Anuário Datafolha Top of Mind

Comunicação

Jornal

jornal-totalO POVO é o jornal líder nas lembranças dos cearenses, segundo a pesquisa Anuário Datafolha Top of Mind. A marca fica isolada na categoria, com 58,9% de recall. Na edição passada, a marca atingiu o melhor resultado, chegando a obter 61,6% das citações. O POVO foi líder do segmento na pesquisa Marcas do Ceará, publicada em 2002, e também realizada pelo Datafolha. No atual levantamento, Diário do Nordeste aparece com 21,6% das lembranças. Na sequência, figura a marca Diário (7%), que se supõe ser uma referência ao Diário do Nordeste. Mesmo somando os dois resultados, O POVO se mantém isolado na primeira colocação do ranking.

Na classe AB, O POVO também é líder absoluto, com 58,6% das respostas. Em segundo, novamente, a 34,1% de distância, apareceu Diário do Nordeste. O vice alcançou 24,5%. Em terceiro, a marca Diário, numa provável alusão ao mesmo jornal, com 9,9%. Somadas as duas referências, chegaríamos a um total de 34,4%. A diferença em relação ao O POVO seria de 24,2%.

Com 88 anos de história, O POVO foi fundado em 7 de janeiro de 1928 por Demócrito Rocha. Atualmente, o Grupo de Comunicação está presente em diversas mídias, como jornal impresso, portal online, redes sociais, rádio, revistas e TV. “O resultado positivo ao longo desses 11 anos é um reflexo do cuidado e respeito que O POVO tem com seus leitores nas mais diversas plataformas”, ressalta a diretora de marketing do Grupo, Valéria Xavier.

Ela considera a criação e a manutenção do Conselho de Leitores como reflexo desse cuidado. O Conselho é formado por representantes da sociedade civil que se reúnem mensalmente e enviam avaliações diariamente para os diretores, editores e repórteres, contribuindo para a melhoria dos veículos do Grupo.

A diretora aponta ainda a figura do ombudsman (jornalista contratado para ser uma espécie de auditor e ouvidor) como algo também positivo, além da recente oferta de envio gratuito de notícias por WhatsApp e O POVO.dom, edição impressa de domingo.