do Ceará autoriza a captação de recursos via incentivo fiscal concedido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Cultura, para o financiamento de projetos artísticos e culturais. Uma vez tendo aprovado um projeto no Edital Mecenas, o proponente procura uma empresa que participe do processo, investindo o equivalente a até 2% do ICMS recolhido mensalmente como forma de incentivo ao projeto.

IX EDITAL MECENAS DO CEARÁ

Quantidade de projetos aprovados 215
Quantidade de projetos captados 116
Valor total dos projetos aprovados R$ 37.180.973
Valor total captado R$ 20.400.000

FONTE: Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult-CE).
NOTA: A Secult-CE não disponibilizou o conteúdo desta tabela como nos anos anteriores, informando o detalhamento referente aos valores de cada empresa.