Judiciário e Ministério Público

Desembargadores

PRESIDENTE

MARIA IRACEMA MARTINS DO VALE

Aniversário: 17/4
Naturalidade: Fortaleza (CE)
Posse: 27/10/2005
Critério: Quinto Constitucional
Compulsória: 2022
Função no TJ: presidente
Telefone: (85) 3207 7402
E-mail: iracemavale@tjce.jus.br
Oficiala de gabinete: Helen Duarte Moraes Brito

Formação: graduada em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e em Administração Pública pela Universidade Estadual do Ceará (Uece). Especialista em Direito Público pela UFC e em Processo Civil pela Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará (Esmec).

Carreira: foi ouvidora do Tribunal de Justiça, onde também já integrou a 1ª Câmara Cível. Ingressou no Ministério Público em 1981, foi procuradora-geral de Justiça do Ceará e membro da Diretoria do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União. Atuou nas comarcas de Beberibe, Aracati, Acaraú, Sobral, Maranguape e no Decon de Fortaleza. Antes de ingressar no Ministério Público, foi técnica judiciária do Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região, assessora jurídica do vice-presidente do Tribunal Regional do Trabalho e chefe da Comissão de Licitação do Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região. Foi presidente e corregedora do Tribunal Regional Eleitoral.

VICE-PRESIDENTE

FRANCISCO DE ASSIS FILGUEIRA MENDES

Aniversário: 16/2
Naturalidade: Fortaleza (CE)
Posse: 6/7/2006
Critério: Merecimento
Compulsória: 2017
Função no TJ: membro do Conselho Superior da Magistratura e membro do Órgão Especial
Telefone: (85) 3207 7278 / 7276
E-mail: gabinete.filgueirasmendes@tjce.jus.br
Oficial de gabinete: Lucas Pinto Barbosa

Formação: bacharel em Direito, especialista em Processo Civil, especialista e mestre em Direito Público, todos pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Especialista também em Advocacia Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Carreira: atuou nas comarcas de Jardim, Jaguaruana, Canindé, Sobral, Aracati, Coreaú, Mucambo, Santa Quitéria, Acaraú e Marco. Foi promovido para a Vara Auxiliar de Fortaleza. Foi titular da 15ª Vara Cível. Atuou como juiz auxiliar da Presidência do TJ, coordenador do Centro de Treinamento e da Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará (Esmec). Foi assessor da Secretaria de Cultura, Desporto e Promoção Social do Estado do Ceará. Foi conselheiro da Federação Americana das Instituições Educacionais e Culturais e Pesquisa para a Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados e Agentes do Ministério Público dos Países Americanos. É professor assistente da UFC, professor convidado da Unifor e professor do curso de pós-graduação em Aperfeiçoamento de Magistrado, um convênio entre UFC, TJ e Fundação Paulo Bonavides.

CORREGEDOR-GERAL

FRANCISCO LINCOLN ARAÚJO E SILVA

Aniversário: 11/5
Naturalidade: Acopiara (CE)
Posse: 26/10/2006
Critério: Quinto Constitucional com vaga destinada ao Ministério Público
Compulsória: 2017
Função no TJ: membro do Conselho Superior da Magistratura e membro do Órgão Especial
Telefone: (85) 3207 7036
E-mail: lincolnaraujo@tjce.jus.br
Oficiala de gabinete: Rafaela Silva Oliveira

Formação: bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

Carreira: exerceu a advocacia até ser nomeado promotor de Justiça, com passagens pelas comarcas de Jucás, Orós, Várzea Alegre, Iguatu. Foi promovido por merecimento para a Comarca de Fortaleza, de entrância Especial; exerceu ainda as funções do Ministério Público junto às promotorias das comarcas de Mombaça, Ipaumirim, Saboeiro, Lavras da Mangabeira, Senador Pompeu e Quixeramobim. Em 1995, foi promovido ao cargo de procurador de Justiça, onde permanece prestando serviços junto às procuradorias criminais, com assento na 2ª Câmara Criminal, do egrégio Tribunal de Justiça do Ceará. Ingressou na magistratura ao ser nomeado pelo governador Lúcio Alcântara desembargador do pleno do Tribunal de Justiça. É diretor da Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará (Esmec).

  • Desembargadores - (TJ-CE)

    ANTÔNIO ABELARDO BENEVIDES MORAES

    Aniversário: 22/6
    Naturalidade: Mombaça (CE)
    Posse: 25/5/2006
    Critério: Merecimento
    Compulsória: 2026
    Função no TJ: presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE‑CE), presidente da 3ª Câmara Cível, membro das Câmaras Cíveis Reunidas e membro do Órgão Especial
    Telefone: (85) 3207 7228
    E-mail: gababelardobenevides@tjce.jus.br
    Oficial de gabinete: Abelardo Rodrigues Cavalcante

    Formação: bacharel em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Pós-graduado pela UFC, em convênio com a Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará (Esmec) e Fundação Paulo Bonavides.

    Carreira: ingressou na magistratura como juiz da Comarca de Ubajara em 1984. Em 1989, foi promovido para a Comarca de Tauá e, em 1991, chegou a Fortaleza, passando a ocupar a 22ª Vara Cível e a 1ª Vara de Falência e Concordata de Fortaleza, entre 1999 e 2006. Em 1998, foi juiz coordenador da propaganda eleitoral durante as eleições. Foi membro suplente e depois efetivo do TRE-CE por sete anos. Foi ainda vice-diretor do Fórum Clóvis Beviláqua e juiz corregedor auxiliar. Foi promotor de Justiça da Comarca de Pedra Branca e vice-presidente da Associação Cearense de Magistrados (ACM).

    CARLOS ALBERTO MENDES FORTE

    Aniversário: 27/11
    Naturalidade: Fortaleza (CE)
    Posse: 10/3/2011
    Critério: Quinto constitucional
    Compulsória: 2025
    Função no TJ: membro da 5ª Câmara Cível, membro das Câmaras Cíveis Reunidas e presidente da Comissão de Responsabilidade Socioambiental
    Telefone: (85) 3207 6840 / 6842
    E-mail: roberta.gradvohl@tjce.jus.br
    Oficiala de gabinete: Roberta Gradvohl

    Formação: bacharel em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC).
    Especialista em Didática do Ensino Superior pela Universidade de Fortaleza (Unifor).

    Carreira: chefiou a Assessoria Jurídica do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Crea-CE). Foi coordenador jurídico da Fundação de Serviço Social da Prefeitura de Fortaleza, assessor jurídico parlamentar da Câmara Municipal de Fortaleza. Também atuou como assessor da Diretoria Administrativa do Departamento Nacional de Obras contra as Secas (Dnocs) e da Comissão de Ética dos Profissionais da Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Ceará, em Brasília. É professor da Unifor, já tendo lecionado também na Universidade Estadual do Ceará (Uece).

    CARLOS RODRIGUES FEITOSA*

    Aniversário: 20/4
    Naturalidade: Fortaleza (CE)
    Posse: 26/5/2011
    Critério: Antiguidade
    Compulsória: 2019
    Função no TJ: –
    Telefone: (85) 3207 6856
    E-mail: charliene.coser@tjce.jus.br
    Oficiala de gabinete: Charliene Fernandes

    Formação: formado em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e  Administração pela Universidade Estadual do Ceará (Uece).

    Carreira: ingressou na magistratura em 1984, com juiz substituto da Vara única da Comarca de Tamboril. Ocupou o posto de juiz substituto da Comarca de Barbalha em 1987. Também foi juiz da Comarca de Juazeiro do Norte. Em Fortaleza, assumiu a 1ª Unidade dos Juizados Especiais Cíveis e Criminais em 1992. Foi promovido para a 23ª Vara Cível de Fortaleza, em agosto de 1993, assumindo, em outubro do mesmo ano, a 30ª Vara Cível da Capital.

    *Afastado

    DURVAL AIRES FILHO

    Aniversário: 23/12
    Naturalidade: Fortaleza (CE)
    Posse: 7/1/2011
    Critério: Merecimento
    Compulsória: 2024
    Função no TJ: presidente da 7ª Câmara Cível, membro das Câmaras Cíveis Reunidas, membro do Órgão Especial e presidente do Conselho Editorial
    Telefone: /  (85) 3207 7988
    E-mail: andrebmf@yahoo.com.br
    Oficial de gabinete: André Bezerra de Menezes Fonseca

    Formação: bacharel em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Especialista em Análise Ambiental pela Universidade Estadual do Ceará (Uece) e em Direito e Processo Eleitoral pela Universidade Vale do Acaraú (UVA). É mestre em Direito Constitucional pela UFC e em Políticas Públicas pela Uece.

    Carreira: ingressou como juiz substituto da Vara Única de Farias Brito. Atingiu a vitaliciedade em 10 de julho de 1989, sendo promovido posteriormente para as comarcas de Aurora e Tianguá. Começou a atuar em Fortaleza como juiz da 30ª Vara Cível do Fórum Clóvis Beviláqua. Em seguida, assumiu a 3ª Vara de Execuções Fiscais e de Crimes contra a Ordem Tributária. Foi juiz eleitoral atuando na 84ª Zona Eleitoral de Fortaleza e membro da 6ª Turma Recursal dos Juizados Especiais Cíveis e Criminais da Comarca de Fortaleza. Coordenou a Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará (Esmec). É professor-adjunto da Universidade Estadual do Ceará (Uece).

    EMANUEL LEITE ALBUQUERQUE

    Aniversário: 25/5
    Naturalidade: Crateús (CE)
    Posse: 26/11/2009
    Critério: Merecimento
    Compulsória: 2024
    Função no TJ: membro da 4ª Câmara Cível, membro das Câmaras Cíveis Reunidas, membro do Conselho Superior da Magistratura e presidente da Comissão de Jurisprudência e Biblioteca
    Telefone: (85) 3207 7246
    E-mail: 4371@tjce.jus.br
    Oficial de gabinete: João Anselmo Araújo Vieira

    Formação: bacharel em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Especialista em Direito Constitucional e Direito Processual Constitucional pela Universidade Estadual do Ceará (Uece). É doutorando em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidad del Museo Social Argentino (UMSA), na Argentina.

    Carreira: foi juiz das comarcas de Reriutaba, Mauriti, Redenção e Crateús. Também da 2ª Unidade dos Juizados de Pequenas Causas, titular da 31ª Vara Cível, da 2ª Turma Recursal dos Juizados Especiais Cíveis e Criminais e titular da 22ª Vara Cível da Comarca de Fortaleza. Foi juiz eleitoral da 117ª Zona da Capital e coordenador da propaganda política nas eleições de 2008. Atuou como juiz membro do TRE. Foi membro titular da Comissão Estadual Judiciária de Adoção Internacional do Ceará (Cejai-CE). Atuou como policial militar e foi delegado especial de polícia. Ex-professor da Faculdade de Fortaleza (Fafor) e da Faculdade de Ensino e Cultura do Ceará (Faece).

    FERNANDO LUIZ XIMENES ROCHA (DECANO)

    Aniversário: 23/11
    Naturalidade: Fortaleza (CE)
    Posse: 22/9/1994
    Critério: Vaga destinada à OAB (Quinto Constitucional) quando do exercício do Governo do Ceará pelo desembargador Adalberto Barros Leal.
    Compulsória: 2022
    Função no TJ: presidente da 1ª Câmara Cível, presidente das Câmaras Cíveis Reunidas, membro do Órgão Especial e presidente da Comissão de Regimento Interno e Assessoria Legislativa
    Telefone: /  (85) 3207 7262
    E-mail: ximenesrocha@uol.com.br
    Oficial de gabinete: Francisco Alfredo da Silveira Fortuna

    Formação: bacharelou-se em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Especialista e mestre em Direito Público pela UFC.

    Carreira: foi procurador-geral do Estado do Ceará, procurador-geral de Fortaleza, presidente, vice-presidente e corregedor do Tribunal Regional Eleitoral, vice-presidente do TJ e diretor do Fórum Clóvis Beviláqua. Ex-secretário de Governo do Estado, ex-secretário interino da Justiça do Estado do Ceará. Foi vice-presidente da OAB-CE, diretor‑geral da Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará (Esmec) e vice‑presidente da Associação Cearense de Magistrados (ACM). É professor‑adjunto de Direito Constitucional da UFC, universidade na qual já chefiou o Departamento de Direito Privado.

    FRANCISCA ADELINEIDE VIANA

    Aniversário: 26/2
    Naturalidade: Fortaleza (CE)
    Posse: 7/1/2011
    Critério: Antiguidade
    Compulsória: 2022
    Função no TJ: membro da 2ª Câmara Criminal, membro das Câmaras Criminais Reunidas, presidente da Comissão de Regimento Interno e Assessoria Legislativa, vice-presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE‑CE), supervisora do Grupo Gestor das Tabelas Processuais Unificadas, à frente da coordenação dos Juizados Especiais Cíveis, Criminais e da Fazenda Pública, presidente da Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar e coordenadora do Programa de Audiências de Custódia Gestora do Subgrupo 2 do Grupo de Persecução Penal (GPP) – Metas 3 e 4 da Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública (Enasp)
    Telefone: (85) 3207 7394
    E-mail: gab.adelineideviana@tjce.jus.br
    Oficiala de gabinete: Márcia Maria Braga Ribamar

    Formação: bacharelou-se em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

    Carreira: ingressou na magistratura como juíza substituta da Comarca de Guaraciaba do Norte. Foi promovida por merecimento para as comarcas de Milagres e Juazeiro do Norte e removida para Brejo Santo. Promovida por merecimento para a 2ª Vara Criminal de Fortaleza. Atuou como juíza auxiliar na 3ª Unidade do Juizado Especial Cível e Criminal, concomitantemente à sua titularidade, tendo, inclusive, auxiliado a 1ª, 3ª, 4ª, 6ª, 8ª, 9ª, 10ª e 15ª varas criminais na Capital, entre outras. Foi juíza auxiliar da Diretoria do Fórum Clóvis Beviláqua. Coordenou as varas de Execuções Criminais, de Tráfico e Uso de Substâncias Entorpecentes, de Trânsito e do Júri. Presidiu a 6ª Turma Recursal do Tribunal Dolor Barreira. Atuou, também, como juíza eleitoral da 113ª Zona (Fortaleza).

    FRANCISCO BARBOSA FILHO

    Aniversário: 1º/9
    Naturalidade: Jaguaruana (CE)
    Posse: 26/11/2009
    Critério: Antiguidade
    Compulsória: 2018
    Função no TJ: presidente da 5ª Câmara Cível, membro das Câmaras Cíveis Reunidas, membro do Órgão Especial e membro do Conselho Superior da Magistratura
    Telefone: /  (85) 3207 7274
    E-mail: johannkallen@tjce.jus.br
    Oficial de gabinete: Johann Costa

    Formação: bacharel em Ciências Sociais e Jurídicas pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

    Carreira: ingressou na Magistratura como juiz substituto da Comarca de Pedra Branca. Respondeu pela titularidade das comarcas de Independência e Mombaça, onde também atuou como juiz eleitoral. Foi juiz de direito auxiliar da Comarca de Russas, respondendo pela titularidade das comarcas de Limoeiro do Norte, Tabuleiro do Norte, Jaguaretama, Alto Santo e Jaguaruana. Na terceira entrância, foi juiz titular da 1ª Vara de Iguatu, de onde foi promovido para Fortaleza, para o cargo de juiz de direito auxiliar. Assumiu a titularidade da 18ª Vara Cível. Foi juiz titular da 2ª Zona Eleitoral e presidiu juntas eleitorais em todas as eleições realizadas entre 1987 e 2009. Lecionou na UFC e na Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará (Esmec).

    FRANCISCO BEZERRA CAVALCANTE

    Aniversário: 19/3
    Naturalidade: Tauá (CE)
    Posse: 18/2/2011
    Critério: Antiguidade
    Compulsória: 2028
    Função no TJ: membro da 7ª Câmara Cível e membro das Câmaras Cíveis Reunidas
    Telefone: (85) 3207 6822
    E-mail: gabdese.bezerra@tjce.jus.br
    Oficiala de gabinete: Ângela Lobo Saraiva

    Formação: bacharel em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Especialista em Direito do Estado: Processo Civil, Administrativo, Constitucional e Tributário, pela Universidade Católica de Brasília (UCB).

    Carreira: foi juiz substituto da Comarca de Coreaú; juiz titular das comarcas de Aurora e Nova Russas; juiz de Direito da 2ª e 3ª Varas do Júri da Comarca de Fortaleza; juiz auxiliar de Entrância Especial e juiz de Direito da 2ª Vara de Família da Comarca de Fortaleza. Respondeu por diversas zonas eleitorais, tendo sido o juiz coordenador-geral da prestação de contas dos candidatos à eleição municipal de 2008.

    FRANCISCO DARIVAL BESERRA PRIMO

    Aniversário: 20/2
    Naturalidade: Farias Brito (CE)
    Posse: 18/2/2011
    Critério: Antiguidade
    Compulsória: 2019
    Função no TJ: presidente da 8ª Câmara Cível e membro das Câmaras Cíveis Reunidas
    Telefone: (85) 3207 6816
    E-mail: gabdesdarivalbeserra@tjce.jus.br
    Oficiala de gabinete: Maria Auxiliadora de Oliveira

    Formação: bacharel em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

    Carreira: foi juiz titular das comarcas de Caririaçu, Mauriti e Juazeiro do Norte. Juiz de Direito da 1ª Vara do Júri da Comarca de Fortaleza e juiz auxiliar da Corregedoria-Geral. Foi vice-diretor do Fórum Clóvis Beviláqua, onde também foi juiz auxiliar da Diretoria. Na Comarca de Fortaleza, atuou como juiz coordenador no âmbito das Varas Criminais, do Juizado da Infância e da Juventude e do projeto “Justiça Já”. No TJ, foi juiz auxiliar da Presidência e juiz coordenador do Grupo de Apoio Jurisdicional à Presidência. Exerceu também as funções de juiz coordenador da Comissão de Probidade Administrativa, juiz auxiliar da Corregedoria-Geral de Justiça e da Corregedoria-Geral da Justiça Eleitoral e juiz de Direito da 5ª Vara da Infância e Juventude da Comarca de Fortaleza.

    FRANCISCO GLADYSON PONTES

    Aniversário: 8/1
    Naturalidade: Jaguaruana (CE)
    Posse: 10/1/2011
    Critério: Quinto Constitucional com vaga destinada à OAB
    Compulsória: 2022
    Função no TJ: membro da 3ª Câmara Cível, membro das Câmaras Cíveis Reunidas, membro do Órgão Especial Supervisor do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) e Gestor da Meta 3 do CNJ
    Telefone: /  (85) 3207 7980
    E-mail: gladyson.pontes@tjce.jus.br
    Oficial de gabinete: Manoel Alexandre Ferreira de Alencar

    Formação: bacharel em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC), com MBA em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e pós-graduação em Processo Civil pela Faculdade Farias Brito (FFB).

    Carreira: foi advogado, supervisor jurídico e chefe da assessoria jurídica do Banco do Brasil, onde também atuou como educador corporativo. Foi sócio do escritório Pontes e Peixoto Advogados Associados até 2010.

    FRANCISCO GOMES DE MOURA

    Aniversário: 3/2
    Naturalidade: Nova Russas (CE)
    Posse: 11/5/2012
    Critério: Antiguidade
    Compulsória: 2017
    Função no TJ: membro da 2ª Câmara Criminal, membro das Câmaras Criminais Reunidas e ouvidor-geral
    Telefone: (85) 3207 7352
    E-mail: francisco.demoura@tjce.jus.br
    Oficiala de gabinete: Fernanda Carolina Nóbrega de Araújo

    Formação: bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará (UFC). Licenciado em Estudos Sociais pela Universidade Vale do Acaraú (UVA). Possui especialização em Direito Público e Administração Judiciária, pela Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará (Esmec).

    Carreira: ainda estudante de Direito, na legislatura de 1970-1972, exerceu o mandato de vereador na Câmara Municipal de Nova Russas. Atuou como defensor público na Comarca de Sobral. Nomeado juiz de Direito, atuou nas comarcas de Mucambo e, após promoção por Merecimento, em Sobral e Fortaleza. Presidiu a 3ª Turma Recursal dos Juizados Especiais Cíveis e Criminais.

    FRANCISCO MARTÔNIO PONTES DE VASCONCELOS

    Aniversário: 5/12
    Naturalidade: Sobral (CE)
    Posse: 12/11/2015
    Critério: Antiguidade
    Compulsória: 2032
    Função no TJ: membro da 2ª Câmara Criminal e membro das Câmaras Criminais Reunidas
    Telefone: (85) 3207 7310 / 7304
    E-mail: francisco.martonio@tjce.jus.br
    Oficial de gabinete: Danilo Veras Moura

    Formação: graduação em Direito.

    Carreira: ingressou na magistratura em 29 de junho de 1984 como juiz substituto da Comarca de Jaguaruana. No Interior, trabalhou nas comarcas de Itapajé e Sobral. Foi promovido, pelo critério de antiguidade, para a 3ª Vara da Fazenda Pública de Fortaleza, assumindo em 5 de setembro de 1994. Na Capital, foi titular e respondeu por várias Varas da Fazenda Pública. Também foi juiz auxiliar da Diretoria do Fórum Clóvis Beviláqua, e coordenador das varas da Fazenda Pública e de Execuções Fiscais e Crimes contra a Ordem Tributária. Além disso, atuou ainda por várias vezes no Tribunal como juiz convocado.

    FRANCISCO PEDROSA TEIXEIRA*

    Aniversário: 2/2
    Naturalidade: Tauá (CE)
    Posse: 18/6/2009
    Critério: Antiguidade
    Compulsória: 2016
    Função no TJ: presidente da 4ª Câmara Cível, membro das Câmaras Cíveis Reunidas e membro do Órgão Especial
    Telefone: /  (85) 3207 7302
    E-mail: afrancispt@oi.com.br
    Oficiala de gabinete: Luciana Maria Santos Bezerra

    Formação: graduado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Especialista em Direito Público pela UFC.

    Carreira: ingressou na Magistratura como juiz substituto da Comarca de Pereiro. Atuou também nas comarcas de Guaraciaba do Norte, Campos Sales, Jaguaribe, Araripe, Itapajé e Itapipoca. Na Entrância Especial (Fortaleza), foi juiz auxiliar da 3ª Vara de Assistência Judiciária aos Necessitados, juiz titular da 17ª Vara Cível, da 2ª Vara de Delitos de Tráfico e Uso de Substâncias Entorpecentes e da 2ª Vara Cível. Dirigiu o Fórum Eleitoral de Fortaleza. Presidiu as juntas apuradoras de Aquiraz, Farias Brito, Ipu, Cascavel, Limoeiro do Norte, Maracanaú, Poranga e Mulungu. Foi vice-diretor do Fórum Clóvis Beviláqua, coordenando as varas cíveis.

    *Afastado

    HAROLDO CORREIA DE OLIVEIRA MÁXIMO

    Aniversário: 5/11
    Naturalidade: Farias Brito (CE)
    Posse: 4/6/2009
    Critério: Merecimento
    Compulsória: 2019
    Função no TJ: 1º suplente do TRE-CE, presidente da 2ª Câmara Criminal, membro das Câmaras Criminais Reunidas, membro do Órgão Especial, membro do Conselho Superior da Magistratura e coordenador da Coordenação dos Juizados Cíveis e Criminais e da Fazenda Pública
    Telefone: (85) 3207 7322
    E-mail: gabharoldomaximo@tjce.jus.br
    Oficiala de gabinete: Kelly Stefany Martins Araújo Gonzalez

    Formação: bacharelou-se em Direito pela UFC e em Administração pela Uece. Especialista em Direito Processual Penal pela Unifor.

    Carreira: magistrado desde 1981. Foi juiz de Direito titular das comarcas de Jardim, Brejo Santo, 1ª Vara de Juazeiro do Norte. Na Capital, exerceu a judicatura na 23ª Vara Cível; 8ª Vara Criminal; 4ª Vara do Júri e 2ª Vara de Execuções Criminais, Corregedoria de Presídios e Habeas Corpus. Implantou a Vara de Execução de Penas Alternativas e Habeas Corpus. Exerceu a função eleitoral nas Zonas Eleitorais respectivas e na 3ª Zona, em Fortaleza. Membro do TRE, na categoria de juiz de direito. Foi coordenador-geral e diretor da Esmec. É professor da Urca à disposição da Uece. É oficial R/2 do Exército e serviu no 23º Batalhão de Caçadores na condição de segundo-tenente convocado.

    HELENA LÚCIA SOARES

    Aniversário: 5/1
    Naturalidade: Caucaia (CE)
    Posse: 15/10/2014
    Critério: Antiguidade
    Compulsória: 2023
    Função no TJ: membro da 7ª Câmara Cível e membro das Câmaras Cíveis Reunidas
    Telefone: (85) 3207 6810 / 6808
    E-mail: helena.soares@tjce.jus.br
    Oficiala de gabinete: Maria dos Prazeres de Melo Oliveira

    Formação: graduada em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC)

    Carreira: ingressou na magistratura estadual em 1986 assumindo a Comarca de Bela Cruz. Foi promovida por antiguidade para a Comarca de Pacatuba e, depois, pelo mesmo critério, para a Comarca de Granja. Em 1994, pelo critério de merecimento, foi promovida para a Comarca de Fortaleza, como juíza titular da 15ª Vara Criminal. Exerceu como coordenadora do Centro de Treinamento do Fórum Clóvis Bevilaqua, foi ouvidora do Tribunal Regional Eleitoral, respondeu pela 3ª Vara do Júri da Comarca de Fortaleza e auxiliou o desembargador Mário Parente no Movimento “Justiça Já”.

    HERÁCLITO VIEIRA DE SOUSA NETO

    Aniversário: 14/7
    Naturalidade: Fortaleza (CE)
    Posse: 27/8/2015
    Critério: Merecimento
    Compulsória: 2042
    Função no TJ: membro da 4ª Câmara Cível, membro das Câmaras Cíveis Reunidas e diretor da Esmec
    Telefone: (85) 3207 7240
    E-mail: heraclitoneto@hotmail.com
    Oficiala de gabinete: Maria Lúcia Martins Sudário

    Formação: bacharel em Direito

    Carreira: graduado pela Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará, ingressou na magistratura em 25 de abril de 1993 como juiz substituto da Vara Única de Mulungu (CE). Pelo critério de antiguidade, foi promovido para a Comarca de Sobral em 30 de dezembro de 1993. No ano seguinte, foi promovido, por merecimento, para a titularidade da 1ª Unidade do Juizado Especial Cível e Criminal (JEEC). Também atuou na 6ª Turma Recursal do Fórum Dolor Barreira, 6ª e 8ª Varas Criminais do Fórum Clóvis Beviláqua. Respondeu, ainda, pela 10ª, 15ª, 12ª, 2ª, 13ª, 3ª, 20ª, 5ª e 14ª unidades do Jecc da Capital. De 12 de janeiro a 26 de agosto de 2015, trabalhou como juiz auxiliar da Presidência do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-CE). Foi juiz substituto do Tribunal Regional Eleitoral, tendo cumprido o 1º biênio no período de 11/11/2009 a 10/11/2009 e, a partir de 16/12/2011, iniciou exercício relativo ao 2º biênio, após recondução pelo Tribunal de Justiça do Estado do Ceará, permanecendo no cargo até o dia 15 de dezembro de 2013.

    Em maio de 2016, assumiu a direção da Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará (Esmec).

    INÁCIO DE ALENCAR CORTEZ NETO

    Aniversário: 16/4
    Naturalidade: Crato (CE)
    Posse: 18/2/2011
    Critério: Merecimento
    Compulsória: 2023
    Função no TJ: membro da 3ª Câmara Cível, membro das Câmaras Cíveis Reunidas, supervisor do Grupo de Auxílio para Descongestionamento de Processos no Interior e gestor das Metas 4 e 7 do CNJ
    Telefone: (85) 3207 6806
    E-mail: inacio.neto@tjce.jus.br
    Oficiala de gabinete: Lya Vasconcelos

    Formação: graduado em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

    Carreira: ingressou na magistratura como juiz substituto na Comarca de Araripe. Foi promovido para a 2ª entrância da Comarca de Milagres e, em seguida, para o cargo de juiz de Direito do 4º Juizado Especial de Pequenas Causas da Comarca de Fortaleza, de 3ª entrância. Em seguida, foi para a 2ª Vara de Delitos sobre Tóxicos e Uso de Substâncias Entorpecentes. De lá, permutou para a 17ª Vara Cível por 13 anos, até ser nomeado desembargador. Respondeu pelas comarcas de Campos Sales, Brejo Santo, Barro, Maranguape e Barbalha, além da 1ª e 4ª Varas de Juazeiro do Norte e Zonal do Crato. Na Comarca de Fortaleza, respondeu pela Vara Única da Justiça Militar, 1ª Vara de Delitos de Tráfico e Uso de Substâncias Entorpecentes, 3ª Vara da Infância e Juventude e 1ª Vara de Falências e Concordatas. Também respondeu pela 2ª, 9ª, 10ª, 13ª, 15ª, 16ª, 19ª, 20ª, 27ª, 28ª e 30ª varas cíveis. Foi titular da 26ª, 68ª e 94ª zonas eleitorais. Presidiu as juntas apuradoras da 2ª e 53ª zonas. Foi diretor do Fórum Eleitoral Desembargador Péricles Ribeiro, respondeu pela 1ª, 3ª, 4ª, 13ª, 14ª, 15ª e 17ª varas cíveis, pela 1ª de Delitos de Tráfico e Uso de Entorpecentes, além da 14ª e 19ª varas criminais.

    JOSÉ TARCÍLIO SOUZA DA SILVA

    Aniversário: 23/10
    Naturalidade: Fortaleza (CE)
    Posse: 29/5/2014
    Critério: Merecimento
    Compulsória: 2034
    Função no TJ: membro do Órgão Especial, presidente da Comissão de Segurança Permanente e gestor da Meta 6 do CNJ
    Telefone: (85) 3207 6828 / 6830
    E-mail: gabdesjosetarcilio@tjce.jus.br
    Oficiala de gabinete: Vládia de Azevedo Bringel

    Formação: bacharel em Direito pela UFC e especialização em Processo Penal pela mesma instituição.

    Carreira: ingressou na carreira em 1992. Foi titular da Vara Única da Comarca de Pacoti, juiz zonal da Comarca de Iguatu; juiz da 2ª Vara da Comarca de Maracanaú, juiz da 2ª Vara de Sobral, juiz auxiliar da Comarca de Fortaleza, de onde foi removido para a 4ª Vara da Infância e Juventude e, com permuta, foi para a Vara da Justiça Militar. Foi coordenador das Varas da Infância e Juventude; supervisor da Coordenadoria de Mandados Judiciais; designado para exercer a função de juiz auxiliar da Corregedoria‑Geral da Justiça, integrou, como membro, Comissões Organizadoras das Semanas da Conciliação; foi supervisor do Grupo Gestor do Banco Nacional de Mandados de Prisão; membro do Comitê Estratégico do Poder Judiciário; cogestor das Metas de Nivelamento e Metas Prioritárias do Conselho Nacional de Justiça; membro do Grupo de Trabalho de Sistemas de Gestão Processual do 1º Grau; supervisor do Grupo Gestor do Acervo de Processos Judiciais; membro da comissão de desenvolvimento do Sistema Aproc; supervisor do Grupo Gestor das Tabelas Processuais Unificadas; diretor do Fórum da Justiça Eleitoral Desembargador Péricles Ribeiro. Foi juiz eleitoral da 77ª, 62ª e 104ª zonas eleitorais; juiz eleitoral da 117ª zona eleitoral em Fortaleza. Também juiz diretor do Fórum da Justiça Eleitoral de Fortaleza.

    JUCID PEIXOTO DO AMARAL

    Aniversário: 16/7
    Naturalidade: Fortaleza (CE)
    Posse: 4/2/2010
    Critério: Merecimento
    Compulsória: 2016
    Função no TJ: membro da 6ª Câmara Cível e membro das Câmaras Cíveis Reunidas
    Telefone: (85) 3207 7346
    E-mail: gabdesjucidpeixoto@tjce.jus.br
    Oficiala de gabinete: Maria Luiziane Cavalcante Lima

    Formação: bacharel em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC), com especialização em Psicologia e Direito Processual Penal pela Universidade de Fortaleza (Unifor).

    Carreira: magistrado desde 1981. Foi juiz-presidente auxiliar do 1º, 2º, 3º, 4º, 5º e 6º Tribunais do Júri da Comarca de Fortaleza. Já foi titular da 112ª Zona Eleitoral e juiz-presidente titular do tribunal do júri das comarcas de Ubajara, São Benedito, Redenção, Iguatu e Cascavel. Juiz-presidente auxiliar do Tribunal do Júri das comarcas de Guaraciaba do Norte, Ibiapina, Pacoti, Pacajus, Aquiraz, Jucás, Jaguaribe, Cedro e Várzea Alegre. Respondeu e auxiliou ainda nas comarcas de Tianguá, Viçosa do Ceará, Ipu, Reriutaba, Pacatuba, Guaramiranga, Assaré, Aracati, Caucaia, Iracema, Russas, Limoeiro, Jaguaruana, Maranguape, Pindoretama, Beberibe, Tabuleiro do Norte, Pereiro, Alto Santo e Morada Nova. Foi professor de Direito Processual Penal da Unifor.

    LÍGIA ANDRADE DE ALENCAR MAGALHÃES

    Aniversário: 15/7
    Naturalidade: Fortaleza (CE)
    Data da Posse: 26/5/2015
    Critério de escolha: Antiguidade
    Compulsória: 2027
    Função no TJ: membro da 1ª Câmara Criminal e membro das Câmaras Criminais Reunidas
    E-mail: ligiadalencar@gmail.com
    Oficiala de gabinete: Silvia Helena Lopes Freitas Mota

    Formação: bacharela em Direito

    Carreira: em janeiro de 1987, assumiu como juíza substituta a Comarca de Coreaú (1ª entrância), depois promovida para Tauá e em seguida Maranguape, além de ter respondido por outras comarcas, como Sobral, Boa Viagem, Canindé e Parambu. Promovida para Fortaleza em 2004, durante 16 anos foi titular da 1ª Vara de Tóxicos, assumiu depois a 2ª Vara de Execuções Fiscais e Crimes contra a Ordem Tributária.

    LIRA RAMOS DE OLIVEIRA

    Naturalidade: São João do Jaguaribe (CE)
    Posse: 26/5/2015
    Critério: Merecimento
    Compulsória: 2028
    Função TJ: membro da 6ª Câmara Cível e Membro Das Câmaras Cíveis Reunidas
    Telefone: (85) 3227 7382
    E-mail: liramot@hotmail.com
    Oficial de gabinete: Carlos Robério Tabosa Pinto

    Formação: bacharela em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e bacharela em Teologia pelo Instituto Superior de Teologia Aplicada (Inta).

    Carreira: ingressou na magistratura em 1992, assumindo a Comarca de Coreaú e, em 1993, foi promovida para a Comarca de Tauá. Chegando à 3ª entrância em 1994, assumiu a 4ª Unidade do Juizado Especial, e, em 1997, assumiu a 6ª unidade do Juizado Especial. Em 2000, foi nomeada para entrância especial. No ano seguinte, assumiu a titularidade da 25ª Vara Cível, saindo para assumir as funções de juíza eleitoral da 83ª Zona quando respondeu pelas 3ª e 15ª zonas. Finalmente, foi escolhida como desembargadora, tomando posse em 26 de maio de 2015.

    LISETE DE SOUSA GADELHA

    Aniversário: 21/8
    Naturalidade: Fortaleza (CE)
    Posse: 26/7/2013
    Critério: Antiguidade
    Compulsória: 2023
    Função no TJ: membro da 1ª Câmara Cível, membro das Câmaras Cíveis Reunidas e membro do Órgão Especial e Presidente da Comissão Estadual Judiciária de Adoção Internacional do Ceará (Cejai-CE)
    Telefone: (85) 3207 7334 / 7332
    E-mail: lisete.gadelha@tjce.jus.br
    Oficiala de gabinete: Bianca Sarquis Melo Amorim Tavares

    Formação: bacharel em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

    Carreira: começou na magistratura em 1º de setembro de 1986 como juíza substituta da Comarca de Solonópole. Trabalhou em São Benedito e Itapajé, sendo promovida para Fortaleza em 1993. Na Capital, iniciou na 29ª Vara Cível, tendo desempenhado funções em diversas outras varas. Atuou também como juíza eleitoral e foi presidente da 4ª Turma Recursal do Fórum Professor Dolor Barreira, que julga recursos contra decisões dos Juizados Especiais Cíveis e Criminais.

    LUIZ EVALDO GONÇALVES LEITE

    Aniversário: 28/6
    Naturalidade: Aurora (CE)
    Posse: 11/5/2012
    Critério: Merecimento
    Compulsória: 2024
    Função no TJ: membro da 2ª Câmara Cível, membro das Câmaras Cíveis Reunidas e membro do Conselho Superior da Magistratura
    Telefone: (85) 3207 7286
    E-mail: luiz.leite@tjce.jus.br
    Oficial de gabinete:
    Ítalo Régis de Amorim Freitas

    Formação: bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito de Osasco (SP).

    Carreira: foi responsável por assumir a Comarca de Barro  em 1984. Foi titular das comarcas de Cedro e Iguatu. Além disso, foi titular na 2ª Vara de Sucessões na Comarca de Fortaleza. Atuou, ainda, como juiz convocado no Tribunal de Justiça do Ceará.

    LUIZ GERARDO DE PONTES BRÍGIDO

    Aniversário: 2/1
    Naturalidade: Fortaleza (CE)
    Posse: 12/10/2002
    Critério: Merecimento
    Compulsória: 2021
    Função no TJ: presidente da 1ª Câmara Criminal, presidente das Câmaras Criminais Reunidas e membro do Órgão Especial
    Telefone: (85) 3207 7036
    E-mail: luiz.brigido@tjce.jus.br
    Oficiala de gabinete: Aline Fernandes da Silva

    Formação: bacharel em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e especialista em Direito Público. Graduado em Letras pela Faculdade de Filosofia do Ceará (Fafice).

    Carreira: ingressou na magistratura em 1979. Judicou em Jaguaruana, Pacajus, Tianguá e Tauá antes de se t ornar titular da 20ª Vara Cível de Fortaleza. Obteve todas as promoções por merecimento. Foi juiz da 2ª Zona Eleitoral de Fortaleza. Foi auxiliar da Corregedoria do TRE-CE e, em 2000, passou a integrar como juiz o Pleno da Corte. Prestou serviços à Assessoria Jurídica da Presidência do TJ-CE nas gestões dos desembargadores José Maria de Melo, Águeda Passos Rodrigues Martins e Francisco Haroldo Rodrigues de Albuquerque. Foi oficial R/2 do Exército. Durante a gestão do desembargador José Arísio Lopes da Costa, tendo assumido a presidência do TJ-CE em janeiro de 2013.

    MARIA DE FÁTIMA DE MELO LOUREIRO

    Aniversário: 13/7
    Naturalidade: Fortaleza (CE)
    Posse: 15/10/2014
    Critério: Merecimento
    Compulsória: 13/7/2029
    Função no TJ: membro da 5ª Câmara Cível, membro das Câmaras Cíveis Reunidas, membro do Órgão Especial e presidente da Comissão Permanente de Avaliação Documental
    Telefone: (85) 3207 7316
    E-mail: gabdes.fatimaloureiro@tjce.jus.br
    Oficiala de gabinete: Claudia Nadir
    E-mail: claudianadir@tjce.jus.br

    Formação: graduada em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

    Carreira: ingressou na magistratura cearense em 1986 como juíza substituta da Comarca de Alto Santo, onde adquiriu vitaliciedade em 1989. Foi juíza auxiliar da Diretoria, juíza coordenadora do Setor de Distribuição e juíza diretora do Fórum Clóvis Beviláqua. Exerceu jurisdição eleitoral como juíza da 1ª, 48ª, 63ª, 86ª e 118ª zonas, diretora do Fórum Eleitoral da Comarca de Fortaleza, juíza coordenadora da Central de Conciliação em 1º Grau de Jurisdição e membro da 4ª Turma Recursal dos Juizados Especiais.

    MARIA EDNA MARTINS

    Aniversário: 17/2
    Naturalidade: Fortaleza (CE)
    Posse: 14/11/2013
    Critério: Antiguidade
    Compulsória: 2026
    Função no TJ: membro da 1ª Câmara Criminal e membro das Câmaras Criminais Reunidas
    Telefone: (85) 3207 7328 / 7326
    E-mail: maria.edna@tjce.jus.br
    Oficiala de gabinete: Tereza Neves Sampaio Couto Santiago

    Formação: graduada pela Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará (UFC).

    Carreira: ingressou na magistratura cearense em 25 de junho de 1984 como juíza substituta da comarca de Guaraciaba do Norte. Atingiu a vitaliciedade, na mesma Comarca, em junho de 1986 e foi promovida, por antiguidade, para a Comarca de Redenção em outubro de 1990. Pelo mesmo critério, foi promovida, em dezembro de 1991, para o Crato. Em seguida, assumiu a titularidade da 1ª Vara da Comarca de Maranguape. Por merecimento, foi para a 6ª Vara de Família de Fortaleza, assumindo as funções em janeiro de 1994, onde permanece enquanto atua como desembargadora. A magistrada assumiu o cargo em virtude da aposentadoria do desembargador Manoel Cefas Fonteles Tomaz.

    MARIA GLADYS LIMA VIEIRA

    Aniversário: 19/8
    Naturalidade: Fortaleza (CE)
    Posse: 14/3/2013
    Critério: Antiguidade
    Compulsória: 2018
    Função no TJ: membro da 7ª Câmara Cível e membro das Câmaras Cíveis Reunidas
    Telefone: (85) 3207 7390
    E-mail: gladys.lvieira@tjce.jus.br
    Oficiala de gabinete: Maria Nazaré Cunha Lima

    Formação: graduada em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Especialista em Direitos Humanos (UFC), em Administração Judiciária e em Direito Processual Civil pela ESMEC.

    Carreira: Maria Gladys Lima ingressou na carreira da magistratura cearense em 24 de outubro de 1986. Inicialmente, assumiu as funções de juíza substituta na Vara Única da Comarca de Parambu e, depois, passou pelas comarcas de Camocim, Acopiara e Quixadá. Em 1993, foi promovida para a 9ª Vara Cível de Fortaleza. Na Capital, atuou também na 19ª Vara de Família e na 3ª Vara de Sucessões. Em 2012, a magistrada substituiu temporariamente a desembargadora Maria Iracema Martins do Vale, na 4ª Câmara Cível do TJ-CE, além de ter sido convocada para compor a 7ª Câmara Cível e as Câmaras Cíveis Reunidas na vaga deixada com a aposentadoria do desembargador Ernani Barreira Porto.

    MARIA IRANEIDE MOURA SILVA

    Aniversário: 13/5
    Naturalidade: Sobral (CE)
    Posse: 8/7/2011
    Critério: Merecimento
    Compulsória: 2028
    Função no TJ: membro da 2ª Câmara Cível, membro das Câmaras Cíveis Reunidas e membro do Órgão Especial
    Telefone: (85) 3207 6884
    E-mail: gabdesmariairaneide@tjce.jus.br
    Oficiala de gabinete: Regina Maria Aguiar Nobre

    Formação: graduada em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC), com especialização em Processo Civil

    Carreira: seu ingresso na magistratura ocorreu no ano de 1986. Neste ano, a magistrada assumiu a Vara Única da Comarca de Pereiro. Atuou também nas comarcas de Coreaú, Independência e Pentecoste. Em 1993, foi promovida para a 1ª Vara de Baturité. Atuou na 15ª e 16ª unidades do Juizado Especial Cível e Criminal (JECC) pelo critério de Merecimento. A juíza foi convocada, ainda, a substituir, em 2010, o desembargador Luiz Gerardo de Pontes Brígido, licenciado para assumir a presidência do TRE-CE.

    MARIA NAILDE PINHEIRO NOGUEIRA

    Aniversário: 5/6
    Naturalidade: Aurora (CE)
    Posse: 30/4/2009
    Critério: Merecimento
    Compulsória: 2027
    Função no TJ: vice-presidente e corregedora do TRE-CE, presidente da 2ª Câmara Cível, membro das Câmaras Cíveis Reunidas, membro do Órgão Especial, supervisora do Comitê Estratégico do Judiciário supervisora do Grupo Gestor das Tabelas Processuais Unificadas e gestora da Meta 2 do CNJ.
    Telefone: (85) 3207 7408
    E-mail: 4942@tjce.jus.br
    Oficiala de gabinete: Gerda Kátia de Oliveira Monteiro

    Formação: graduada em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC), universidade pela qual é especialista em Direito Processual Civil.

    Carreira: como juíza de Direito, exerceu suas funções nas comarcas de Marco, Jucás e Icó como titular, respondendo também pelas comarcas de Acaraú, Santana do Acaraú, Saboeiro e Orós. Foi promovida para a Entrância Especial em 1992, exercendo suas atividades na 11ª Vara Criminal, na 1ª Vara de Delitos de Tráfico e Uso de Substâncias Entorpecentes e na 20ª Vara de Família e Sucessões, transformada na 4ª Vara de Sucessões. Também atuou na 6ª Turma Recursal dos Juizados Especiais Cíveis e Criminais (JECCs) e na Comissão Estadual Judiciária de Adoção Internacional (Cejai). Foi juíza eleitoral nas comarcas de Marco, Acaraú, Jucás, Saboeiro, Icó e Orós, além de Fortaleza, onde presidiu as Juntas Apuradoras da 2ª Zona Eleitoral, e foi juíza efetiva do TRE-CE. Foi juíza de Direito da 4ª Vara de Sucessões.

    MARIA VILAUBA FAUSTO LOPES

    Aniversário: 2/1
    Naturalidade: Icó (CE)
    Posse: 6/7/2012
    Critério: Merecimento
    Compulsória: 2019
    Função no TJ: membro da 6ª Câmara Cível, membro das Câmaras Cíveis Reunidas e coordenadora da Coordenadoria da Infância e da Juventude (CIJ)
    Telefone: (85) 3207 7338
    E-mail: maria.fausto@tjce.jus.br
    Oficiala de gabinete: Verônica Lopes Pereira

    Formação: bacharela em Direito

    Carreira: foi titular da Comarca de Tamboril e recebeu o título de Cidadã da mesma cidade. Como titular de Tamboril, a magistrada respondeu pelas comarcas de Crateús, Nova Russas, Monsenhor Tabosa, Independência, Novo Oriente, Ipu e Santa Quitéria. Atuou como juíza zonal na Comarca de Baturité e foi responsável pelas comarcas de Maranguape, Itapiúna, Pacatuba, Mulungu, Pacoti e Pacajus. Foi responsável também por instalar a Comarca de Capistrano na sua criação. Como juíza titular de Tauá (Vara Única na época), respondeu pelas comarcas de Canindé, Parambu e Boa Viagem. Foi juíza titular da 5ª Vara da Fazenda Pública, sendo a primeira mulher a assumir uma Vara Fazendária. Foi responsável pela 1ª, 2ª, 3ª, 4ª, 6ª e 7ª varas da Fazenda. Atuou como juíza-ouvidora do TRE-CE. Além disso, foi juíza-corregedora da Corregedoria do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará e membro da Comissão Estadual de Adoção Internacional (Cejal).

    MÁRIO PARENTE TEÓFILO NETO

    Aniversário: 4/4
    Naturalidade: Fortaleza (CE)
    Posse: 14/11/2013
    Critério: Merecimento
    Compulsória: 2035
    Função no TJ: membro da 1ª Câmara Criminal, membro das Câmaras Criminais Reunidas e membro do Órgão Especial Coordenador da Coordenadoria do Juizado do Torcedor e de Grandes Eventos.
    Telefone: (85) 3207 7352
    E-mail: 200315@tjce.jus.br / mit@oi.com.br
    Oficiala de gabinete: Adriana Flavia Nogueira Pinto

    Formação: graduado em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e especialista em Processo Civil pela UFC, além de mestre em Direito Processual Civil pela mesma instituição.

    Carreira: foi nomeado juiz substituto em março de 1992, assumindo no dia 1º de abril do mesmo ano a titularidade da Vara Única da Comarca de Ubajara. Em maio de 1993, foi promovido, pelo critério de Merecimento, para juiz zonal da Comarca de Crateús. Também por Merecimento, Mário Parente obteve a promoção, em setembro de 1994, para titular da 5ª Unidade do Juizado Especial Cível e Criminal (JECC) de Fortaleza. Em janeiro de 1997, o magistrado assumiu a 10ª unidade do JECC. Parente assumiu o cargo de desembargador e ocupou a vaga decorrente da aposentadoria do desembargador João Byron de Figueiredo Frota.

    PAULO AIRTON ALBUQUERQUE FILHO

    Aniversário: 12/9
    Naturalidade: Massapê (CE)
    Posse: 8/8/2013
    Critério: Quinto Constitucional destinado à vaga da OAB
    Compulsória: 2029
    Função no TJ: membro da 1ª Câmara Cível e membro das Câmaras Cíveis Reunidas
    Telefone: /  (85) 3207 7250
    E-mail: gabdespauloairton@tjce.jus.br /paulo.albuquerque@tjce.jus.br
    Oficiala de gabinete: Renata Rodrigues Mota

    Formação: bacharel em Direito pela Universidade de Fortaleza (Unifor). Possui pós-graduação em Direito Imobiliário pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), em Direito Processual Civil pela Faculdade Farias Brito e extensão profissional em Direito Imobiliário pelas Faculdades Integradas de São Paulo (Fisp). É pós-graduando em Direito Ambiental pela Unifor.

    Carreira: com 13 anos de advocacia, é vice-presidente estadual da Associação dos Notários e Registradores de Pessoas Naturais (Anoreg) e da Comissão de Direito Imobiliário da OAB, além de vice-presidente do Instituto de Registro Imobiliário do Brasil. Foi escolhido pelo governador Cid Gomes para ocupar a vaga deixada com a aposentadoria do desembargador Ernani Barreira.

    PAULO FRANCISCO BANHOS PONTE

    Aniversário: 29/3
    Naturalidade: Fortaleza (CE)
    Posse: 26/11/2010
    Critério: Quinto Constitucional do Ministério Público
    Compulsória: 2019
    Função no TJ: membro da 1ª Câmara Cível membro das Câmaras Cíveis
    Telefone: (85) 3207 7976 / 7974
    E-mail: paulofbponte@hotmail.com
    Oficial de Gabinete: Fernando Victor Laprovítera

    Formação: bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal do Ceará (UFC), com especialização e mestrado em Direito Público pela mesma instituição.

    Carreira: foi promotor de Justiça das comarcas de Saboeiro, São Gonçalo do Amarante, Senador Pompeu e Fortaleza (13ª Vara Cível); promotor de justiça, junto à Procuradoria-Geral da República no Ceará; assessor da Procuradoria-
    -Geral de Justiça e chefe de gabinete do procurador-geral. Respondeu pela Comarca de Aquiraz e, em caráter de interinidade, pelas Varas de Trânsito, Assistência Judiciária e Sucessões, além de diversas varas cíveis. Instalou e foi o primeiro coordenador do Núcleo de Recursos Cíveis para os Órgãos de Superposição (Nurc). Foi procurador-geral da UFC, procurador de justiça do Ministério Público Estadual e promotor eleitoral da 114ª Zona. É professor-adjunto da UFC e e dirigiu a Esmec de fevereiro de 2015 a abril de 2016.

    RAIMUNDO NONATO SILVA SANTOS

    Aniversário: 28/12
    Naturalidade: Juazeiro do Norte (CE)
    Posse: 26/7/2013
    Critério: Merecimento
    Compulsória: 2025
    Função no TJ: membro da 8ª Câmara Cível, membro das Câmaras Cíveis Reunidas e membro do Órgão Especial
    Telefone: (85) 3207 7224
    E-mail: gabdesraimundononato@tjce.jus.br
    Oficiala de gabinete: Denise Bastos Pontes

    Formação: bacharel em História e em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Possui especialização em História do Brasil e da América e em Processo Civil pela mesma instituição. Mestre em Direitos Difusos e Coletivos pela Universidade Metropolitana de Santos (Unimes).

    Carreira: ingressou como juiz substituto na Comarca de Jaguaretama, em março de 1992. Respondeu pelas comarcas de Russas, Alto Santo e Uruoca. Como juiz de Fortaleza, respondeu pelas 8ª, 9ª. 27ª e 16ª Varas Cíveis, entre outras. Foi juiz efetivo do TRE-CE no biênio 2010-2012, com recondução para 2012-2014. Foi ouvidor do Tribunal Regional Eleitoral, coordenador de mandados do Fórum Clóvis Beviláqua e o primeiro presidente do Colégio de Ouvidores da Justiça Eleitoral do Brasil, além de ter fundado o primeiro plantão judiciário do interior do Estado.

    SÉRGIA MARIA MENDONÇA MIRANDA*

    Aniversário: 28/9
    Naturalidade: Pacajus (CE)
    Posse: 28/11/2009
    Critério: Merecimento
    Compulsória: 2029
    Função do TJ: presidente da 6ª Câmara Cível, membro das Câmaras Cíveis Reunidas e presidente da Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar
    Telefone: (85) 3207 7414 / 7410
    E-mail: sergiamiranda@gmail.com / gab.desa.sergiamiranda@gmail.com
    Oficialas de gabinete: Emília Abelem Ribeiro da Silva e Juliana Colle

    Formação: bacharel em Direito pela Universidade de Fortaleza (Unifor), por onde também é especialista em Direito Processual Penal. Especialista também em Processo Civil pela Esmec. É mestre em Direito Constitucional pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

    Carreira: magistrada desde o ano de 1986. Juíza nas comarcas de Orós, Icó, Lavras da Mangabeira, Baturité, 6ª Vara do Júri de Fortaleza e 19ª Vara Cível de Fortaleza. Foi juíza auxiliar da Corregedoria do TRE-CE, juíza suplente da Corte Eleitoral, coordenadora do Juizado Auxiliar da Propaganda Eleitoral e coordenou as eleições do ano 2000 em Fortaleza. É professora da Esmec e coordenadora do curso de pós-graduação em Direito e Processo Eleitoral. É professora convidada da Universidade Vale do Acaraú (UVA), já tendo lecionado também na Universidade de Fortaleza (Unifor).

    *Afastada

    TEODORO SILVA SANTOS

    Aniversário: 23/5
    Naturalidade: Juazeiro do Norte (CE)
    Posse: 29/4/2011
    Critério: Quinto Constitucional destinado à vaga do Ministério Público
    Compulsória: 2027
    Função no TJ: membro da 5ª Câmara Cível e membro das Câmaras Cíveis Reunidas
    Telefone: (85) 3207 6846
    E-mail: gabdesteodoro@tjce.jus.br
    Oficial de gabinete: Fabio Campbell

    Formação: bacharelou-se em Ciências Jurídicas pela Universidade de Fortaleza (Unifor). Especialista em Direito Processual Penal pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e em Direito Constitucional pela Unifor. Mestre em Direito Constitucional também pela Unifor.

    Carreira: foi promotor de Justiça das comarcas de Solonópole (1993), Aurora (1994) e Crato (1994). Também foi promotor das Execuções Criminais e Cível, em 1995, e na 5ª Promotoria de Justiça de Execuções Fiscais e de Crime contra a Ordem Tributária em 1998. Em Fortaleza, atuou na 14ª Promotoria de Justiça Criminal (2002) e na 1ª Promotoria de Justiça de Execuções Fiscais e de Crimes contra a Ordem Tributária (2003).

    TEREZE NEUMANN DUARTE CHAVES

    Aniversário: 30/3
    Naturalidade: Fortaleza (CE)
    Posse: 29/5/2014
    Critério: Antiguidade
    Compulsória: 2028
    Função no TJ: membro da 2ª Câmara Cível e membro das Câmaras Cíveis Reunidas
    Telefone: (85) 3207 7268
    E-mail: tereze.chaves@tjce.jus.br
    Oficiala de gabinete: Maria Elizabeth Martins de Souza

    Formação: graduada em Direito, com especialização em Processo Civil e mestrado em Direito Público, em andamento, todos pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

    Carreira: natural de Fortaleza, ingressou na magistratura em 1986 como juíza substituta da Comarca de Trairi. Em 1994, foi promovida para a Vara de Processos de Conflitos Fundiários, no Fórum Clóvis Beviláqua. Atuou ainda como titular da 16ª Vara Cível de Fortaleza. Em 1995, tornou-se titular da 3ª Vara de Falências e Concordatas da Capital, transformada em 1ª Vara de Recuperação de Empresas e Falências em 1999. Professora substituta do Departamento de Contabilidade da Faculdade de Economia, Administração e Atuária e Contabilidade (Feaac‑UFC), por concurso público.

    VERA LÚCIA CORREIA LIMA

    Aniversário: 30/3
    Naturalidade: Caucaia (CE)
    Posse: 25/6/2009
    Critério: Quinto Constitucional, representando o Ministério Público Estadual
    Compulsória: 2017
    Função no TJ: membro da 4ª Câmara Cível e membro das Câmaras Cíveis Reunidas
    Telefone: (85) 3207 7418 / 7416
    E-mail: veralcl@gmail.com
    Oficial de gabinete: Adriano Sales de Oliveira

    Formação: graduada em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

    Carreira: entrou no Ministério Público em 1972. Vitaliciedade nas promotorias de Pentecoste, Ipueiras e Caucaia. Titular da 2ª Promotoria de Delitos de Trânsito. Atuou na 1ª e 2ª Promotorias da Fazenda Pública, 3ª, 5ª e 8ª Promotorias Criminais, 3ª Promotoria Auxiliar, Promotoria Especializada de Delitos e Uso e Tráfico de Substâncias Entorpecentes e Promotoria das Execuções Criminais e Habeas Corpus. Foi vice-procuradora-geral de Justiça do Ceará, procuradora junto às Câmaras Criminais Reunidas e Isoladas do TJ e procuradora perante o Tribunal de Contas. Presidiu a Comissão de Elaboração do Planejamento Estratégico do MP. Membro do Grupo Nacional de Combate às Organizações Criminosas e do Comitê Gestor do Programa de Qualidade do MP do Ceará; decana do Colégio de Procuradores de Justiça.

    WASHINGTON LUIS BEZERRA DE ARAÚJO

    Aniversário: 14/3
    Naturalidade: Campo Maior (PI)
    Posse: 18/2/2011
    Critério: Merecimento
    Compulsória: 2021
    Função no TJ: membro da 3ª Câmara Cível, membro das Câmaras Cíveis Reunidas, membro do Órgão Especial e presidente da Comissão de Informática e gestor da Meta 1 do CNJ
    Telefone: (85) 3207 6834
    E-mail: claudilira@tjce.jus.br
    Oficiala de gabinete:  Ana Cláudia Oliveira Lira

    Formação: é especialista em Direito Eleitoral e Direito Processual Eleitoral pela Esmec. É mestre em Direito Constitucional pela Universidade de Fortaleza (Unifor).

    Carreira: ingressou na magistratura em 1992, como juiz substituto da Comarca de Beberibe. Foi promovido para o cargo de juiz zonal da Comarca de Aracati e, em seguida, para a 2ª Vara da Comarca de Iguatu, de onde permutou para a 4ª Vara de Sobral. Fez nova permuta para a 3ª Unidade do Juizado Especial da Comarca de Fortaleza. Foi promovido para a 1ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Fortaleza. Exerceu as funções de juiz auxiliar da Presidência e de juiz corregedor auxiliar. Foi juiz coordenador da Esmec. Respondeu pela 1ª Vara da Comarca de Aracati, pela 15ª Vara Cível, além da 7ª Vara da Fazenda Pública. Também auxiliou as demais varas da Fazenda Pública, a 2ª Vara da Comarca de Aracati  além de ter atuado como juiz coordenador da distribuição do Fórum.