Os mais influentes na CMFor

As pesquisas dos mais influentes são um conteúdo tradicional e exclusivo do Anuário. Após o fim da emergência da pandemia de Covid-19, a votação voltou a acontecer de forma presencial na Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor).


A pesquisa ocorreu entre os dias 9 e 17 de maio de 2023. A votação é secreta, e os 43 vereadores da Casa que estavam no exercício do mandato durante o período da pesquisa foram convidados a indicar até três colegas que consideram influentes, não podendo votar nos licenciados ou em si mesmos.


Em 2023, o vereador que ocupa o primeiro lugar do ranking é o presidente da Casa, Gardel Rolim (PDT), eleito o mais influente com 26 votos dos colegas. O parlamentar está no segundo mandato como vereador e obteve 14 votos a mais que na pesquisa do ano anterior,

na qual também ocupou o primeiro lugar.


Na segunda colocação dentre os vereadores, aparece o vereador Paulo Martins (PDT), com oito votos. O parlamentar também ocupa a vaga de vice-presidente da Mesa Diretora da CMFor. O pódio é pedetista: com sete votos, ocupa o terceiro lugar o vereador Carlos Mesquita (PDT).


Em quarto lugar, está o vereador Júlio Brizzi (PDT), com seis indicações dos colegas. Em seguida, ocupam o quinto lugar, com cinco votos cada, os vereadores Ana Paula (PDT) — depois licenciada para assumir vaga na Câmara dos Deputados —, Bruno Mesquita (PL), Dr. Luciano Girão (PP), Kátia Rodrigues (Cidadania) e Léo Couto (PSB). A vereadora Adriana Gerônimo (PSOL) recebeu quatro indicações e ocupa sozinha o sexto lugar da pesquisa.


Com três votos cada e empatados na sétima posição, estão os vereadores Didi Mangueira (PDT), Gabriel Aguiar (Psol), Jorge Pinheiro (PSDB), Julierme Sena (União Brasil), Pedro Matos (PL), PP Cell (PSD) e Priscila Costa (PL).


Oito parlamentares receberam dois votos e ocupam juntos a oitava colocação do ranking. São eles: Adail Jr (PDT), Ana Aracapé (PL), Danilo Lopes (Avante), Eudes Bringel (PSB), Lúcio Bruno (PDT), Márcio Martins (SD), Prof. Adriana Almeida (PT) e Prof. Enilson (Cidadania).


Com apenas um voto dos colegas, ocupam a nona e última posição na pesquisa os vereadores Wellington Sabóia (PMB), Emanuel Acrízio (PP), Estrela Barros (Rede), Michel Lins (Cidadania), Ronivaldo Maia (sem filiação) e Tia Francisca (PL).


Ao todo, 31 vereadores foram lembrados pelos colegas, e outros 12 não receberam nenhuma indicação. Quatro parlamentares optaram por votar em apenas um nome, dois parlamentares indicaram apenas dois nomes. Apenas um vereador participou de forma virtual, pois não compareceu à CMFor nos dias nos quais os repórteres foram de forma presencial ao local.