Fortaleza

10 maiores contribuintes do ISS Fortaleza – 2017

1º UNIMED FORTALEZA SOCIEDADE COOPERATIVA MÉDICA LTDA.

A Unimed Fortaleza atende quase 335 mil clientes e tem mais de 4 mil médicos cooperados. É a oitava maior singular em número de beneficiários, em relação às outras Unimeds. Possui uma rede própria que conta com o único hospital do Ceará habilitado em nível máximo de Acreditação Hospitalar na metodologia Qmentum, concedida pelo Instituto Qualisa de Gestão (IQG). O Hospital Regional Unimed (HRU) é o maior do Ceará em número de leitos e o maior do Sistema Unimed no Brasil. Sua rede própria é composta também pelo Centro Pediátrico, 11 laboratórios, cinco Centros Integrados de Atendimento Unimed (Ciaus), além de Medicina Preventiva.

2º HAPVIDA ASSISTÊNCIA MÉDICA LTDA.

Com oferta de ações para o novo mercado, o Hapvida se consolida como uma das pioneiras no setor da saúde suplementar a realizar o IPO (sigla em inglês para oferta pública de ações) no Brasil. Estreou na B3 em abril de 2018. É uma das maiores operadoras do País e atende 3,8 milhões de clientes. Conta com a maior rede exclusiva de atendimento do Norte/Nordeste, empregando diretamente 18 mil colaboradores, que estão envolvidos na operação de 25 hospitais próprios, 74 hapclínicas, 17 prontos atendimentos, 72 centros de diagnósticos por imagem e 67 postos de coleta laboratorial distribuídos nos 11 estados onde a operadora atua com rede própria.

3º CAIXA ECONÔMICA FEDERAL

A Caixa é uma empresa pública e que prioriza setores como habitação, saneamento básico, infraestrutura e prestação de serviços. Criada em 1861, a Caixa também é o agente responsável pelo Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), pelo Programa de Integração Social (PIS) e pelo seguro-desemprego. Aparece, ainda, por meio dos programas sociais do Governo, como o Bolsa Família, Fies e Minha Casa Minha Vida.

4º BANCO DO BRASIL S/A

Primeiro banco do País, o Banco do Brasil (BB) foi fundado em 1808, por meio de um alvará do príncipe regente D. João. Empresa de capital aberto, o BB é controlado pelo Governo Federal. Tem mais de 4 mil agências e 40 mil caixas eletrônicos em todo o País. Além disso, tem 49 pontos de atendimento no Exterior. No Ceará, há 191 dependências, sendo 140 Agências e 51 Postos Avançados de Atendimento (PAA).

5º LIQ (ANTIGA CONTAX-MOBITEL S/A)

A Contax e a Ability tornaram-se a LIQ. É uma empresa de customer experience, que oferta soluções em BPO e CRM e estratégias voltadas para o trade marketing. Com abordagem all-line (varejo, voz, chat, e-mail, digital), a LIQ cria soluções customizadas, utilizando a tecnologia e a multicanalidade como ferramentas. A união das empresas, e a consequente mudança da marca corporativa, ocorreu em setembro de 2017, mas as marcas foram adquiridas em 2010. Oi, Claro, TIM, Vivo, Latam e Suvinil são alguns dos clientes.

6º BANCO DO NORDESTE DO BRASIL S/A

Instituição financeira múltipla organizada sob a forma de sociedade de economia mista, de capital aberto, cuja maioria das ações está sob controle do Governo Federal. Com sede em Fortaleza, é o maior banco de desenvolvimento regional da América Latina. Atua em cerca de dois mil municípios, abrangendo os nove estados do Nordeste, o norte de Minas Gerais e o norte do Espírito Santo.

7º TELEMAR NORTE LESTE S/A (OI)

A empresa oferece telefonia móvel, banda larga, TV por assinatura, transmissão de voz local e de longa distância e rede Wi-Fi. Está presente em todo o território nacional e, além de serviços de telecomunicações para os mercados varejo e corporativo, oferece soluções de TI hospedadas em plataforma de computação em nuvem. No Ceará, são mais de 3,5 milhões de clientes presentes nos 184 municípios. Com uma base de mais de 356 mil clientes, é líder de mercado na telefonia fixa com um percentual de 52%. Na telefonia móvel pré-paga, tem mais de 2,5 milhões de clientes e um market share de 35%. A Justiça do Rio de Janeiro (RJ) aprovou em janeiro de 2018 plano de recuperação judicial da Oi aprovado no fim de 2017 pela assembleia de credores da operadora.

8º ENEL DISTRIBUIÇÃO CEARÁ (ANTIGA COELCE)

Presente nos 184 municípios cearenses, distribui energia para todo o Estado. A companhia atende 4.016.768 clientes, nos segmentos residencial, industrial, comercial, rural, setor público e mercado livre. O grupo italiano Enel é feito por mais de 62 mil pessoas em todo o mundo. Quase metade da energia gerada pela Enel é produzida sem emissão de dióxido de carbono, fazendo do Grupo um dos líderes na produção de energia limpa.

9º BANCO BRADESCO S/A

Fundado em 1943, é um dos maiores grupos financeiros do Brasil. Declara ter sido o primeiro banco a colocar seus gerentes na área de atendimento ao público. Possui mais de 74.126 mil pontos de atendimento e 27,9 milhões de correntistas. A marca Bradesco foi apontada como a 7ª mais valiosa do Brasil, segundo o ranking “As Marcas Mais Valiosas do Brasil” em 2018, elaborado pela revista ISTOÉ Dinheiro e pela Kantar Consulting. O Bradesco liderou o Latin America Best Managed Banks 2018 Brazil, levantamento realizado pela Revista Euromoney, que lista os bancos mais bem administrados da América Latina.

10º ITAÚ UNIBANCO S/A

O Itaú Unibanco declara ser a maior instituição financeira privada do Brasil e uma das maiores do mundo, com ativos que atingiram R$ 1,5 trilhão em dezembro de 2017. Com cerca de 96,4 mil colaboradores, possui aproximadamente 4,4 mil postos de atendimento no Brasil e está presente na América Latina, Estados Unidos, Europa, Ásia e Oriente Médio. Participa de todas as áreas da atividade econômica e apresenta liderança em diversos segmentos do setor, sendo reconhecido por sua história, solidez financeira e performance. Sua abertura de capital ocorreu em 1944, e hoje possui ações listadas na B3 e na Bolsa de Nova York, com valor de mercado de R$ 275,5 bilhões em 31 de dezembro de 2017.