Representação Parlamentar

Deputados estaduais

JOSÉ ALBUQUERQUE

Presidente

Zezinho Albuquerque, como é conhecido, foi reeleito em fevereiro de 2015 para presidir a Casa pela segunda vez consecutiva. Chegou ao posto em 2013 e ocupou o cargo que Roberto Cláudio (PDT) deixou em aberto para assumir a Prefeitura de Fortaleza. À época da primeira eleição, Zezinho foi o nome apoiado pelo então governador do Ceará, Cid Gomes. Em 2014, chegou a ser cotado como pré-candidato ao Governo do Estado pelo Pros e se caracterizou como um dos principais articuladores na campanha do atual governador, Camilo Santana (PT). Chegou à presidência da Assembleia depois de três biênios consecutivos como 1º secretário da mesa diretora, segundo cargo mais poderoso da Casa. Aliado dos Ferreira Gomes, acompanhou Cid na saída do Pros rumo ao PDT. Habilidoso articulador, está no sétimo mandato como deputado estadual, já tendo ocupado também os cargos de 2º vice-presidente, 2º e 3º secretário. Sua família tem tradição política em Massapê, desde que o bisavô foi prefeito, cargo que já foi do pai e do irmão. À frente da Assembleia, Zezinho sempre desenvolveu campanha pela Refinaria Premium II, investimento da Petrobras que era prometido ao Ceará, mas que foi cancelado em janeiro de 2015.

 

Partido: PDT
Aniversário: 19/3
Mandatos: 7 (1991-1994, 1995-1998, 1999-2002, 2003-2006, 2007-2010, 2011-2014, 2015-2018)
Autoidentificação ideológica: centro-esquerda
Prioridades na atuação parlamentar: combater o uso das drogas por meio do programa Ceará Sem Drogas e elaborar políticas contra a seca.
Grau de instrução: superior incompleto
Profissão: empresário
Domicílio eleitoral: Fortaleza
Base eleitoral: Brejo Santo, Camocim, Caucaia, Fortaleza, Granja, Icó, Ipueiras, Limoeiro do Norte, Sobral e Tauá.
Votos na última eleição: 95.253
Gabinete: 409
Telefone: (85) 3277 2524
E-mail: jalbuquerque@al.ce.gov.br
Site: www.josealbuquerque.com.br
Comissões permanentes: como presidente da Casa, não participa de nenhuma comissão.

ADERLÂNIA NORONHA

Filiada ao Partido Solidariedade (SD) no Ceará, foi a segunda mais votada deputada estadual no pleito de 2014, com 97.172 votos, a maioria concentrada na região dos Inhamuns, onde nasceu. Está em seu primeiro mandato como deputada e é também a primeira mulher a compor a mesa diretora da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará. É casada com o ex-prefeito da cidade de Parambu e atual deputado federal, Genecias Noronha.

 

Partido: SD
Aniversário: 6/4
Mandatos: 1 (2015-2018)
Autoidentificação ideológica: centro-esquerda
Prioridades na atuação parlamentar: lutar para garantir a convivência da população com a seca.
Grau de instrução: ensino médio
Profissão: empresária
Domicílio eleitoral: Parambu
Base eleitoral: Boa Viagem, Crateús, Mauriti, Novo Oriente, Orós, Parambu, Piquet Carneiro, Quiterianópolis, Quixeré e Russas
Votos na última eleição: 97.172
Gabinete: 508
Telefone: (85) 3277 2891 / 2339
E-mail: gabdepaderlania.noronha@al.ce.gov.br
Site: www.aderlania.com.br
Comissões: Agropecuária (suplente); Desenvolvimento Regional, Recursos Hídricos, Minas e Pesca (suplente).

AGENOR NETO

Líder do PMDB na Assembleia Legislativa, foi prefeito da cidade de Iguatu por oito anos, entre 2004 e 2012. Em novembro de 2013, no entanto, foi condenado por improbidade administrativa, acusado de ter contratado irregularmente servidores temporários sem concurso público, no período em que esteve à frente da gestão de Iguatu. A decisão judicial veio um mês depois que Agenor foi eleito vice-presidente estadual do PMDB.

 

Partido: PMDB
Aniversário: 17/2
Mandatos: 1 (2015-2018)
Autoidentificação ideológica: direita
Prioridades na atuação parlamentar: defender interesses da região próxima ao Iguatu, como instalação de indústrias, da Faculdade de Medicina, além da implantação de UTI no Hospital Regional e de um campus da Universidade Federal do Ceará ou do Cariri.
Grau de instrução: superior
Profissão: engenheiro civil
Domicílio eleitoral: Iguatu
Base eleitoral: Brejo Santo, Fortaleza, Iguatu, Jucás, Morada Nova, Orós, Porteiras, Quixelô, Solonópole e Várzea Alegre.
Votos na última eleição: 78.868
Gabinete: 112
Telefone: (85) 3277 2655
E-mail: gabdepagenor.neto@al.ce.gov.br
Comissões permanentes: Trabalho, Administração e Serviço Público (presidente); Ciência, Tecnologia e Educação Superior (vice-presidente); Desenvolvimento Regional, Recursos Hídricos, Minas e Pesca (membro); Defesa do Consumidor (suplente); Educação (suplente).

ANTÔNIO GRANJA

Natural de Jaguaribara, foi prefeito do Município de 1993 a 1996, pelo PDT, elegendo-se deputado estadual pela primeira vez em 1999, já pelo PTB. Foi para o Pros em outubro de 2013, acompanhando o grupo político de Cid Gomes. É herdeiro político do pai, Ananias Granja, que administrou Jaguaribara duas vezes na década de 1970, pela extinta Arena, partido base do regime militar. É autor do projeto de lei que “impõe critério para a nomeação de cargo público de direção” e do projeto de lei que proíbe a comercialização de armas de fogo, munições e afins em todo o território do Ceará.

 

Partido: PDT
Aniversário: 28/4
Mandatos: 5 (1999-2002, 2003-2006, 2007-2010, 2011-2014 e 2015-2018)
Autoidentificação ideológica: centro-esquerda
Prioridades na atuação parlamentar: saúde, políticas voltadas para o homem do campo, profissionalização para o mercado de trabalho, emprego e renda.
Grau de instrução: superior
Profissão: médico
Domicílio eleitoral: Jaguaribara
Base eleitoral: Alto Santo, Deputado Irapuan Pinheiro, Fortaleza, Jaguaretama, Jaguaribara, Jaguaribe, Jaguaruana, Milhã, Piquet Carneiro e Quixeré.
Votos na última eleição: 51.368
Gabinete: 503
Telefone: (85) 3277 2577
E-mail: antoniogranja@al.ce.gov.br
Comissões permanentes: Constituição, Justiça e Redação (presidente); Trabalho, Administração e Serviço Público (vice-presidente); Meio Ambiente e Desenvolvimento do Semiárido (membro); Orçamento, Finanças e Tributação (membro).

AUDIC MOTA

Começou a vida política na cidade onde nasceu, Tauá, quando foi eleito vereador pela primeira vez, de 2009 a 2012. No último ano do mandato, presidiu a Câmara Municipal e foi reeleito meses depois. Anterior à carreira política, exerceu cargos públicos, como os de procurador jurídico-adjunto do Município de Tauá e de assessor jurídico da Presidência da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará. Vem caracterizando seu mandato como bom orador no plenário.

 

Partido: PMDB
Aniversário: 30/10
Mandatos: 1 (2015-2018)
Autoidentificação ideológica: centro-direita
Prioridades na atuação parlamentar: projetos voltados para o interior do Ceará.
Grau de instrução: superior
Profissão: advogado
Domicílio eleitoral: Tauá
Base eleitoral: Aiuaba, Beberibe, Boa Viagem, Fortaleza, Ibicuitinga, Mauriti, Maracanaú, Pereiro, Tauá e Trairi.
Votos na última eleição: 28.509
Gabinete: 516
Telefone: (85) 3277 2913
E-mail: audic.mota@al.ce.gov.br
Site: audic15610.com
Comissões permanentes:  Constituição, Justiça e Redação (membro); Fiscalização e Controle (membro); Viação, Transporte e Desenvolvimento Urbano (membro); Desenvolvimento Regional (suplente); Indústria, Comercio, Turismo e Serviço (suplente).

BETHROSE

Seu marido, o ex-prefeito Walter Júnior (PR), foi eleito, pela primeira vez em 2004, pelo PSDB, com o apoio do então governador Lúcio Alcântara, que também pertencia ao partido. Walter Júnior acompanhou o ex-governador na ida ao PR e se reelegeu em 2008. Nas eleições de 2010, lançou a candidatura da então primeira-dama à Assembleia Legislativa, enquanto ambos trabalhavam em prol do retorno de Lúcio ao Governo do Estado. Apesar da vitória de Cid Gomes (PDT), Bethrose não se posicionou como de oposição à época da gestão dele como governador. Foi secretária de Ação Social e de Planejamento de São Gonçalo do Amarante, durante a administração do marido. Presidente da Comissão da Infância e Adolescência pela segunda vez, afirma ter a área como prioridade em sua atuação parlamentar.

 

Partido: PMB
Aniversário: 16/11
Mandatos: 2 (2011-2014 e 2015-2018)
Autoidentificação ideológica: esquerda
Prioridades na atuação parlamentar: enfoque especial na defesa dos direitos da criança e do adolescente.
Grau de instrução: superior
Profissões: fisioterapeuta e professora universitária
Domicílio eleitoral: São Gonçalo do Amarante
Base eleitoral: Aracati, Beberibe, Caucaia, Fortaleza, Paraipaba, Pentecoste, São Gonçalo do Amarante, São Luís do Curu, Umirim e Viçosa do Ceará.
Votos na última eleição: 31.666
Gabinete: 507
Telefone: (85) 3277 2741
E-mail: bethrose@al.ce.gov.br / bethrosefontenele@hotmail.com
Comissões permanentes: da Infância e Adolescência (presidente); Fiscalização e Controle (membro); Seguridade Social e Saúde (suplente); Trabalho, Administração e Serviço Público (suplente); Constituição, Justiça e Redação (suplente).

BRUNO GONÇALVES

Médico obstetra e ginecologista, está no 1º mandato como deputado estadual, eleito como o 9º mais votado do Ceará. De família com tradição política, é neto do falecido deputado estadual Acilon Gonçalves e filho do ex-secretário executivo da Saúde do Estado e ex-prefeito do Eusébio, Dr. Acilon Gonçalves. Filiou-se ao Partido Ecológico Nacional (PEN) em 2011, pelo qual participou da criação dos programas Renda Mínima, Aluguel Social e Transporte Regular Urbano Gratuito, no Eusébio, cidade onde obteve o segundo maior número de votos (a primeira foi Fortaleza).

 

Partido: PEN
Aniversário: 9/7
Mandatos: 1 (2015-2018)
Autoidentificação ideológica: centro-direita
Prioridades na atuação parlamentar: “levar direitos sociais para todos, defendendo as categorias profissionais organizadas.”
Grau de instrução: superior
Profissão: médico
Domicílio eleitoral: Eusébio
Base eleitoral: Aquiraz, Aurora, Barreira, Beberibe, Chorozinho, Eusébio, Fortaleza, Horizonte, Pacajus e Quixadá.
Votos na última eleição: 75.511
Gabinete: 312
Telefone: (85) 3277 2743
E-mail: bruno.bagon@hotmail.com
Comissões permanentes: Indústria, Comércio, Turismo e Serviço (presidente); Fiscalização e Controle (vice-presidente); Juventude (membro); da Infância e Adolescência (suplente); Orçamento, Finanças e Tributação (suplente); Seguridade Social e Saúde (suplente).

BRUNO PEDROSA

Filho do também deputado estadual Vanderley Farias Pedrosa, é empresário e advogado, com atuação em causas previdenciárias. Com a maior parte dos votos contabilizada em Caucaia e Fortaleza, foi eleito pela primeira vez em 2014, aos 24 anos. Anteriormente, tentou ser prefeito de Ipu em 2012, mas não alcançou votos suficientes, contabilizando apenas 154. A primeira ação como parlamentar foi propor a criação da Comissão da Seca.

 

Partido: PP
Aniversário: 4/11
Mandatos: 1 (2015-2018)
Autoidentificação ideológica: centro-direita
Prioridades na atuação parlamentar: família, juventude, segurança pública, medidas contra a seca, Ronda do Quarteirão em cidades com menos de 50 mil habitantes e implantação do Aeroporto de Canindé.
Grau de instrução: superior
Profissão: advogado
Domicílio eleitoral: Fortaleza
Base eleitoral: Caucaia, Croatá, Fortaleza, Guaraciaba do Norte, Ipueiras, Juazeiro do Norte, Madalena, Nova Russas, Quixeramobim e São Benedito.
Votos na última eleição: 27.793
Gabinete: 506
Telefone: (85) 3277 2977
E-mail: bruno.torquato.pedrosa@hotmail.com
Site: www.brunopedrosace.com.br
Comissões permanentes: Cultura e Esportes (membro); Fiscalização e Controle (presidente); Viação, Transporte, Desenvolvimento Urbano (membro).

CAPITÃO WAGNER

Foi o deputado estadual mais votado no Ceará do pleito de 2014, com 194.239 votos. Já conhecido na Assembleia, exerceu mandato por quatro meses como suplente, entre 2011 e 2012. Agora eleito, volta à Casa priorizando temas e propostas relativos à segurança pública, saúde e recursos hídricos. Em 2012, disputou uma cadeira na Câmara Municipal de Fortaleza e foi o candidato mais votado. Opositor ferrenho do ex-governador Cid Gomes (PDT), ganhou notoriedade quando liderou a greve de policiais militares no Ceará, entre dezembro de 2010 e janeiro de 2011.

 

Partido: PR
Aniversário: 21/1
Mandatos: 1 (2015-2018)
Autoidentificação ideológica: centro-esquerda
Prioridades na atuação parlamentar: segurança pública, saúde, educação e recursos hídricos.
Grau de instrução: superior
Profissão: policial militar
Domicílio eleitoral: Fortaleza
Base eleitoral: Camocim, Cascavel, Caucaia, Fortaleza, Juazeiro do Norte, Maracanaú, Maranguape, Quixadá, Russas e Sobral.
Votos na última eleição: 194.239
Gabinete: 319
Telefone: (85) 3277 2744
E-mail: gabdepcapitao.wagner@al.ce.gov.br
Site: www.capitaowagner.com
Comissões permanentes: Defesa Social (membro).

CARLOMANO MARQUES

Filiado ao PMDB, começou sua carreira política como vereador de Fortaleza em 1988, pelo PDS, sendo o segundo mais votado naquela eleição. É médico, formado pela Universidade Federal do Ceará com especialidade em cirurgia geral e torácica. É professor pré-universitário da disciplina de Matemática e já foi coordenador de benefícios do INSS. Sua irmã, Magaly Marques é vereadora na Câmara Municipal de Fortaleza.


Partido:  
PMDB
Aniversário: 
19/2
Mandatos:
Autoidentificação ideológica:
Prioridades na atuação parlamentar:
Grau de instrução:
superior completo
Profissões: médico e professor
Votos na última eleição: 46.366
Telefone: (85) 3277 2503 / 2601
E-mail: cmarques@al.ce.gov.br
Comissões permanentes: Seguridade Social e Saúde (presidente); Constituição, Justiça e Redação (membro); Fiscalização e Controle (suplente).

CARLOS MATOS

Natural de Fortaleza, é administrador de empresas formado pela Unifor, pós-graduado em Desenvolvimento Regional pela Universidade de Barcelona e doutorando em Desenvolvimento Regional na mesma universidade. Começou a trabalhar com pouco mais de 15 anos na Avícola Matos Lima Ltda. Presidiu o PSDB de 2007 a 2009, sendo o primeiro suplente de Deputado Federal pelo PSDB na legislatura. Em 2012, assumiu a direção corporativa do Instituto de Desenvolvimento Industrial do Ceará (Indi) – Orgão da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) – ocupando o cargo até 2014. Elegeu-se, em 2014, para o primeiro mandato de deputado estadual pelo Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB).

 

Partido: PSDB
Aniversário: 19/11
Mandatos: 1 (2015-2018)
Autoidentificação ideológica: centro-direito
Prioridades na atuação parlamentar: “promover inclusão social e um dinamismo econômico do Estado do Ceará. Além disso, cobrar e fiscalizar para que o Governo possa melhorar a qualidade do serviço público.”
Grau de instrução: superior
Profissão: empresário
Domicílio eleitoral: Fortaleza
Base eleitoral: Caucaia, Capistrano, Fortaleza, Horizonte, Juazeiro do Norte, Massapê, Pacajus, Quixadá, Santana do Cariri e Sobral.
Votos na última eleição: 29.036
Gabinete: 508
Telefone: (85) 3277 2569
E-mail: carlos.matos@al.ce.gov.br
Comissões permanentes:  Agropecuária (vice-presidente); Fiscalização e Controle (membro); Viação, Transporte, Desenvolvimento Urbano (suplente).

DANNIEL OLIVEIRA

É sobrinho do senador Eunício Oliveira (PMDB) e filho da ex-prefeita de Lavras da Mangabeira, Dena Oliveira (PMDB). Seu avô, Otoni Lopes de Oliveira, e seu pai, José Maria, também foram vereadores do Município. Com cerca de 36 mil votos nas eleições de 2010, Danniel ficou na suplência da coligação. Assumiu uma cadeira na Assembleia com a saída de parlamentares que assumiram cargos no Governo do Estado. Deputado estadual mais votado em Lavras da Mangabeira, teve parte de seus votos concentrados também em Milagres e Fortaleza. Foi presidente do Comitê da Copa na Casa

 

Partido: PMDB
Aniversário: 19/11
Mandatos: 2 (2011-2014 e 2015-2018)
Autoidentificação  ideológica: centro-esquerda
Prioridades na atuação parlamentar:  atuação na capacitação de jovens, combate às drogas e fortalecimento das micro e pequenas empresas.
Grau de instrução: ensino médio
Profissão: empresário
Domicílio eleitoral: Lavras da Mangabeira
Base eleitoral: Alto Santo, Aurora, Caririaçu, Catarina, Fortaleza, Lavras da Mangabeira, Milagres, Pedra Branca, Santana do Cariri e Tabuleiro do Norte.
Votos na última eleição: 62.550
Gabinete: 320
Telefone: (85) 3277 2815
E-mail: gabdannieloliveira@gmail.com
Site: www.dannieloliveira.com.br
Comissões permanentes: por fazer parte da mesa diretora, não participa de comissões.

DAVID DURAND

Pastor da Igreja Universal do Reino de Deus, ocupa cadeira cativa na Assembleia. O antecessor dele, Ronaldo Martins, foi eleito deputado federal no pleito de 2014.  Antes de tomar posse no parlamento, Durand foi convidado pelo governador Camilo Santana (PT) para ser secretário do Esporte(Sesporte). Logo que assumiu, sofreu críticas por não ser atuante na área e supostamente não ter perfil para o cargo. Em fevereiro de 2015, pediu exoneração do cargo, configurando a primeira crise na gestão de Camilo. O PRB, partido do qual faz parte, alegou limitação do campo de ação da Sesporte, o que tiraria a autonomia e a capacidade técnica da pasta

 

Partido: PRB
Aniversário: 9/8
Mandatos: 1 (2015-2018)
Autoidentificação ideológica: centro
Prioridades na atuação parlamentar: defesa e ampliação de direitos, notadamente do consumidor e do contribuinte; para a defesa intransigente da família; e a garantia de efetividade dos instrumentos de participação da sociedade nas decisões do Estado (plebiscito, referendo e participação popular).
Grau de instrução: ensino médio
Profissão: pastor
Domicílio eleitoral: Fortaleza
Base eleitoral: Aquiraz, Cascavel, Caucaia, Eusébio, Fortaleza, Guaiúba, Maracanaú, Maranguape, Pacajus e Pacatuba.
Votos na última eleição: 53.608
Gabinete: 309
Telefone: (85) 3277 2553
E-mail: daviddurand.prb@gmail.com
Comissões permanentes: Educação (membro).

DR. CARLOS FELIPE

Nascido no interior de Crateús, na Fazenda São Cristóvão, fez parte da Diretoria dos Sindicatos dos Médicos. Em 2004, pela primeira, foi candidato a prefeito, mas não venceu. Em 2008, concorreu novamente às eleições e foi eleito prefeito de Crateús com 10.851 votos. Foi reeleito em 2012 como prefeito do município. Em abril de 2014, renunciou ao mandato de prefeito para disputar no mesmo ano uma vaga na Assembleia Legislativa do Ceará.

Partido: PC do B
Aniversário: 20/9
Mandatos: 1 (2015-2018)
Grau de instrução: superior
Profissão: médico
Votos na última eleição: 28.881
Telefone: (85) 3277 2901/2902
E-mail:  carlos.felipe@al.ce.gov.br
Comissões permanentes: Ciência, Tecnologia e Educação Superior (presidente); Seguridade Social e Saúde (vice-presidente);
Agropecuária (suplente); Defesa do Consumidor (suplente); Industria, Comércio, Turismo e Serviço (suplente)
Educação (suplente).

 

DR. JOSÉ SARTO

Foi líder do governo Cid Gomes (PDT) na Assembleia e primeiro vice-presidente da Casa entre 2011 e 2012. Assumiu a presidência em janeiro de 2013, com a renúncia do então presidente Roberto Cláudio (PDT) para assumir a Prefeitura de Fortaleza. Anunciou filiação ao Pros em outubro de 2013, acompanhando o grupo político de Cid, na época. Na legislatura anterior, presidiu a Comissão de Constituição, Justiça e Redação. Foi eleito deputado estadual pela primeira vez em 1994. Nas eleições de 2002, não conseguiu se eleger e ficou na suplência, mas exerceu quase todo o mandato com a licença de Mauro Filho. Ingressou na vida parlamentar como vereador da Capital em 1988, chegando a presidir a Câmara Municipal. Teve passagem pelo PDC, PMDB e PPS. Também integra a bancada evangélica na Assembleia.

 

Partido: PDT
Aniversário: 13/2
Mandatos: 5 (1995-1998, 1999-2002, 2007-2010, 2011-2014 e 2015-2018)
Autoidentificação ideológica: centro-esquerda
Prioridades na atuação parlamentar: construir políticas públicas, especialmente na área de saúde e cidadania.
Grau de instrução: superior
Profissão: médico
Domicílio eleitoral: Fortaleza
Base eleitoral: Acopiara, Amontada, Caucaia, Fortaleza, Paraipaba, Paramoti, São Gonçalo do Amarante, São Luís do Curu, Trairi e Várzea Alegre.
Votos na última eleição: 85.310
Gabinete: 315
Telefone: (85) 3277 2889
E-mail: josesarto@al.ce.gov.br
Site: www.deputadosarto.com.br
Comissões permanentes: Educação (presidente); Constituição, Justiça e Redação (membro); Orçamento, Finanças e Tributação (membro); Seguridade Social e Saúde (membro); Fiscalização e Controle (suplente).

DRA. SILVANA

Em 2013, assumiu vaga na Assembleia Legislativa como suplente, com atuação marcada pela religiosidade. No mesmo ano, porém, fez parte do grupo de deputados que deixou o mandato após a volta dos secretários estaduais exonerados pelo ex-governador Cid Gomes. No início do atual mandato, foi indicada para a presidência da Comissão de Direitos Humanos, gerando repercussão em redes sociais, entidades sociais e entre os colegas parlamentares. Depois do burburinho, deixou a Comissão para assumir a presidência da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento do Semiárido.

 

Partido: PMDB
Aniversário: 16/1
Mandatos: 1 (2015-2018).
Autoidentificação ideológica: direita
Prioridades na atuação parlamentar: área de saúde
Grau de instrução: superior
Profissão: médica
Domicílio eleitoral: Fortaleza
Base eleitoral: Caucaia, Chorozinho, Fortaleza, Horizonte, Itaitinga, Itapajé, Juazeiro do Norte, Maracanaú, Pacajus e Tabuleiro do Norte.
Votos na última eleição: 41.449
Gabinete: 303
Telefone: (85) 3277 2870
E-mail: dra.silvana@al.ce.gov.br
Site: deputadasilvana.blogspot.com.br
Comissões permanentes: Meio Ambiente e Desenvolvimento Semiárido (presidente); Educação (membro); Orçamento, Finanças e Tributação (suplente).

ELMANO DE FREITAS

É filiado ao PT desde 1989. Candidatou-se a prefeito de Fortaleza em 2012, apoiado pela ex-prefeita Luizianne Lins, mas derrotado por Roberto Cláudio (PDT). Em dezembro de 2013, tomou posse como presidente do PT Fortaleza. Antes disso, esteve à frente da Secretaria de Educação e também Orçamento Participativo. Atuou por oito anos na direção estadual do PT e seis anos como advogado em tribunais superiores em Brasília. Como parlamentar, dedica-se especialmente à educação, ao desenvolvimento econômico e à política agrária.

 

Partido: PT
Aniversário: 12/4
Mandatos: 1 (2015-2018)
Autoidentificação ideológica: esquerda
Prioridades na atuação parlamentar: educação, desenvolvimento econômico, movimentos sociais, juventude e movimentos de gênero.
Grau de instrução: superior
Profissão: advogado
Domicílio eleitoral: Fortaleza
Base eleitoral: Fortaleza, Baturité, Iracema, Maracanaú, Caucaia, Sobral, Itapiúna e Capistrano.
Votos na última eleição: 44.292
Gabinete: 307
Telefone: (85) 3277 2653
E-mail: elmano.freitas@al.ce.gov.br
Comissões permanentes: Educação (Vice-Presidente); Cultura e Esportes (Membro); Orçamento, Finanças e Tributação (Membro); Desenvolvimento Regional, Recursos Hídricos, Minas e Pesca (Membro); Direitos Humanos e Cidadania (Membro).

ELY AGUIAR

Conseguiu notoriedade no Estado em programas policiais, apresentador do programa “Os Malas e a Lei”, na TV Diário e do “Aqui Agora”, no SBT. Teve passagem pelas rádios O POVO, Verdes Mares e Cidade. É um dos mais críticos da Segurança Pública. Cobra soluções na área, principalmente para Fortaleza e Região do Cariri — seus redutos eleitorais. Em 2006, conquistou o primeiro mandato eletivo na Assembleia Legislativa. Natural do Crato, onde iniciou a carreira de radialista, e recebeu sua segunda maior votação, atrás apenas de Fortaleza. É defensor da criação do Batalhão de Fronteira, para atuar na divisa do Ceará com Pernambuco e coibir a entrada de drogas no Estado.

 

Partido: PSDC
Aniversário: 29/10
Mandatos: 3 (2007-2010, 2011-2014 e 2015-2018)
Autoidentificação ideológica: centro
Prioridades na atuação parlamentar: fiscalizar os recursos públicos e defender uma segurança pública capaz de garantir o bem-estar do cidadão cearense.
Grau de instrução: superior
Profissões: jornalista e radialista
Domicílio eleitoral: Fortaleza
Base eleitoral: Barbalha, Campos Sales, Caucaia, Crato, Farias Brito, Fortaleza, Horizonte, Juazeiro do Norte, Maracanaú e Tamboril.
Votos na última eleição: 41.632
Gabinete: 501
Telefone: (85) 3277 2650
E-mail: elyaguiar@al.ce.gov.br
Comissões permanentes: como suplente da mesa diretora, não participa de comissões.

EVANDRO LEITÃO

Líder do Governo na Assembleia Legislativa, Evandro Leitão foi eleito deputado estadual em 2014, sendo o 12º candidato mais bem votado entre os 46 eleitos. Em 2010, candidatou-se a uma vaga na AL pela primeira vez e obteve mais de 30 mil votos, mas ficou na suplência. Trabalhou no Governo do Ceará como secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social do Estado do Ceará de 2011 a 2013, durante o segundo mandato do ex-governador Cid Gomes. Fora da política, é reconhecido nacionalmente pelo trabalho desenvolvido como presidente do Ceará Sporting Club, desde março de 2008 até 2015.

 

Partido: PDT
Aniversário: 16/4
Mandatos: 1 (2015-2018)
Autoidentificação ideológica: centro-esquerda
Prioridades na atuação parlamentar: abrir diálogo com a base aliada, ao mesmo tempo em que tentará atender às reivindicações da oposição.
Grau de instrução: superior
Profissão: advogado
Domicílio eleitoral: Fortaleza
Base eleitoral: Aracati, Barreira, Boa Viagem, Caucaia, Capistrano, Fortaleza, Itapipoca, Maracanaú, Pacajus e Santana do Acaraú.
Votos na última eleição: 70.228
Gabinete: 316
Telefone: (85) 3277 2582
E-mail: evandro.leitao@al.ce.gov.br
Comissões permanentes: Cultura e Esportes (vice-presidente); Defesa Social (vice-presidente); Constituição, Justiça e Redação (membro); Infância e Adolescência (membro); Orçamento, Finanças e Tributação (membro); Defesa do Consumidor (suplente); Direitos Humanos e Cidadania (suplente).

FERNANDA PESSOA

Está em seu segundo mandato. Tem cobrado políticas públicas mais eficazes que garantam os direitos ligados à segurança, saúde, habitação e educação. Como prioridade de seu mandato estão a luta em defesa dos agricultores direitos das crianças e adolescentes combate à violência infantil e à mulher; e melhores políticas para idosos. Estão entre as prioridades do seu mandato.

É presidente da Frente Parlamentar em Defesa das Mulheres, criada pela bancada feminina da Assembléia Legislativa do Ceará, em 2012.

 

Partido: PR
Aniversário: 8/6
Mandatos: 2 (2011-2014 e 2015-2018)
Autoidentificação ideológica: centro
Prioridades na atuação parlamentar: saúde preventiva, educação integral, combate ao uso de drogas e tratamento dos usuários, agricultura regional, além da atenção às políticas públicas relacionadas à mulher e às crianças cearenses.
Grau de instrução: superior
Profissão: administradora de empresas
Domicílio eleitoral: Maracanaú
Base eleitoral: Aracati, Brejo Santo, Fortaleza, Guaiúba, Ibiapina, Icapuí, Jucás, Maracanaú, Maranguape e Pacatuba.
Votos na última eleição: 78.579
Gabinete: 306
Telefone: (85) 3277 2781
E-mail: dep.fernandapessoa@al.ce.gov.br
Site: www.fernandapessoa.com.br
Comissões permanentes: Juventude (vice-presidente); Seguridade Social e Saúde (membro); Constituição, Justiça e Redação (suplente); Cultura e Esportes (suplente); da Infância e Adolescência (suplente); presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Mulher.

FERREIRA ARAGÃO

Apresentador do programa “Comando 22”, da TV Diário, conseguiu notoriedade com sua atuação em programas policiais. Começou a carreira na televisão no ano de 2001, como apresentador e criador do programa policial “Cidade 190”. No rádio, apresentou, na FM Estação SAT, o programa “Ferreira Aragão”, além de ter atuado em outros programas. Ingressou na política conseguindo se eleger vereador de Fortaleza em 2004. Em 2006, foi eleito para o primeiro mandato na Assembleia Legislativa. Volta os discursos, principalmente, para a área da Segurança Pública e usa tom incisivo, ao estilo do que adota na televisão.

 

Partido: PDT
Aniversário: 14/2
Mandatos: 3 (2007-2010, 2011-2014 e 2015-2018)
Autoidentificação ideológica: esquerda
Prioridades na atuação parlamentar: “trabalhar e corresponder.”
Grau de instrução: superior
Profissões: advogado e radialista
Domicílio eleitoral: Fortaleza
Base eleitoral: Caucaia, Forquilha, Fortaleza, Granja, Itapajé, Itapipoca, Maracanaú, Meruoca, Sobral e Umirim.
Votos na última eleição: 27.607
Gabinete: 502
Telefone: (85) 3277 2630
E-mail: ferreiraaragao@yahoo.com.br
Comissões permanentes: Constituição, Justiça e Redação (suplente); Educação (suplente).

GONY ARRUDA

Secretário do Esporte no segundo mandato de Cid Gomes. Voltou à Assembleia em setembro de 2013. Filiou-se ao PSD, depois do mal-estar que sua ida para o Governo causou dentro do PSDB, sigla à qual pertencia e que tentava se firmar como oposição depois das eleições de 2010. No quarto mandato como deputado estadual, foi 1º vice-presidente da Assembleia por dois mandatos (2007 e 2010) e 1º secretário da Casa também por duas vezes (2003 e 2007). Também foi presidente da Frente Parlamentar pela Copa do Mundo em Fortaleza (2007-2010). Foi vice-presidente do Flamengo e chefe da delegação da Seleção Brasileira de futebol por duas vezes (1998 e 2002).

 

Partido: PSD
Aniversário: 3/2
Mandatos: 5 (1999-2002, 2003-2006, 2007-2010, 2011-2014 e 2015-2018)
Autoidentificação ideológica: centro-direita.
Prioridades na atuação parlamentar: projeto para a juventude e combate às drogas.
Grau de instrução: superior
Profissão: administrador de empresas
Domicílio eleitoral: Granja
Base eleitoral: Aracati, Barroquinha, Camocim, Cariré, Croatá, Frecheirinha, Granja, Guaiúba, Moraújo e Tianguá.
Votos na última eleição: 46.179
Gabinete: 509
Telefone: (85) 3277 2938
E-mail: deputadogonyarruda@gmail.com

HEITOR FÉRRER

Atuando no quarto mandato como deputado estadual, foi o parlamentar que mais apresentou projetos na legislatura passada. Depois de ter se candidatado à Prefeitura de Fortaleza (2012), ficando em terceiro lugar, foi cotado para disputar o Governo do Estado ou uma vaga no Senado. Na Assembleia, destacou-se como o mais ferrenho opositor do ex-governador Cid Gomes, numa Casa de esmagadora maioria aliada. Foi vereador de Fortaleza por três mandatos, a partir de 1989, atuando como opositor do então prefeito Juraci Magalhães. Filiado ao PDT desde o início de sua carreira política, mudou para o PSB, em 2015. Em 2011, apresentou projeto que visa impedir que “fichas sujas” assumam cargos na administração pública estadual.

 

Partido: PSB
Aniversário: 11/10
Mandatos: 4 (2003-2006, 2007-2010, 2011-2014 e 2015-2018)
Autoidentificação ideológica: centro-esquerda
Prioridades na atuação parlamentar: atuar na fiscalização das ações do Governo.
Grau de instrução: superior
Profissão: médico
Domicílio eleitoral: Fortaleza
Base eleitoral: Aquiraz, Cascavel, Caucaia, Fortaleza, Jaguaretama, Jaguaribara, Lavras da Mangabeira, Maracanaú, Maranguape e Sobral.
Votos na última eleição: 93.928
Gabinete: 317
Telefone: (85) 3277 2666
E-mail: heitorferrer@al.ce.gov.br
Site: www.heitorferrer.com.br
Comissões permanentes: Viação, Transporte e Desenvolvimento Urbano (presidente); Defesa do Consumidor (membro).

IVO GOMES

Assim como os irmãos Ciro e Cid Gomes, iniciou a carreira política no município de Sobral, onde foi chefe de gabinete da Prefeitura e secretário de Desenvolvimento da Educação. Em 2002, foi eleito pela primeira vez deputado estadual com 50.326 votos. Em 2006, integrando o Partido Socialista Brasileiro (PSB), Ivo foi o segundo deputado mais votado do Ceará, com 73.096 votos. Em 2007, foi convidado pelo então governador Cid Gomes para assumir a chefia do gabinete do Governo do Estado do Ceará, onde atuou até março de 2011. Nas últimas eleições, obteve mais de 73 mil votos.

 

Partido: PDT
Aniversário: 13/12
Mandatos: 4 (2003–2006, 2007–2010, 2011–2014 e 2015–2018)
Autoidentificação ideológica: esquerda
Prioridades na atuação parlamentar: “crianças, adolescentes e juventude.”
Grau de instrução: superior
Profissão: advogado
Domicílio eleitoral: Fortaleza
Base eleitoral: Alcântaras, Cariré, Coreaú, Forquilha, Frecheirinha, Pires Ferreira e Sobral
Votos na última eleição: 73.055
Gabinete: 113
Telefone: (85) 3277 2822
E-mail: ivogomes@al.ce.gov.br
Comissões permanentes: Juventude (membro) e Educação (membro).

JOÃO JAIME

Último dos três deputados tucanos a deixar o PSDB em 2013. Ocupa a 3ª secretaria da mesa diretora. Foi líder do PSDB na legislatura anterior. Foi chefe de gabinete de Tasso Jereissati no terceiro mandato no Executivo Estadual e ainda mantém proximidade com o ex-governador. Está na quarta legislatura como deputado estadual; é articulador e estrategista nos bastidores. Destaca-se também nos debates em plenário. Foi vereador de Acaraú, sendo pertencente à tradicional família de políticos da região. Atuou na instalação da APA de Jericoacoara.

 

Partido: DEM
Aniversário: 10/11
Mandatos: 4 (2003-2006, 2007-2010, 2011-2014 e 2015-2018)
Autoidentificação ideológica: centro-esquerda
Prioridades na atuação parlamentar: defesa do meio ambiente com sustentabilidade, combate à seca e estiagem.
Grau de instrução: ensino médio
Profissão: empresário
Domicílio eleitoral: Fortaleza
Base eleitoral: Acaraú, Aracati, Canindé, Caridade, Ipueiras, Itatira, Tejuçuoca, Tianguá, Umirim e Viçosa do Ceará.
Votos na última eleição: 52.638
Gabinete: 520
Telefone: (85) 3277 2567
E-mail: joaojaime@al.ce.gov.br
Comissões permanentes: como membro da mesa diretora, não participa de comissões.

JOAQUIM NORONHA

É deputado estadual pela primeira vez e tem irmão que foi prefeito da cidade de Parambu, na região dos Inhamuns, onde tem as origens familiares e políticas. Ocupa na Assembleia Legislativa o cargo de 4º secretário da mesa diretora e não participa, por isso, de comissões parlamentares. O deputado afirma que, em sua gestão, estará atento à luta pelo desenvolvimento turístico e cultural, tentando elevar a economia do Estado via ingresso do turismo interno, do nacional e do internacional, desde a Capital até a valorização da cultura regional dos municípios interioranos.

 

Partido: PRP
Aniversário: 29/7
Mandatos: 1 (2015-2018)
Autoidentificação ideológica: centro-esquerda
Prioridades na atuação parlamentar: combate à seca, moradia popular, preservação ambiental e segurança pública.
Grau de instrução: superior
Profissão: empresário
Domicílio eleitoral: Parambu
Base eleitoral: Aurora, Barro, Campos Sales, Itapajé, Parambu, Pentecoste, Pindoretama, Redenção, Senador Pompeu e Sobral.
Votos na última eleição: 38.751
Gabinete: 521
Telefone: (85) 3277 2873
E-mail: joaquim.noronha@al.ce.gov.br
Comissões permanentes: como membro da mesa diretora, não participa de comissões.

JÚLIO CÉSAR FILHO

No segundo mandato como deputado estadual, é filho do ex-deputado Júlio César Costa Lima — eleito para duas legislaturas na Casa, em 1994 e 2006. Também sua mãe, Meire Costa Lima, foi deputada estadual eleita pelo PSDB em 2004, numa candidatura lançada pelo marido. O pai despontou na política como prefeito de Maracanaú, cargo que exerceu por três mandatos. A família comandou os rumos do Município ao longo de duas décadas, até a eleição de Roberto Pessoa (PR), em 2004, que afastou o clã Costa Lima do poder. Ingressou na vida partidária na coordenação de juventude do PSDB de Maracanaú. Em 2016 filiou-se ao PDT.

 

Partido: PDT
Aniversário: 3/4
Mandatos: 2 (2011-2014 e 2015-2018)
Autoidentificação ideológica: centro
Prioridades na atuação parlamentar: ações voltadas para a juventude.
Grau de instrução: superior
Profissão: engenheiro civil
Domicílio eleitoral: Maracanaú
Base eleitoral: Altaneira, Assaré, Barbalha, Caucaia, Fortaleza, Ipueiras, Juazeiro do Norte Maracanaú, Pacatuba e Quixadá.
Votos na última eleição: 23.624
Gabinete: 512
Telefone: (85) 3277 2559
E-mail: depjuliocesarfilho@al.ce.gov.br
Comissões permanentes: Orçamento, Finanças e Tributação (presidente); Desenvolvimento Regional, Recursos Hídricos, Minas e Pesca (vice-presidente); Constituição, Justiça e Redação (membro); Defesa Social (membro); Direitos Humanos e Cidadania (membro); Fiscalização e Controle (membro); Trabalho, Administração e Serviço Publico (membro); Juventude (suplente); vice-líder do governo Camilo Santana.

LAÍS NUNES

Casada com o ex-deputado Neto Nunes, herdeiro de poderoso grupo político de Icó. Administradora de empresas e servidora pública, Laís exerce o primeiro mandato no parlamento. Defende o fortalecimento dos municípios — com ênfase à emancipação de distritos e o reconhecimento dos limites territoriais dos municípios —, a renegociação do endividamento rural e a geração de emprego e renda a partir das potencialidades de cada região.

 

Partido: PMB
Aniversário: 8/5
Mandatos: 1 (2015-2018)
Autoidentificação ideológica: centro-esquerda
Prioridades na atuação parlamentar: implantação de escolas de tempo integral e delegacias da mulher no maior número possível de cidades.
Grau de instrução: superior
Profissão: administradora de empresas
Domicílio eleitoral: Icó
Base eleitoral: Baixio, Baturité, Caririaçu, Fortaleza, Icó, Ipaumirim, Juazeiro do Norte, Lavras da Mangabeira, Pereiro e Pindoretama.
Votos na última eleição: 48.929
Gabinete: 310
Telefone: (85) 3277 2777
E-mail: laisnunes@al.ce.gov.br
Site: www.laisnunes.com.br
Comissões permanentes: Desenvolvimento Regional, Recursos Hídricos, Minas e Pesca (presidente); Defesa do Consumidor (vice-presidente); da Infância e Adolescência (membro); Fiscalização e Controle (membro); Orçamento, Finanças e Tributação (suplente); Viação, Transporte e Desenvolvimento Urbano (suplente).

LEONARDO PINHEIRO

Candidatou-se a deputado estadual pela primeira vez em 2006, pelo PHS, ficando na 2ª suplência. Com licença solicitada pelo deputado  Francisco Caminha, Pinheiro chegou a assumir como deputado por quatro meses. Na eleição de 2010, foi eleito deputado estadual pelo PR. Em 2014, se candidatou pela terceira vez pelo PSD, ficando na 1ª suplência e se tornando efetivo meses depois, em razão da morte de Welington Landim. O parlamentar tem como principal marca de seu trabalho a área da saúde.

 

Partido: PP
Aniversário: 15/7
Mandatos: 3 (2006 – 2010; 2010 – 2014 e 2015 – 2018)
Autoidentificação ideológica: centro-esquerda
Prioridades na atuação parlamentar: projetos na área da saúde, em particular, a construção de um hospital  na região do Vale do Jaguaribe.
Grau de instrução: superior
Profissão: médico
Domicílio eleitoral: Morada Nova
Base eleitoral: Fortaleza, Iracema, Jaguaretama, Jaguaribe, Maracanaú, Milhã, Morada Nova, Quixadá, Quixeramobim e Solonópole.
Votos na última eleição: 40.575
Gabinete: 523
Telefone: (85) 3277 2928
E-mail: leonardopinheiro@al.ce.gov.br
Comissões permanentes: Constituição, Justiça e Redação (vice-presidente); Agropecuária (membro); Defesa do Consumidor (membro); Direitos Humanos e Cidadania (membro); Seguridade Social e Saúde (membro).

LUCÍLVIO GIRÃO

Natural de Maranguape nasceu no dia 16/5/1953. O Deputado Lucílvio Girão é filho de Luiz Sales Regadas, de tradicional família de Acaraú, e de Juraci Girão Nobre, de estirpe dos Girões/Nobres de Morada Nova.
O Dr. Lucílvio Girão foi vereador por três legislaturas. É Deputado Estadual, com assento na Assembleia Legislativa do Ceará – para a qual se reelegeu nas eleições de outubro de 2014.

Sua trajetória política iniciou em 1992 disputando o cargo de Vereador de Fortaleza, ficando na 1ª suplência e efetivando-se na mesma legislatura, já em 1996 foi eleito Vereador com 7.266 votos e no pleito de 2000 com 13.091 votos. Disputou em 2002 as eleições para Deputado Estadual sendo eleito com 26.905, em 2006 com 49.225, em 2010 com 46.877 e reeleito em 2014 com 52.402 para mais uma Legislatura para Deputado Estadual. Seus principais redutos eleitorais são: Fortaleza, Maranguape, Morada Nova, Maracanaú, Eusébio, Russas, Pacatuba, Itaitinga, Caucaia, Caridade e Umirim.

Partido: PP
Aniversário: 16/5
Mandatos: 4 (2003-2006, 2007-2010, 2011-2014 e 2015-2018)
Prioridades na atuação parlamentar: defesa dos mais humildes na área da saúde onde desenvolve sua luta contra a doença e a dor.
Grau de instrução: superior
Profissão: médico
Domicílio eleitoral: Maranguape
Base eleitoral: Fortaleza, Maranguape, Morada Nova, Maracanaú, Eusébio, Russas, Pacatuba, Itaitinga, Caucaia, Caridade e Umirim.
Votos na última eleição: 52.402
Gabinete: 301
Telefone: (85) 3277 2674
E-mail: lucilviogirao@al.ce.gov.br
Comissões permanentes: Seguridade Social e Saúde (membro), Cultura e Esportes (suplente), Defesa Social (suplente), Direitos Humanos e Cidadania (suplente), Educação (suplente).

MANOEL DUCA

Conhecido por Duquinha, é ex-prefeito da cidade de Acaraú e foi neste cargo que ingressou na vida pública, em 1977, pelo PDS. Em 1986, foi eleito para seu primeiro mandato como deputado estadual, reelegendo-se por seis vezes consecutivas. Exerce o sétimo mandato e está como 2º secretário da mesa. Por causa do cargo na Assembleia, não participa de comissões permanentes. Em 2004, assumiu outra vez a Prefeitura de Acaraú, que é sua principal base eleitoral, tanto que voltou sua atividade parlamentar para a região. É irmão do deputado federal Aníbal Gomes, reeleito para o sexto mandato na Câmara dos Deputados.

 

Partido: PDT
Aniversário: 24/2
Mandatos: 7 (1987-1990, 1991-1994, 1995-1998, 1999-2002, 2003-2004, 2011-2014 e 2015-2018)
Autoidentificação ideológica: direita
Prioridades na atuação parlamentar: ações voltadas para a região do Acaraú, maioridade penal e armamento da população.
Grau de instrução: superior
Profissão: administrador de empresas
Domicílio eleitoral: Acaraú
Base eleitoral: Acaraú, Bela Cruz, Carnaubal, Coreaú, Cruz, Itapajé, Itapipoca, Marco, Saboeiro e Santana do Acaraú.
Votos na última eleição: 64.414
Gabinete: 519
Telefone: (85) 3277 2593 / 5294
E-mail: depduquinha@al.ce.gov.br
Comissões permanentes: como membro da mesa diretora, não participa de comissões.

MOISÉS BRAZ

Presidente da Comissão da Agropecuária, tem atuação em lideranças sindicais rurais. Teve atuação na Pastoral da Juventude do Meio Popular e no Movimento de Educação de Base. Presidiu o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Massapê, entre 1990 e 1993. Foi coordenador regional da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Ceará (Fetraece), de 1993 a 1996. Foi vice-presidente do STTR de Massapê, em 1998, antes de assumir a Secretaria de Finanças da Fetraece, de 2001 a 2005, entidade para a qual acabou eleito presidente por duas gestões (2005-2009 e 2010-2013) e, posteriormente, vice-presidente. Fundou e presidiu o PT em Massapê.

 

Partido: PT
Aniversário: 5/9
Mandatos: 1 (2015-2018)
Autoidentificação ideológica: esquerda
Prioridades na atuação parlamentar: fortalecimento da agricultura familiar e reforma agrária.
Grau de instrução: ensino médio
Profissão: trabalhador rural
Domicílio eleitoral: Massapê
Base eleitoral: Ararendá, Forquilha, Fortaleza, Itapipoca, Massapê, Meruoca, Quixeramobim, Tianguá, Trairi e Viçosa do Ceará.
Votos na última eleição: 75.027
Gabinete: 313
Telefone: (85) 3277 2972
E-mail: moises.braz@al.ce.gov.br
Site: www.moisesbraz.com.br
Comissões permanentes: Agropecuária (presidente); Direitos Humanos e Cidadania (vice-presidente); Fiscalização e Controle (membro).

NAUMI AMORIM

Nascido em Tauá, Naumi é empresário e estreou na política como candidato a deputado estadual no ano de 2014. Tem parentesco com a família Aguiar, como o também eleito deputado estadual, Odilon Aguiar, ex-prefeito de Tauá. Teve votação expressiva nas cidades de Parambu, Quiterianópolis, Boa Viagem, Tauá e Fortaleza. Foi em Caucaia onde obteve o maior número de votos: 27.241; quando lançou, todavia, candidatura à prefeitura da Cidade, não se elegeu.

 

Partido: PMB
Aniversário: 30/1
Mandatos: 1 (2015-2018)
Autoidentificação ideológica: centro
Prioridades na atuação parlamentar: “trabalho voltado às pessoas mais carentes do Estado, principalmente, nas regiões onde há seca.”
Grau de instrução: ensino médio
Profissão: empresário
Domicílio eleitoral: Caucaia
Base eleitoral: Boa Viagem, Caucaia, Crateús, Fortaleza, Parambu, Quiterianópolis, São Luís do Curu, Tauá, Trairi e Uruburetama.
Votos na última eleição: 46.836
Gabinete: 504
Telefone: (85) 3277 2974
E-mail: gabdepnaumi.amorim@al.ce.gov.br
Comissões permanentes: Ciência, Tecnologia e Educação Superior (membro); Defesa do Consumidor (membro); Juventude (suplente); Orçamento, Finanças e Tributação (suplente).

OSMAR BAQUIT

Está no quinto mandato consecutivo como deputado estadual. Iniciou sua carreira política como vice-prefeito de Quixadá, em 1996. Pertence a uma família tradicional no Município, sendo filho de Aziz Baquit, que administrou Quixadá por dois mandatos. Assumiu a Secretaria da Agricultura, Pesca e Aquicultura do Estado (Seapa), no Governo Camilo Santana, até julho de 2016. Atualmente, é o quarto secretário da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa.

 

Partido: PSD
Aniversário: 4/10
Mandato: 3 (1999-2002, 2011-2014, 2015-2018)
Prioridades na atuação parlamentar: defender investimentos para subsidiar recursos para obras essenciais como educação, saúde, indústria e comércio, além de obras de saneamento, calçamento, eletrificação rural e abastecimento d’água nos distritos e comunidades mais carentes.
Profissão: empresário
Domicílio eleitoral:
Base eleitoral: Araripe, Assaré, Banabuiú, Chaval, Campos Sales, Choró, Graça, Ibaretama, Ipaumirim, Itaiçaba, Mombaça, Fortaleza, Moraújo e Quixadá
Votos na última eleição: 44.818
Telefone: 3277 2953/2928
E-mail: osmarb@al.ce.gov.br
Site: www.osmarbaquit.com.br

 

RENATO ROSENO

É advogado e militante de direitos humanos, meio ambiente e poder popular com atuação junto a movimentos sociais. Está no primeiro mandato como deputado estadual, com 59.887 votos, sendo 22.142 oriundos das urnas na Capital. É apontado como um dos nomes que podem adicionar elementos ideológicos à oposição na Assembleia. Foi candidato ao Governo do Ceará em 2006 e à Prefeitura de Fortaleza em 2008 e 2012. Em 2010, foi candidato a deputado federal, tendo sido o segundo mais votado de Fortaleza. Em 2014, foi o terceiro mais votado da Capital, sendo eleito o primeiro parlamentar do Psol.

 

Partido: Psol
Aniversário: 18/12
Mandatos: 1 (2015-2018)
Autoidentificação ideológica: esquerda
Prioridades na atuação: “nosso mandato será de oposição, de luta. Não será propriamente especializado. Estará a serviço das lutas sociais”.
Grau de instrução: superior
Profissão: advogado
Domicílio eleitoral: Fortaleza
Base eleitoral: Cascavel, Caucaia, Crato, Fortaleza, Horizonte, Juazeiro do Norte, Maracanaú, Maranguape, Pacatuba e Sobral.
Votos na última eleição: 59.887
Gabinete: 314
Telefone: (85) 3277 2792
E-mail: contato@renatoroseno.com.br
Site: www.renatoroseno.com.br
Comissões permanentes: da Infância e Adolescência (membro); Direitos Humanos e Cidadania (membro); Meio Ambiente e Desenvolvimento do Semiárido (suplente).

ROBÉRIO MONTEIRO

Nascido em Itarema, foi prefeito da Cidade por dois mandatos seguidos, entre 2005 e 2012, e está, pela primeira vez, atuando como deputado estadual. Os pais, José Maria Monteiro e Maria Djanira Ribeiro Monteiro, também tiveram atuação política em Itarema, onde nasceu, como vereadores. A família é proprietária das empresas do Grupo Monteiro Pescados, com atuação nas áreas de pesca, agropecuária, comércio e exportação.

 

Partido: PDT
Aniversário: 15/2
Mandatos: 1 (2015-2018)
Autoidentificação ideológica: centro-esquerda
Prioridades na atuação parlamentar: ações que visem ao desenvolvimento social da sociedade cearense, primando pelo setor do agronegócio, pela segurança pública e pela geração de emprego e renda.
Grau de instrução: ensino fundamental
Profissão: empresário
Domicílio eleitoral: Itarema
Base eleitoral: Acaraú, Bela Cruz, Chaval, Fortaleza, Granja, Itapipoca, Itarema, Marco, Miraíma e Morrinhos.
Votos na última eleição: 67.018
Gabinete: 514
Telefone:  (85) 3277 2585
E-mail: roberio.monteiro@al.ce.gov.br
Comissões permanentes: Defesa Social (presidente); Orçamento, Finanças e Tributação (vice-presidente); Viação, Transporte, Desenvolvimento Urbano (vice-presidente); Agropecuária (membro); Fiscalização e Controle (membro); Constituição, Justiça e Redação (suplente).

ROBERTO MESQUITA

Em 2012, chegou a ser cogitado como candidato a vice-prefeito de Fortaleza na chapa encabeçada pelo petista Elmano de Freitas. Na Assembleia, no início do mandato, elaborou projeto de indicação para criação do Fundo Estadual de Combate às Drogas, que receberia 1% da arrecadação do ICMS. Eleito vereador de Fortaleza em 2008, legislatura na qual chegou a ser 2º secretário da mesa diretora e presidiu duas comissões especiais que debateram o Beco da Poeira e a situação das creches da Capital. As principais atividades na Câmara foram direcionadas à capacitação e treinamento de jovens carentes, combate às drogas e políticas de preservação ambiental. Deixou o cargo em 2011 para assumir vaga como deputado estadual. Trabalhou como comerciante de veículos por 20 anos e é construtor civil.

 

Partido: PSD
Aniversário: 28/3
Mandatos: 2 (2011-2014 e 2015-2018)
Autoidentificação ideológica: centro
Prioridades na atuação parlamentar: procurar sensibilizar a sociedade para o equilíbrio entre o progresso e o meio ambiente.
Grau de instrução: ensino médio
Profissão: empresário
Domicílio eleitoral: Fortaleza
Base eleitoral: Amontada, Apuiarés, Caridade, Cascavel, Fortaleza, Guaraciaba do Norte, Itapipoca, Itarema, Pentecoste e Sobral.
Votos na última eleição: 64.005
Gabinete: 522
Telefone: (85) 3277 2915
E-mail: robertomesquita@al.ce.gov.br
Site: www.robertomesquita.org.br
Comissões permanentes: Indústria, Comércio, Turismo e Serviço (vice-presidente); Meio Ambiente e Desenvolvimento do Semiárido (vice-presidente); Agropecuária (membro); Constituição, Justiça e Redação (membro); Desenvolvimento Regional, Recursos Hídricos, Minas e Pesca (membro); Orçamento, Finanças e Tributação (membro).

SÉRGIO AGUIAR

Ligado ao grupo político da família Ferreira Gomes, migrou do PSB para o Pros em 2013. Atualmente, está filiado ao PDT. Ocupa o cargo de 1º secretário do Poder. Em 2014, foi eleito deputado estadual pela terceira vez consecutiva. Antes, foi duas vezes prefeito de Camocim, em 1996 e 2000. Disputou a eleição de 2006 no lugar do pai, Francisco Aguiar, que exerceu cinco mandatos e chegou a ser presidente da Casa. Sérgio Aguiar é o herdeiro da linhagem política que já comandou a Prefeitura de Camocim ao longo de 12 mandatos não consecutivos, em uma hegemonia política que se iniciou em 1947.

 

Partido: PDT
Aniversário: 31/1
Mandatos: 3 (2007-2010, 2011-2014 e 2015-2018)
Autoidentificação ideológica: centro-esquerda
Prioridades na atuação parlamentar: defender os segmentos produtivos da economia, como indústria, comércio, turismo e serviços, e incentivar novos negócios a partir da micro e pequena empresa.
Grau de instrução: superior
Profissões: advogado, servidor público, administrador de empresas e economista
Domicílio eleitoral: Camocim
Base eleitoral: Aracati, Bela Cruz, Camocim, Cruz, Forquilha, Fortaleza, Granja, Ipu, Pedra Branca e Uruoca.
Votos na última eleição: 85.060
Gabinete: 414
Telefone: (85) 3277 2978
E-mail: dep.sergioaguiar@al.ce.gov.br /dep.sergioaguiar@gmail.com
Site: www.deputadosergioaguiar.com.br
Comissões permanentes: como membro da mesa diretora, não participa de comissões.

TIN GOMES

Primeiro vice-presidente na Assembleia. Eleito vice-prefeito de Fortaleza em 2008, foi indicado para a chapa de Luizianne Lins (PT) pelo ex-governador Cid Gomes (PDT). Na gestão, também foi nomeado secretário da Regional VI. Iniciou a carreira política em 1992, eleito vereador de Fortaleza pelo PSDB.  Reelegeu-se no pleito seguinte. Ingressou no PHS em 2004, quando chegou a novo mandato de vereador e presidiu a Casa, reforçando a base aliada de Luizianne Lins. É filho do ex-deputado estadual João Frederico Ferreira Gomes. Era da base aliada de Cid Gomes e, agora, de Camilo Santana.

 

Partido: PHS
Aniversário: 28/9
Mandatos: 2 (2011-2014 e 2015-2018)
Autoidentificação ideológica: direita
Prioridades na atuação parlamentar: “trabalhar para que educação, esporte, lazer, projetos sociais, geração de emprego e uma melhor distribuição de renda sejam uma realidade, para termos segurança, saúde e uma melhor qualidade de vida.”
Grau de instrução: superior
Profissões: contador e economista
Domicílio eleitoral: Fortaleza
Base eleitoral: Acarape, Chorozinho, Fortaleza, Guaiúba, Guaraciaba do Norte, Itapagé, Meruoca, Mulungu, Redenção e Santa Quitéria.
Votos na última eleição: 41.561
Gabinete: 516
Telefone: (85) 3277 2557 / 2833
E-mail: tin.gomes@yahoo.com.br
Site: www.tingomes.com.br
Comissões permanentes: como membro da mesa diretora, não participa de comissões.

TOMAZ HOLANDA

É empresário e foi vereador de Fortaleza na legislatura de 2004 a 2008. Na última disputa, em 2012, elegeu a filha Tamara Holanda (PSDC) para a Câmara Municipal. Foi candidato a deputado estadual pelo PMN e ficou como 1º suplente, tendo assumido o mandato em 2013, de abril a junho. Foca no combate à seca, na moradia popular, na preservação ambiental e na área de segurança pública.

 

Partido: PMDB
Aniversário: 18/9
Mandatos: 1 (2015-2018)
Autoidentificação ideológica: centro-esquerda
Prioridades na atuação parlamentar: combate à seca, moradia popular, preservação ambiental, segurança pública, além de fiscalizar a atuação dos municípios cearenses.
Grau de instrução: ensino fundamental
Profissão: empresário
Domicílio eleitoral: Fortaleza
Base eleitoral: Caridade, Choró, Fortaleza, Fortim, Guaraciaba do Norte, Itapiúna, Juazeiro do Norte, Quixadá, Quixeramobim e Russas.
Votos na última eleição: 25.875
Gabinete: 505
Telefone: (85) 3277 2646
E-mail: gabinete38@gmail.com
Comissões permanentes: Ciência, Tecnologia e Educação Superior (membro); Juventude (membro); Defesa do Consumidor (suplente); Defesa Social (suplente); Fiscalização e Controle (suplente).

WALTER CAVALCANTE

Depois de cinco mandatos como vereador de Fortaleza, foi eleito, pela primeira vez, para ocupar vaga na Assembleia Legislativa do Ceará. Foi presidente da Câmara Municipal no biênio 2013-2014 e articulador político do ex-prefeito Juraci Magalhães; integrou a base aliada de Luizianne Lins (PT). Entre os projetos apresentados na Câmara, está o que inclui no calendário oficial do Município a Marcha Pela Vida Contra o Aborto, além de outros, como o que dispõe sobre o programa de desenvolvimento do turismo social e o que institui o circuito de turismo religioso na Capital. No Legislativo, absorveu temas como orçamento do município, programas de habitação popular e movimentos em que se autointitulam “em defesa da vida”, de cunho religioso.

 

Partido: PP
Aniversário: 23/2
Mandatos: 1 (2015-2018)
Autoidentificação ideológica: centro
Prioridades na atuação parlamentar:  atuação voltada para o direito de crianças e adolescentes, cultura e esporte, defesa do consumidor, indústria, finanças e tributação.
Grau de instrução: ensino médio
Profissões: técnico de contabilidade, estatístico, economista doméstico e administrador de empresa
Domicílio eleitoral: Fortaleza
Base eleitoral: Caucaia, Crateús, Crato, Fortaleza, Itapipoca, Maracanaú, Pacoti, Sobral, Trairi e Tururu.
Votos na última eleição: 33.094
Gabinete: 305
Telefone: (85) 3277 2884
E-mail: walter.cavalcante@al.ce.gov.br
Site: www.waltercavalcante.com.br
Comissões permanentes: Cultura e Esportes (membro); Defesa do Consumidor (membro); Indústria, Comércio, Turismo e Serviço (membro); Orçamento, Finanças e Tributação (membro); Constituição, Justiça e Redação (suplente).

ZÉ AILTON BRASIL

Trabalhou por mais de 20 anos para a Secretaria da Fazenda (Sefaz), atuando como auditor fiscal assistente do Tesouro Estadual e exercendo diversas funções, como chefe de Carteira de Coletoria, chefe de Coletoria, supervisor de Execução da Administração Tributária e orientador de Célula de Execução da Administração Tributária em Fortaleza. Ficou à frente da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania depois de diversas manifestações dentro e fora do parlamento contra a primeira indicada, a deputada Dra. Silvana.

 

Partido: PP
Aniversário: 2/2
Mandatos: 1 (2015-2018)
Autoidentificação ideológica: centro-esquerda
Prioridades na atuação parlamentar: projetos que gerem mais emprego e renda para a população, como a criação de um Distrito Industrial para o município do Crato, de mais escolas profissionalizantes, assim como a criação de um programa de microcrédito produtivo.
Grau de instrução: superior
Profissão: servidor público estadual
Domicílio eleitoral: Fortaleza
Base eleitoral: Assaré, Barro, Crato, Farias Brito, Fortaleza, Juazeiro do Norte, Limoeiro do Norte, Nova Olinda, Quixeramobim e Tarrafas.
Votos na última eleição: 25.401
Gabinete: 311
Telefone: (85) 3277 2587 / 2588
E-mail: zeailton.brasil@al.ce.gov.br
Site: www.zeailtonbrasil.com.br
Comissões permanentes: Direitos Humanos e Cidadania (presidente); Meio Ambiente e Desenvolvimento do Semiárido (membro); Orçamento, Finanças e Tributação (membro); Ciência, Tecnologia e Educação Superior (suplente).

  • Dep. Estaduais Suplentes em exercício

    FERNANDO HUGO

    Assumiu a cadeira deixada pelo deputado Jeová Mota, ao se ausentar da AL para ser titular da Secretaria do Esporte no governo de Camilo Santana. Filiou-se ao partido Solidariedade (SD) em outubro de 2013, deixando o PSDB. Candidatou-se a vice-prefeito de Fortaleza em 2012, na chapa encabeçada por Marcos Cals (SD), que também pertencia ao PSDB à época. Parlamentar de perfil conservador, tem longos e incisivos discursos e participação constante nos debates em Plenário. Foi líder do PSDB por cinco anos (entre 1998 e 2003), nos governos tucanos de Tasso Jereissati e de Lúcio Alcântara. Tem como principal reduto eleitoral o bairro de Messejana, em Fortaleza, onde presta atendimento médico à população carente. É de sua autoria o projeto que cria o Programa de Trabalho para Presidiários (Protape).

     

    Partido: PP
    Aniversário: 25/3
    Mandatos: 7 (1991-1994, 1995-1998, 1999-2002, 2003-2006, 2007-2010, 2011-2014, 2015 (atuando como suplente))
    Autoidentificação ideológica: centro-esquerda
    Prioridades na atuação parlamentar: “legislar e fiscalizar como prioridade máxima.”
    Grau de instrução: superior
    Profissão: médico
    Domicílio eleitoral: Fortaleza
    Base eleitoral: Fortaleza, Aquiraz, Jaguaruana, Tabuleiro do Norte, Itaitinga, Cascavel, Eusébio, Beberibe, Horizonte, Paramoti.
    Votos na última eleição: 38.762
    Gabinete: 113
    Telefone: (85) 3277 2528
    E-mail: fhugo@al.ce.gov.br
    Site: www.deputadofernandohugo.com.br
    Comissões permanentes: Defesa do Consumidor (membro); Seguridade Social e Saúde (suplente).

    GEORGE VALENTIM

    Nasceu em Maranguape, Região Metropolitana de Fortaleza. Formado em Administração de Empresas pela UFC e em Direito pela Unifor, teve sua vida profissional focada na gestão pública municipal. Foi prefeito de Maranguape no período de 2009 a 2012, tendo seu mandato recebido reconhecimento entre os melhores prefeitos do estado do Ceará. Entre 2013 e 2014, foi diretor-geral do Procon Fortaleza, saindo para concorrer a deputado estadual no pleito de 2014. Atuou, também, como diretor da Ceasa durante o ano de 2015.

     

    Partido: PCdoB
    Aniversário: 18/5
    Mandato: 1 (2015-2018, atuando como suplente)
    Autoidentificação ideológica: centro-esquerda
    Prioridades na atuação parlamentar: lutar por melhorias para os municípios e população da Região Metropolitana de Fortaleza; buscar a conclusão do anel viário que interliga a CE-040 com a BR-116, CE-060, CE-065, BR-020 e BR-222; instalação de Procon Móvel em municípios do Ceará com mais de 50 mil habitantes; instalação de campus universitário de ensino superior em Maranguape.
    Grau de instrução: superior
    Profissão: advogado
    Domicílio eleitoral: Maranguape
    Base eleitoral: Maranguape
    Votos na última eleição: 27.475 votos
    Número do Gabinete: 513
    Telefone: (85) 3277 2901
    E-mail: george.valentim@al.ce.gov.br
    Comissões: como suplente, não participa de comissões.

    MANOEL SANTANA NETO

    Iniciou a militância política no movimento estudantil, participando do Congresso de Reconstrução da UNE. Em 2000, foi eleito o primeiro vereador do PT, em Juazeiro do Norte, fazendo um mandato marcado pela luta política contra a corrupção e de apoio aos movimentos populares. Em 2008, foi eleito prefeito de Juazeiro. Atualmente, é um dos dirigentes do Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Federal no Estado do Ceará (Sintsef).

     

    Partido: PT
    Aniversário: 29/4
    Mandatos: 1 (2015-2018, atuando como suplente)
    Autoidentificação ideológica: esquerda
    Prioridades na atuação parlamentar: apoio à luta dos trabalhadores, defesa da melhoria dos serviços de saúde, ampliação do programa Minha Casa Minha Vida e geração de emprego e renda.
    Grau de instrução: superior
    Profissão: médico
    Domicílio eleitoral: Juazeiro do Norte
    Base eleitoral: Região do Cariri
    Votos na última eleição: 31.396
    Gabinete: 511
    Telefone: (85) 3277 2536
    Site: www.deputadodrsantana.com.br
    Comissões permanentes: como suplente, não participa de comissões.

    RACHEL MARQUES

    Em março de 2015, foi suplente da deputada Mirian Sobreira, que assumiu a Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas. Foi líder do PT da AL, após o rompimento da sigla com o PSB, em 2012, quando o PT definiu ter candidatura própria à Prefeitura de Fortaleza, fazendo oposição a Roberto Cláudio (PDT). É casada com o ex-prefeito de Quixadá, Ilário Marques. Iniciou a vida pública na primeira gestão do marido, entre 1993 e 1996, como secretária do Trabalho e Ação Social de Quixadá. Em Fortaleza, presidiu a Fundação Municipal de Profissionalização e Geração de Emprego, Renda e Difusão Tecnológica (Profitec) e a Fundação de Turismo de Fortaleza (Fortur) na gestão de Juraci Magalhães. Também comandou a Companhia Docas do Ceará.

     

    Partido: PT
    Aniversário: 5/11
    Mandatos: 4 (2005-2006, 2007-2010, 2011-2014, 2016, atuando como suplente)
    Autoidentificação ideológica: esquerda
    Prioridades na atuação parlamentar: defesa dos movimentos sociais e pela garantia da geração de políticas públicas voltadas para mulheres, juventude, pessoas com deficiência, negros e crianças e adolescentes.
    Grau de instrução: superior
    Profissão: psicóloga
    Domicílio eleitoral: Quixadá
    Base eleitoral: Banabuiú, Choró, Fortaleza, Ibicuitinga, Itapajé, Maracanaú, Missão Velha, Quixadá, Quixeramobim e Tauá.
    Votos na última eleição: 35.955
    Gabinete: 304
    Telefone: (85) 3277 2958
    E-mail: rachelmarques@al.ce.gov.br
    Site: www.rachelmarques.org.br
    Comissões permanentes: Constituição, Justiça e Redação (membro); Educação (membro).

  • Deputados Estaduais Licenciados

    AUGUSTA BRITO

    Está licenciada.

    JEOVÁ MOTA

    Licenciado para atuar como secretário do Esporte do Estado.

    MIRIAN SOBREIRA

    Licenciada por motivos particulares.

    ODILON AGUIAR

    Licenciado do cargo para assumir a Secretaria da Agricultura, Pesca e Aquicultura do Estado (Seapa).