Ceará da Cultura

Bens Tombados em Nível Municipal em Fortaleza

CAPELA DE SANTA TEREZINHA

Endereço: Avenida Presidente Castelo Branco, 400 – Moura Brasil – CEP: 6010-000

ESTORIL

A casa de dois pavimentos e uma torre, erguida em 1925 pelo empresário cearense José de Magalhães Porto, era chamada de Vila Morena. Foi feita em taipa, revestida por cal e barro, com alicerces em maçaranduba. A escada de ferro em caracol foi trazida da Inglaterra. Na Segunda Guerra Mundial, a família Porto arrendou o espaço para o exército americano, que instalou ali um cassino. Terminada a Guerra, o lugar passou a ser administrado por portugueses, tornando-se bar e restaurante. Foi também rebatizado como Estoril, nome de uma cidade portuguesa. Conhecido como local de discussões políticas, o lugar recebeu especial atenção do Governo durante a Ditadura Militar. Em 1995, o antigo prédio foi substituído por uma réplica após desabamento causado devido a fortes chuvas. O equipamento foi reinaugurado em 2012, e em 2017 passa a sediar a Secretaria do Turismo de Fortaleza (Setfor).

Endereço: Rua dos Tabajaras, 397 – Praia de Iracema – CEP: 60060-510

ESPELHOS DE ÁGUA DAS LAGOAS DE MESSEJANA E PARANGABA

 

 

TEATRO SÃO JOSÉ

Endereço: Rua Rufino de Alencar, 362 – Centro – CEP: 60060-145

RIACHO PAPICU E SUAS MARGENS

PONTE DOS INGLESES

A ponte de ferro no mar resistiu durante duas décadas, mas acabou corroída. Em 1920, começaram as obras de substituição do material pelo concreto. O espigão, que se estende ao longo de 120 metros para o mar, é, na verdade, um píer. Servia para o embarque e o desembarque de mercadorias até a inauguração do Porto do Mucuripe, na década de 1940. Batizada oficialmente como Ponte dos Ingleses, por conta da empresa britânica que desenvolveu o projeto, ainda é conhecida como Ponte Metálica, reminiscências do projeto original. No final da década de 1990, o lugar foi reformado e ganhou bancos, lanchonete e o Centro de Observação dos Cetáceos. O projeto é dos arquitetos Fausto Nilo e Delberg Ponce de Leon. Entre 2011 e 2012, o equipamento passou por obras de reforma.

Endereço: Rua dos Cariris, s/n – Praia de Iracema – CEP: 60060-230

 

PARQUE DA LIBERDADE (CIDADE DA CRIANÇA)

A referência à libertação dos escravos no Ceará está no nome Parque da Liberdade e em outros elementos que compõem o local, como a estátua do índio quebrando os grilhões que lhe acorrentavam os pulsos. A obra do pintor e escultor Euclides Fonseca marca o momento em que o espaço volta a se chamar Parque da Liberdade, em 1948. O local já teve denominações como Parque da Independência, em homenagem ao Centenário da Independência do Brasil; e Cidade da Criança, nome que recebeu em 1936, quando passou a ser um conjunto educacional dedicado à infância. Com área de 27.671,10 m², é limitada pelas ruas Solon Pinheiro, Pedro Pereira, Pedro I e Visconde do Rio Branco.

Endereço: Rua Pedro I, s/n – Centro – CEP: 60035-100

FEIRA DE ARTESANATOS DA VOLTA DA JUREMA

Endereço: Calçadão da Avenida Beira Mar

PALÁCIO JOÃO BRÍGIDO E O BOSQUE DO PAJEÚ QUE O CIRCUNDA

Endereço: Rua São José, 1 – Centro – CEP: 60060-170

ESCOLA JESUS, MARIA E JOSÉ

Endereço: Av. Coronel Ferraz, s/n – Centro – CEP: 60060-150

CASA DO BARÃO DE CAMOCIM

Localizada em frente à Praça Clóvis Beviláqua, a edificação foi construída em 1880, em estilo renascença. O casarão foi um presente que o comerciante Geminiano Maia, o Barão de Camocim, natural de Aracati-CE, construiu para a esposa francesa Rose Nini Liabastre, a baronesa de Camocim. Foi palco de importantes reuniões entre a elite da época. O local sediou, em 2016, a mostra Casa Cor Ceará.

Endereço: Rua General Sampaio, 1632 – Centro – CEP: 60020-031

 

ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DA PARANGABA

Arronches era o primeiro nome da estação, inaugurada em 1873, que também era o nome do antigo município que a abrigava. Em 1920, Arronches foi anexada a Fortaleza e, em 1944, ganhou um novo nome: Parangaba. A estação foi a segunda a ser construída no Estado depois da Estação Central. O prédio, sempre ameaçado de demolição, permanece firme, principalmente ajudado pelo tombamento municipal de 2007. Para manter a sua estrutura intacta, na construção do Metrô de Fortaleza, o Estado realizou uma obra, rebaixando o prédio em três metros e meio, o que permite que a linha do Metrofor passe por cima da velha estação.

Endereço: Rua Dom Pedro II – Parangaba – CEP: 60767-305

MERCADO DOS PINHÕES

A estrutura de ferro, pré-fabricada na França para abrigar o Mercado da Carne, inaugurado em 1987, é portátil e pode ser desmontada e montada em lugares diferentes. Seu primeiro endereço foi a Praça Carolina, hoje chamada de Waldemar Falcão. Em 1938, a estrutura foi desmembrada. Uma de suas metades tornou-se a estrutura do Mercado dos Pinhões; a outra está na Aerolândia. Após a reforma, o Mercado dos Pinhões, chamado de Mercado das Artes e da Carne, tornou-se um palco para a cultura. Sua programação inclui manifestações afro-brasileiras, dança, música, literatura e fotografia.

Endereço: Praça Visconde de Pelotas, s/n Centro – CEP: 60110-210

 

IGREJA DO SENHOR DO BOM JESUS DOS AFLITOS

Endereço: Praça da Matriz, s/n – Parangaba

MERCADO DA AEROLÂNDIA

O tombamento do imóvel como patrimônio histórico foi formalizado em 2008. O equipamento, que data do século XIX, foi entregue à população no fim de 2015, após reforma, que contou com trabalho de restauração na sua estrutura de ferro, piso e vitrais, além de um novo projeto de iluminação, sistema hidráulico e banheiros acessíveis. Inspirada no funcionamento do Mercado dos Pinhões, no Centro, a proposta é reunir programação cultural, artesanato e gastronomia.

Endereço: BR-116, 5431 – Aerolândia – CEP: 60850-015

 

 

CASA RACHEL DE QUEIROZ

Com características modestas e primitivas, a casa abrigou a família Queiroz a partir de 1927. Também chamada de Sítio Pici ou Casa dos Benjamins, o local ficou conhecido popularmente como Casa da Rachel de Queiroz. Historiadores e pesquisadores asseguram que foi nesta residência que a escritora cearense escreveu, aos 20 anos, seu primeiro romance regional e obra-prima, O Quinze, em 1930, e se casou com José Auto, em 1932. Foram anos de luta da comunidade para o tombamento da construção. Somente em 11 de janeiro de 2006, pelo Decreto Municipal 11.965, a residência pôde ser tombada. O tombamento definitivo ocorreu em 22 de outubro de 2009, no entanto requer cuidados e manutenção.

Endereço: Rua Antônio Ivo, 290 – Henrique Jorge – CEP: 60521-025

 

NÁUTICO ATLÉTICO CEARENSE

Foi criado em 1929 por um grupo de profissionais liberais que buscavam uma vida social mais dinâmica. O projeto arquitetônico foi realizado pelo arquiteto húngaro Emilio Hinko, que utilizou o estilo barroco genovês, com marcas da cidade italiana de Gênova, onde ele viveu antes de migrar para o Brasil. Atualmente, o clube possui uma estrutura para a prática de esportes, como natação, nado sincronizado, polo aquático, jiu-jítsu, futsal, basquete, vôlei e tênis. O Náutico Atlético Cearense é um dos primeiros clubes sociais do Brasil.

Endereço: Av. Abolição, 2727 – Meireles – CEP: 60165-081

CASA DO PORTUGUÊS

O prédio, de traços suntuosos e extravagantes, foi inaugurado em 13 de junho de 1953 como Vila Santo Antônio e tombado definitivamente em 2012. O português José Maria Cardoso fez a edificação para homenagear seu país e sua esposa. Por um período, a casa abrigou a Boate Portuguesa, assim como a Associação Nordestina de Crédito (Ancar) e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce).

Endereço: Av. João Pessoa, 5094 – Damas – CEP: 60425-813

 

FARMÁCIA OSWALDO CRUZ

Fundada em 1934, a Drogaria e Farmácia Oswaldo Cruz é a primeira farmácia de manipulação de medicamentos do Ceará, atividade à qual se mantém fiel, embora tenha incorporado também a comercialização de remédios industrializados. Lembrança de uma época em que a relação com a clientela ia além do lado comercial e criava laços de confiança, o prédio apresenta sua arquitetura original e conserva móveis e equipamentos das antigas boticas. Após ampla discussão, provocada pela falta de acordo entre locador e locatário do imóvel, o Conselho Municipal de Proteção do Patrimônio Histórico-Cultural (Comphic) aprovou o tombamento definitivo do prédio e dos bens que o integram, como utensílios, equipamentos, ladrilho, prateleiras, livros e galerias da farmácia. O tombamento, no entanto, não garante a permanência da farmácia no local.

Endereço: Rua Major Facundo, 576 – Centro – CEP: 60025-100

ANTIGA SEDE DO SPORT CLUB MAGUARY

Endereço: Rua Barão do Rio Branco, 2955 – Fátima – CEP: 60025-062

ESCOLA DE MÚSICA LUÍS ASSUNÇÃO

Endereço: Rua Solon Pinheiro, 60 – Centro – CEP: 60050-040

COLÉGIO CEARENSE DO SAGRADO CORAÇÃO

Endereço: Av. Duque de Caxias, 101 – Centro – CEP: 60035-111

IDEAL CLUBE

Fundado em 1931, quando Fortaleza tinha cerca de 120 mil habitantes, o Ideal Clube nasceu com a proposta de mudar a vida social da Cidade. A origem do local é envolta em crenças, como a que diz que seu primeiro tanque, na sede no bairro Damas, era encantado, uma fonte da juventude. Outra história conta que a famosa índia Iracema, em outros tempos, descansou embaixo dos cajueiros do local. A inauguração da atual sede, no bairro Meireles, ocorreu em 31 de dezembro de 1939, com um grande baile de Réveillon. Desde então, o clube é espaço de grandes festas da sociedade fortalezense.

Endereço: Av. Monsenhor Tabosa, 1331 – Meireles – CEP: 60165-010

IGREJA DO SENHOR DO BOM JESUS DOS AFLITOS

Endereço: Rua Carlos Amora, 100 – Parangaba – CEP: 60740-101

COLÉGIO DOROTEIAS (ATUAL FACULDADE MAURÍCIO DE NASSAU FORTALEZA)

Endereço: Av. Visconde do Rio Branco, 2078 – Joaquim Távora – CEP: 60055-171

IMPARH

Endereço: Av. João Pessoa, 5609 – Damas – CEP: 60435-682

SANTA CASA DA MISERICÓRDIA

Foi idealizada no início do século XIX pelo bispo de Recife e Olinda, Dom João da Purificação Marques Perdigão. A construção do hospital no Largo do Paiol, contudo, só ocorreu a partir de 1847, em terreno doado por Dona Maria Guilhermina Gouveia. O espaço era denominado, em 1824, de Largo da Misericórdia e Praça dos Mártires, em virtude da Confederação do Equador, reconhecido atualmente por Passeio Público (1880). Os recursos foram oriundos de doações da corte imperial do Rio de Janeiro para ajudar a sanar os problemas sociais e políticos causados pela seca de 1845, e por ordem do presidente da Província, Ignacio Corrêa de Vasconcellos. A edificação, a princípio, denominada de Hospital da Caridade, foi concluída em 1857, em estrutura apenas com um andar térreo. Após essa data, passou cerca de quatro anos fechada por motivos financeiros, dispondo salas para o Liceu do Ceará. A casa de saúde implementou e abrigou uma maternidade (1928), um serviço de pronto-socorro (1932-1936), o hospital escola da Faculdade de Medicina da UFC (1957) e um ambulatório de prevenção do câncer ginecológico (1992), entre outros serviços aliados aos processos de cura de caráter missionário, religioso e medicinal. Atualmente, a instituição filantrópica continua em atividade, apesar das constantes crises acumuladas ao longo dos anos.

Endereço: Rua Barão do Rio Branco, 20 – Centro – CEP: 60025-060

PAVIMENTO DA RUA JOSÉ AVELINO

  • BENS DECLARADOS DE RELEVANTE INTERESSE CULTURAL (DUAS ÁREAS)

    CONJUNTO URBANO DO BAIRRO JACARECANGA

    Decreto Municipal 13.033, de 10 de dezembro de 2012

    PRAIA DE IRACEMA

    Lei 8.799, de 16 de dezembro de 2003

     

  • BENS EM PROCESSO DE TOMBAMENTO PROVISÓRIO

    EM PROCESSO:

    1. Bar Avião
    Endereço: Rua Quinze de Novembro, 9 – Parangaba – CEP: 60421-035
    Processo nº 19/2006

    2. Lord Hotel
    Endereço: Rua Liberato Barroso, 555 – Centro – CEP: 60030-160
    Processo nº 20/2006

    3. Casa da Câmara da Villa de Arronches e Intendência Municipal da Villa de Parangaba
    Endereço: Av. Carlos Amora, s/n – Parangaba – CEP: 60740-101
    Processo nº 430/2006

    4. Casa Frei Tito de Alencar
    Endereço: Rua Rodrigues Júnior, 364 – Centro – CEP: 60060-000
    Processo nº 90.594/2011

    5. Bangalô de Aristides Capibaribe
    Endereço: Av. Filomeno Gomes, 742 – Jacarecanga – CEP: 60010-281
    Processo nº 0679/2007

    6. Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro
    Endereço: Rua Wenefrido Melo, 88 – Mondubim – CEP: 60762-410
    Processo nº 50.578/2008

    7. Capela do Sagrado Coração de Jesus – Asilo de Parangaba
    Endereço: Av. João Pessoa, s/n – Parangaba – CEP: 60425-682
    Processo nº 67346 /2008

    8. V Batalhão da Polícia Militar
    Endereço: Rua Antônio Pompeu, 555 – José Bonifácio – CEP: 60040-000
    Processo nº 96.634/2009

    9. Casa antiga da rua Franklin Távora
    Endereço: Rua Franklin Távora, 144 – Centro – CEP: 60150-110
    Processo nº 12.914/2010

    10. Caixas-d’água do Benfica
    Endereço: Atrás da Faculdade de Direito da UFC
    Processo nº 0927/2010

    11. Círculo Operário do Montese
    Endereço: Rua Aquiles Boris, 17 – Montese – CEP: 60420-310
    Processo nº 86.212/2010

    12. Colégio Militar de Fortaleza
    Endereço: Av. Santos Dumont, 485 – Aldeota – CEP: 60150-160
    Processo nº 85.685/2011

    13. Casa na rua Floriano Peixoto
    Endereço: Rua Floriano Peixoto, 137 – Centro – CEP: 60025-130
    Processo nº 126.394/2011

    14. Cemitério São João Batista
    Endereço: Rua Padre Mororó, 487 – Centro – CEP: 60015-220
    Processo nº 139.030/2011

    15. Associação Beneficente do Pessoal da Rede de Viação Cearense
    Endereço: Rua Senador Alencar, 596 – Centro – CEP: 60030-050
    Processo nº 139.021/2011

    16. Associação Comercial
    Endereço: Rua Major Facundo, 2 – Centro – CEP: 60025-100
    Processo nº 139.471/2011

    17. Procuradoria da União no Estado do Ceará
    Endereço: Rua Guilherme Rocha, 1342 – Centro – CEP: 60030-141
    Processo nº 19.568/2012

    18. Bangalô Amarelo
    Endereço: Rua Guilherme Rocha, 1451 – Centro – CEP: 60030-141
    Processo nº 19.569/2012

    19. Vila Filomeno
    Endereço: Av. Francisco Sá, 1743, 1743 A, 1743 B / 1771, 1771 A, 1771 B – Jacarecanga – CEP: 60010-450
    Processo nº 19.538/2012

    20. Casa do Acrísio
    Endereço: Rua São Paulo, 1889 – Jacarecanga – CEP: 60010-442
    Processo nº 19.562/2012

    21. Associação Beneficente dos Motoristas do Estado do Ceará
    Endereço: Rua Major Facundo, 1263 – Centro – CEP: 60025-101
    Processo nº 11.963/2012

    22. Prédio na avenida Francisco Sá
    Endereço: Av. Francisco Sá, 2235 – Jacarecanga – CEP: 60010-450
    Processo nº 11.959/2012

    23. Prédio na rua Major Facundo
    Endereço: Rua Major Facundo, 1154 – Centro – CEP: 60025-101
    Processo nº 11.970/2012

    24. Associação dos Merceeiros
    Endereço: Rua Clarindo de Queiroz, 583 – Centro – CEP: 60035-130
    Processo nº 11.965/2012

    25. Casa na rua Clarindo de Queiroz, 615
    Endereço: Rua Clarindo de Queiroz, 615 – Centro – CEP: 60035-130
    Processo nº 23.903/2012

    26. Casa na Rua Assunção, 398
    Endereço: Rua Assunção, 398 – Centro – CEP: 60050-010
    Processo nº 23.892/2012

    27. Casa na Rua Assunção, 390
    Endereço: Rua Assunção, 390 – Centro – CEP: 60050-010
    Processo nº 23.885/2012

    28. Prédio na rua Santo Inácio, 596
    Endereço: Rua Santo Inácio, 596 – Moura Brasil – CEP: 60010-190
    Processo nº 22.460/2012

    29. Casa na rua Vinte e Cinco de Março, 747
    Endereço: Rua Vinte e Cinco de Março, 747 – Centro – CEP: 60060-120
    Processo nº 506.110.615.315/2012

    30. Igreja do Cristo Rei
    Endereço: Rua Nogueira Acioli, 805 – Aldeota – CEP: 60110-140
    Processo nº 506.112.728.721/2012

    31. Imóvel na avenida Imperador, 1313
    Endereço: Av. Imperador, 1313 – Centro – CEP: 60015-052
    Processo nº 506.122.402.875/2012

    32. Vila na rua Vinte e Cinco de Março (números 1028, 1034, 1036 e 1042)
    Endereço: Rua Vinte e Cinco de Março, 1028, 1034, 1036, 1042 – Centro – CEP: 60060-120
    Processo nº 506.124.229.309/2012

    33. Imóvel na rua Vinte e Cinco de Março, 964
    Endereço: Rua Vinte e Cinco de Março, 964 – Centro – CEP: 60060-120
    Processo nº 2.108.144.507.594/2012

    34. Imóvel na avenida Santos Dumont, 938
    Endereço: Av. Santos Dumont, 938 – Centro – CEP: 60150-160
    Processo nº 1.806.153.618.806/2012

    35. Imóvel na avenida Santos Dumont, 1020
    Endereço: Av. Santos Dumont, 1020 – Centro – CEP: 60191-156
    Processo nº 506.125.653.022/2012

    36. Imóvel na avenida Santos Dumont, 1028
    Endereço: Av. Santos Dumont, 1028 – Centro – CEP: 60150-160
    Processo nº 1.010.153.510.978/2012

    37. Imóvel na avenida Santos Dumont, 1112
    Endereço: Av. Santos Dumont, 1112 – Centro – CEP: 60150-160
    Processo nº 506.130.240.115/2012

    38. Colégio Externato São Vicente de Paulo
    Endereço: Rua Vinte e Cinco de Março, 407 – Centro – CEP: 60060-120
    Processo nº 1.010.152.639.106/2012

    39. Igreja Nossa Senhora do Patrocínio
    Endereço: Rua Guilherme Rocha, 536 – Centro – CEP: 60030-140
    Processo nº 1.012.142.931.818/2012

    40. Igreja de Santa Edwiges e a Estátua de Santa Edwiges
    Endereço: Av. Presidente Castelo Branco, 600 – Moura Brasil – CEP: 60010-000
    Processo nº 1.012.143.536.292/2012

    41. Imóvel residencial no Montese
    Endereço: Rua Eusébio de Queiroz, 1591, Montese – CEP: 60410-224
    Processo nº 035.768/2013

    42. Seminário Salvatoriano (antigo Colégio Evolutivo da Parangaba e atual Faculdade Maurício de Nassau)
    Endereço: Rua Germano Franck, 613, Parangaba – CEP: 60740-020
    Processo nº 428.913/2014

    43. Hotel Excelsior
    Endereço: Rua Guilherme Rocha, 172 – Centro – CEP: 60030-140
    Processo nº 746.209/2015

    44. Condomínio Residencial Iracema
    Endereço: Rua Antônio Augusto, 149, 185, 205 e 235 – Praia de Iracema – CEP: 60110-370
    Processo nº 744.244/2015

    45. Edifício Dona Bela
    Endereço: Rua Coronel Ferraz, 30, 62 e 76 – Centro – CEP: 60060-150
    Processo nº 864.772/2015

    46. Edifício São Pedro
    Endereço: Av. Historiador Raimundo Girão, 293 – Praia de Iracema – CEP: 60060-320
    Processo nº 657.208/2015

    47. Casa na rua General Sampaio
    Endereço: Rua General Sampaio, 1406 – Centro – CEP: 60020-031
    Processo: 176.963/2011

    48. Palacete Guarani
    Endereço: Rua Barão do Rio Branco esquina com Senador Alencar – Centro
    Processo nº 159.431/2010

    49. Conjunto Educacional do Centro
    Endereço: Centro (Escola Jesus, Maria e José, Colégio Justiniano de Serpa, Colégio Imaculada Conceição e
    Igreja do Pequeno Grande)
    Processo nº 722.610/2015

    50. Chácara Flora
    Endereço: Rua Marechal Deodoro, 818 – Benfica – CEP: 60020-060
    Processo nº 116.813/2011

    51. Vila Estância Vicentina
    Endereço: Rua Dom Expedito Lopes, Tibúrcio Cavalcante, Nunes Valente e Av. Antônio Sales – Dionísio Torres
    Processo nº 430.950/2016

  • BENS REGISTRADOS EM CARÁTER DEFINITIVO (DOIS LUGARES E DUAS CELEBRAÇÕES)

    FARMÁCIA OSWALDO CRUZ (LIVRO DOS LUGARES)

    Endereço: Rua Major Facundo, 576 – Centro
    Decreto nº 13.034/2012

    FESTEJOS DE SÃO PEDRO DOS PESCADORES (LIVRO DAS CELEBRAÇÕES)

    Endereço: Av. Beira Mar, s/n – Mucuripe
    Decreto nº 13.030/2012

     

     

    IGREJA DE SÃO PEDRO DOS PESCADORES (LIVRO DOS LUGARES)

    Endereço: Av. Beira Mar, s/n – Mucuripe
    Decreto nº 13.031/2012

    MARACATU CEARENSE (PATRIMÔNIO IMATERIAL)

    Decreto nº 13.769/2016